A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Estas máscaras são feitas com plástico recolhido do oceano

A startup portuense Skizo transforma o plástico que polui o oceano em acessórios e calçado. As novas máscaras da marca equivalem a cerca de cinco garrafas de plástico.

Escrito por
Ana Patrícia Silva
Publicidade

A Skizo, startup incubada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, reutiliza o plástico recolhido dos oceanos para produzir calçado, bolsas e máscaras de uso profissional e comunitário, que acabam de receber a certificação de vários laboratórios de referência na Europa.

As máscaras são criadas artesanalmente por costureiras portuguesas. Estão disponíveis em dois modelos e estão à venda na loja online da empresa pelo preço de 9€ por unidade. As máscaras de nível 3 são produzidas em três tamanhos e em cor verde. São feitas com 44% algodão orgânico e 56% plástico reciclado, o que equivale a duas garrafas de plástico.

As de nível 2, disponíveis em preto e branco, são feitas em 30% PA e 70% plástico reciclado, o equivalente a cerca de cinco garrafas de plástico. Estas foram as últimas a chegar ao mercado pelas suas especificações e características, como 98% de retenção de partículas, acabamento antibacteriano e protecção antigotículas. São certificadas pelo CITEVE para 25 lavagens, pelo AITEX (Espanha) para 50 lavagens e pela EUROFINS (União Europeia) para 100 lavagens.

Máscaras Skizo
© DRA Skizo produz máscaras de nível 3 (verdes) e nível 2 (pretas e brancas)

A Skizo foi criada em Março de 2019 por André Facote e Andreia Coutinho, com o objectivo de reutilizar e transformar o plástico do oceano. Até Março, momento em que começou a produzir máscaras certificadas, a startup dedicava-se à criação de bolsas ecológicas e sapatilhas personalizadas, que são apenas criadas por encomenda, reduzindo assim a sua pegada ecológica.

+ Onde comprar máscaras certificadas para crianças

+ Onde comprar máscaras sociais? Estas marcas entregam em casa

Leia aqui a edição online e gratuita da Time Out Portugal

Últimas notícias

    Publicidade