A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Botas para hóquei em patins
©Luís EspinheiraBotas para hóquei em patins

Casa do Design recebe exposição 'Sapatilhas: Marcas Portuguesas do Estado Novo ao Virar do Milénio'

Conte com mais de 500 modelos de sapatilhas de 100 marcas criadas e produzidas em Portugal, que espelham o contexto social, cultural, político e económico de uma época.

Escrito por
Mariana Morais Pinheiro
Publicidade

Estas sapatilhas foram feitas para… andar, correr, praticar hóquei em patins. A exposição Sapatilhas: Marcas Portuguesas do Estado Novo ao Virar do Milénio, que a partir de dia 11 de Fevereiro poderá ser visitada na Casa do Design, em Matosinhos, resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal desta cidade e a esad—idea, o Centro de Investigação da Escola Superior de Artes e Design. A curadoria é de Pedro Carvalho de Almeida e o objectivo da iniciativa é dar a conhecer “uma parte do legado da indústria nacional de calçado desportivo”, numa altura em que “as sapatilhas ganham dimensão global como um dos ícones da cultura contemporânea”, anunciam em comunicado.

Em exposição estarão mais de 500 modelos de sapatilhas de 100 marcas criadas e produzidas em Portugal, que espelham o contexto social, cultural, político e económico de uma época. Assim sendo, propõem uma contextualização histórica de marcas como a Sanjo e a Cortebel, mas também de outras de menor dimensão, com menos produção ou propósitos diferentes, como, por exemplo, para a prática de desporto. Celtex, Centro, Cross, Desportex, Gitto’s, Jorui, Mind, Valcor e Xávi Sport são algumas das que tiveram maior expressão no mercado nacional e que aqui também estarão representadas. 

Chuteiras de criança / década de 30
©Luís EspinheiraChuteiras de criança / década de 30

Da tecnologia usada no fabrico das sapatilhas às suas embalagens, a exposição conta ainda com uma instalação audiovisual que “pretende avivar a memória” e convidar os visitantes a contribuírem com “informação, testemunhos ou questões, participando na construção activa de uma memória identitária, colectiva, em permanente evolução”, adiantam. 

Haverá ainda espaço para um ciclo de conversas com moderação do curador, onde se irão abordar temas relacionados com a cultura e a indústria do calçado em Portugal. O primeiro evento da programação paralela, dedicado aos conteúdos da exposição e ao catálogo, acontece no dia 25 de Fevereiro. E, entre Março e Julho, “discute-se o papel do designer como coleccionador, as ligações entre o design, a indústria e o artesanato, e ainda os desafios e oportunidades no desenvolvimento sustentável”. A exposição pode ser visitada até dia 27 de Agosto.

Botas para basquetebol da Sanjo
©Luís EspinheiraBotas para basquetebol da Sanjo

+ Leia já a edição grátis da revista deste mês

Últimas notícias

    Publicidade