A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
'Encantado', Lia Rodrigues
©Sammi Landweer.jpg'Encantado', Lia Rodrigues

Em Abril, danças mil. O DDD – Festival Dias da Dança enche os palcos do Porto, Gaia e Matosinhos

Ao longo de 13 dias serão apresentados 28 espectáculos – muitos deles em estreia nacional – num total de 46 récitas, que contam com a participação de 65 artistas e companhias de todo o mundo.

Escrito por
Mariana Morais Pinheiro
Publicidade

O DDD – Festival Dias da Dança volta a encher de som e movimento as cidades do Porto, Gaia e Matosinhos, entre 18 e 30 de Abril. Ao longo de 13 dias, serão apresentados 28 espectáculos – muitos deles em estreia nacional – num total de 46 récitas, espalhadas por 14 palcos. E já que é de números que falamos, a 7ª edição do festival contará com 65 artistas e companhias, consagrados e emergentes, oriundos de nove países. Além de Portugal, chegam também de França, Alemanha, Itália, Albânia, Turquia, Cabo Verde, Brasil e EUA.

Artistas como Lia Rodrigues, Faye Driscoll, Emmanuel Eggermont, Tânia Carvalho ou Gaya de Medeiros irão ocupar espaços e palcos como o Rivoli, o Auditório do Campo Alegre, o CAMPUS Paulo Cunha e Silva, o Coliseu, o Palácio do Bolhão ou o Museu de Arte Contemporânea de Serralves. Mas haverá muitos outros locais que também se quiseram juntar à iniciativa, como a estação de metro de São Bento, a Avenida dos Aliados, a Alameda das Fontainhas, o Parque da Cidade, o Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery, a Casa da Arquitectura ou o Auditório Municipal da Afurada.

Cristina Planas Leitão, co-directora do Departamento de Artes Performativas da Ágora, avançou em comunicado que o “(auto)cuidado e um sentido de comunidade, de encontro e de celebração” serão algumas das palavras-chave desta edição. “Acreditamos firmemente que a visão artística contemporânea pode ser de grande contribuição para a sociedade de hoje”, salientou, acrescentando que se esperam duas semanas bem preenchidas de “espectáculos e actividades, nos quais a dança se questiona e se abre a uma noção de coreografia expandida, de um lugar transcendente onde o movimento acontece, dentro e fora dos corpos, sendo capaz de reimaginar futuros”.

'Neighbours', de Brigel Gjoka, Rauf “RubberLegz” Yasit & Ruşan Filiztek
©Julien Benhamou'Neighbours', de Brigel Gjoka, Rauf “RubberLegz” Yasit & Ruşan Filiztek

A abertura oficial do DDD acontece, portanto, dia 18, às 21.30, no Rivoli, com a estreia em Portugal de Encantado, de Lia Rodrigues, numa co-apresentação com a Culturgest. “Na cultura afro-brasileira, os “encantados” são entidades animadas que navegam entre céu e terra, dunas e rochas, transformando-os em lugares sagrados. São estas forças misteriosas, intimamente ligadas à natureza, que estão na base deste espectáculo”, adiantam.

Ainda nas estreias, nacionais e internacionais, conte, entre muitos outros espectáculos, com Neighbours, de Brigel Gjoka, Rauf “RubberLegz” Yasit & Ruşan Filiztek; Thank You For Coming: Space, de Faye Driscoll; ARA! ARA!, de Ginevra Panzetti & Enrico Ticconi; versa-vice e Madmud, ambos da coreógrafa e intérprete Tânia Carvalho; NEBULA, de Vania Vaneau; dalila, de Daniela Cruz; e A Sagração da Primavera, levada à cena pelo Teatro Praga & Dois Pianos e Percussões da Metropolitana, “a partir do bailado de Stravinsky originalmente coreografado por Nijinski”. 

Nesta edição, a parceria com o Balleteatro volta a estar em vigor e mais pujante do que nunca, com uma série de performances a acontecer em vários espaços da cidade. A estreia dá-se na Avenida dos Aliados, com B Girls de Max Oliveira, “onde quatro B-girls fazem uma intervenção urbana, entendendo e evocando um espaço criativo onde o feminino é voz, corpo, som e ordem/desordem”. A Casa da Arquitectura, em Matosinhos, recebe RITUAL DA VIDA, de Bouziane Bouteldja / DANS6T; a estação de metro de São Bento acolhe escrita | da atenção pluriprisma, de Flávio Rodrigues; e o Parque da Cidade do Porto WHAT TOOK YOU so long?, de Maurícia | Neves. Mas há muito mais para ver.

Faye Driscoll
© Bea Borgers.jpgFaye Driscoll

A 29 de Abril, data em que se comemora o Dia Mundial da Dança, no Coliseu do Porto celebra-se a cultura ballroom com o Art Liberates Ball, “ uma celebração da arte como uma das maiores formas de liberdade, de expressão, de criação e de resistência. Uma festa que promove o ballroom em Portugal e que tem como objectivo criar terreno para que a comunidade se desenvolva com consciência política e social, de forma consistente e com segurança”. Ao longo da festa serão atribuídos prémios, em diferentes categorias, após a validação de um júri internacional.

Oficinas, aulas abertas e conversas serão algumas das muitas actividades que decorrerão paralelamente ao festival. Os bilhetes para os espectáculos podem ser adquiridos na bilheteira central do Teatro Rivoli e os preços variam entre os 7€ e os 12€ (à excepção dos gratuitos, que acontecem em espaço público). Para ficar a par da programação completa do DDD, carregue aqui.

+ Seis escolas de dança para conhecer no Porto

Últimas notícias

    Publicidade