A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Esta sexta-feira, há um passeio pela vida e obra de José Rodrigues

Escrito por
Maria Monteiro
Publicidade

É autor de uma das mais célebres obras de arte pública do Porto, Cubo (1983), escultura de bronze instalada sob uma fonte reconstruída da Praça da Ribeira. Esta é apenas uma das obras que José Rodrigues deixou à cidade onde viveu e trabalhou durante grande parte da sua vida. Esta sexta-feira, às 18.00, pode percorrer a vida e obra do artista através de uma Incursão pelas Obras de José Rodrigues.

A visita guiada estará a cargo de Ágata Rodrigues, que contará as histórias por detrás das obras do pai e desvendará alguns aspectos da sua vida e do seu papel enquanto dinamizador social e cultural. O ponto de encontro é o Coreto do Jardim de São Lázaro, já que o percurso arranca ali ao lado, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Nos jardins da instituição, estão Guardador do Sol (1963), o trabalho final de curso do artista, e A Menina (1972), realizada já quando era docente na mesma faculdade.

A paragem seguinte é o Largo 1º de Dezembro, onde se pode encontrar Monumento a D. António Barroso (1999), obra de evocação ao histórico bispo do Porto, situada perto da Sé. Dali o passeio segue para o Cais da Ribeira, onde está instalado Homenagem ao Duque da Ribeira (1995), busto que recorda o barqueiro e emblemática figura da cidade. A visita termina na zona ribeirinha, junto ao Cubo que se tornou uma das mais reconhecidas obras do repertório de José Rodrigues.

Com organização da União de Freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória, o passeio é gratuito e vai acontecer todos os meses. Só é preciso fazer uma inscrição prévia através do e-mail incursaopeloconhecimento@uf-centrohistoricodoporto.pt. A visita está sujeita a uma lotação máxima de 25 participantes.

+ 16 obras de arte para ver no Porto

Fique a par do que acontece na sua cidade. Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias no email.

Últimas notícias

    Publicidade