[category]
[title]
"Onde a vida acontece sem pressa" há um Porto que continua a passar despercebido. Foi esse o território que a revista especializada decidiu explorar, reunindo uma lista de lugares menos óbvios nos roteiros turísticos.

"Longe das filas e dos postais repetidos, a cidade encerra espaços onde a vida acontece sem pressa, entre moradores e detalhes que passam despercebidos a quem fica apenas pelo lado A da cidade". Um artigo da National Geographic mergulha num Porto menos apinhado para dar a conhecer o menos conhecido. Pelo menos a quem nos visita.
Um dos destaques é o Cemitério do Prado do Repouso, no Bonfim, inaugurado em 1839 em terrenos da antiga Quinta do Prado do Bispo. Também conhecido como "museu da morte", por entre os espaços verdes destacam-se a capela do cemitério, o ossário das freiras do antigo Convento de S. Bento de Avé-Maria ou muitos jazigos e mausoléus de diversas personalidades. Entre os ilustres que aqui repousam, contam-se, por exemplo, Aurélia de Sousa, Aurélio Paz dos Reis, Eugénio de Andrade, Ilse Losa, Jorge Nuno Pinto da Costa, entre muitos outros.
Outro espaço, conhecido por muitos portuenses, é o Centro Português de Fotografia, instalado na antiga Cadeia da Relação desde 1997. O edifício data de finais do século XVIII e foram vários os ilustres que passaram por estas celas. Os mais conhecidos foram Camilo Castelo Branco e Ana Plácido, acusados de adultério pelo marido desta. Foram absolvidos, mas Camilo aproveitou a estadia para escrever a sua obra-prima Amor de Perdição.
O artigo da National Geographic toma ainda nota do Mercado da Foz, do Museu da Farmácia, da Capela Incomum (um bar de vinhos numa capela dessacralizada), do Parque da Cidade e de um tesouro escondido na concorrida Livraria Lello. Trata-se da Gemma, uma sala que guarda as suas obras mais valiosas, entre livros raros, manuscritos, primeiras edições, livros de luxo e livros objecto. Entre as quais a biblioteca pessoal de Amy Winehouse, adquirida em 2025.
+ Porto é o terceiro melhor destino europeu para férias em família junto ao mar
+ Dos monumentos aos túmulos mais inusitados, há um novo ciclo para visitar os cemitérios do Porto
Discover Time Out original video