A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Bibliocarro
©Miguel Nogueira / Porto.ptBibliocarro

Dia Mundial da Poesia: hoje, a cidade enche-se de versos e iniciativas

Poesia declamada no metro, sessões musicadas e um Bibliocarro que volta a circular são algumas das iniciativas pensadas pelo Porto para celebrar o dia de hoje.

Escrito por
Mariana Morais Pinheiro
Publicidade

A cidade enche-se de poemas para celebrar o Dia Mundial da Poesia. Hoje, dia 21 de Março, estações e composições do Metro do Porto vão receber leituras públicas de algumas obras de Eugénio de Andrade. A iniciativa “Poesia Andante” enquadra-se nas comemorações do centenário do nascimento do poeta português.

Francisca Bartilotti, Isaque Ferreira, Ismael Calliano, Rui de Noronha Ozório, Rui Spranger e Sandra Salomé são as vozes que se ouvirão durante o período da manhã, entre as 11.00 e as 12.30, e de tarde, entre as 14.30 e as 16.00, em estações do metro como Trindade, São Bento, Casa da Música, 24 de Agosto, Bolhão, Marquês e Aliados.

Para este dia, o Museu e Bibliotecas do Porto tem também planeada uma sessão direccionada para “A poesia na música e a música na poesia de Eugénio de Andrade”. O evento tem lugar na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, às 21.30, onde Sofia Lourenço (piano) e António Durães (dizedor) irão estar a interpretar e a musicar poemas de Eugénio de Andrade. A entrada é gratuita mas está limitada à lotação do espaço.

Mas as iniciativas destinadas a celebrar a importância da poesia nos nossos dias não se ficam por aqui. O dia marca também o regresso do Bibliocarro às ruas do Porto. Este autocarro especial – que promove o acesso à leitura por parte dos munícipes, em especial dos mais jovens e dos seniores, em parques, jardins e praias durante os meses de Verão – vai estar estacionado junto à estação de metro da Trindade.    

A partir dele serão declamados poemas e trabalhos de Jorge Sousa Braga, Álvaro Magalhães, Eugénio de Andrade, António Torrado, João Pedro Mésseder, Manuel António Pina, Ana Luísa Amaral, Luísa Ducla Soares e Violeta Figueiredo. Para os mais pequenos, haverá oficinas que ensinam a fazer flores em origami com papel colorido.

O Bibliocarro retoma o seu serviço regular a partir do dia 3 de Abril. De segunda a sexta-feira, entre as 10.00 e as 12.30, percorrerá uma série de bairros do Porto. Nesta primeira fase, o Bairro do Cerco à segunda-feira, o Bairro Machado Vaz à terça, o Bairro Fonte da Moura à quarta, o Bairro São Tomé à quinta e o Bairro de Ramalde à sexta são as paragens previstas, mas a ideia é alargar a outras zonas da cidade.

+ Oito livros para celebrar o Dia Mundial da Poesia

Últimas notícias

    Publicidade