A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Stargazing
Photograph: Shutterstock

Cientistas dizem que este é o melhor sítio do mundo para ver as estrelas

É oficialmente o melhor lugar na Terra para observar as estrelas. Só tem um problema: não é fácil de lá chegar.

Ellie Walker-Arnott
Escrito por
Ellie Walker-Arnott
Publicidade

Se gosta de observar constelações cintilantes, luas cheias brilhantes e chuvas de meteoros no céu escuro da noite, pode-lhe interessar saber que os cientistas identificaram oficialmente o melhor lugar no mundo para observar as estrelas. O único problema? Não é exactamente fácil de lá chegar.

Dome Argus, ou Dome A, é o ponto mais alto da região do planalto central da Antártida, próximo ao Pólo Sul. Foi o local escolhido depois de uma equipa de cientistas estudar três locais diferentes na Antártida, para determinar qual era o melhor para se instalar com um telescópio, e descobriu que o Domo A era o lugar perfeito para observar as estrelas sem interferência de, bem, qualquer coisa.

Antartica
Photograph: Shutterstock

Poluição luminosa não é propriamente uma questão naquela zona do planeta  mas os cientistas também descobriram que as estrelas acima do Dome A cintilam menos do que noutras partes do mundo. Porquê? O local está livre de um fenómeno chamado turbulência atmosférica que, de acordo com a LiveScience, ocorre quando o vento sopra num terreno irregular, criando "remoinhos turbulentos na atmosfera que podem distorcer a aparência da luz que chega à Terra, vinda de estrelas distantes". Menos turbulência significa melhores fotografias das estrelas.

Portanto, além de estrelas mais brilhantes e nítidas, que mais é que o Dome A tem a seu favor? Bem, nesta área, as noites polares podem durar 24 horas ou mais durante o Inverno, criando oportunidades muito mais longas para observar as estrelas do que em qualquer outro lugar do planeta.

Ficámos convencidos, mas, tendo em conta que a Antártida não está ao alcance de qualquer um, provavelmente teremos de continuar a ver as estrelas das nossas varandas, por agora.

+ Leia aqui a nova edição digital e gratuita da Time Out Portugal

Últimas notícias

    Publicidade