Notícias

Em 2026, festival de dança junta centenas de artistas europeus em Guimarães

A 15.ª edição de Spring Forward acontece entre 6 e 9 de Maio. Os projectos que lá serão apresentados vão ser escolhidos em Outubro deste ano, em Budapeste.

Beatriz Magalhães
Escrito por
Beatriz Magalhães
Jornalista
Festival Spring Forward
DR | Festival Spring Forward
Publicidade

Em 2026, Guimarães vai receber o festival europeu de dança contemporânea Spring Forward. Entre 6 e 9 de Maio, serão apresentados 20 projectos de artistas e coreógrafos de toda a Europa.

No mesmo ano em que vai ser Capital Verde Europeia, a cidade portuguesa também acolhe a 15.ª edição do Spring Forward, que vai juntar centenas de artistas, coreógrafos e programadores de artes performativas. O programa conta com 20 espectáculos, que serão seleccionados em Outubro deste ano, em Budapeste.

A primeira edição do festival aconteceu em 2011, em Liubliana, capital da Eslovénia, de forma a responder às dificuldades dos artistas que estão a dar os primeiros passos na cena artística, apoiando-os na procura de parceiros para os seus trabalhos e promovendo uma atmosfera colaborativa. Nos anos seguintes, passou por cidades como Umeå, na Suécia, Barcelona, em Espanha, e em Plzeň, na Chéquia.

O Spring Forward é promovido pela Aerowaves, uma plataforma europeia ligada à dança contemporânea, que agrega parceiros em 34 países e que procura identificar os trabalhos destes mesmos artistas emergentes e que depois os dá a conhecer através de apresentações internacionais.

+ Bienal Fotografia do Porto tem 16 exposições de entrada livre espalhadas pela cidade

+ MIMO: o mundo junta-se em Amarante com concertos gratuitos

Últimas notícias
    Publicidade