Notícias

Gisela João, GNR e Ornatos Violeta no Coliseu do Porto em concerto solidário

Os lucros deste espectáculo vão reverter a favor da construção da Casa do Artista na região norte de Portugal.

Hugo Geada
Escrito por
Hugo Geada
Jornalista
Gisela João
Manuel Abelho
Publicidade

O Coliseu do Porto vai acolher, no dia 21 de Maio, um concerto solidário com o objetivo de angariar fundos para a criação da Casa do Artista do Norte. Este evento ira contar com a presença de Gisela João, GNR, Miguel Araújo, Ornatos Violeta, a Banda Filarmónica de Matosinhos-Leça, José Raposo, Óscar Branco, Pedro Lamares e Rita Reis.

Miguel Guedes, Presidente da Associação Amigos do Coliseu do Porto e vocalista dos Blind Zero, considera que este concerto é uma janela de esperança para “uma casa que ainda não existe”. "O ideal seria que estas Casas do Artista se multiplicassem pelo país, mas só existe uma e é em Lisboa", diz, destacando que esta é uma ambição antiga que nunca teve desenvolvimentos concretos.

A Casa do Artista, na capital, foi fundada em 1999 e oferece um espaço seguro para artistas seniores, mas a falta de uma estrutura semelhante no Norte continua a ser uma lacuna por colmatar.

A Associação Mutualista dos Artistas (AMAR), na voz do seu presidente João Cunha, relembra que o projeto para a Casa do Artista do Norte está aprovado desde 2009, mas questões burocráticas e falhas administrativas têm adiado a sua concretização. Agora, com o apoio do arquitecto Manuel Correia Fernandes e a colaboração da Câmara Municipal de Matosinhos, há uma nova esperança de garantir o terreno necessário e adaptar o projeto às exigências actuais.

O concerto solidário pretende ser um momento de celebração e visibilidade para a causa. Miguel Guedes espera que a iniciativa contribua para angariar mais associados e chamar a atenção das entidades políticas, lembrando que ou a Casa do Artista é colocada como uma “necessidade absoluta”, ou teremos de procurar outra solução.

Esta não é a primeira vez que a região Norte tenta mobilizar-se para este projeto. Em 2009, uma récita da peça "Um Barco na Cidade" já havia revertido a favor da AMAR.

Coliseu do Porto. 21 Mai (Qua). 21.00. 10€-180€.

🪖 Este é o nosso Império Romano: siga-nos no TikTok

📻 Antigamente é que era bom? Siga-nos no Facebook 

Últimas notícias
    Publicidade