A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Há uma nova mercearia a granel no Porto

A Mercearia 100 Saco é um negócio de família que quer promover o consumo consciente e a redução de desperdício. Há produtos locais, sazonais e sustentáveis, com várias opções a granel e sem crueldade animal.

Escrito por
Ana Patrícia Silva
Publicidade

A Mercearia 100 Saco nasceu durante a pandemia, numa altura boa para reflectir sobre aquilo que é realmente importante: salvar o planeta, cuidando da biodiversidade e de todos os seres que nele habitam. Este novo espaço foi criado com a missão de "apelar ao consumo consciente e à redução de desperdício", contam Mariana e Teresa Guerra. Passo a passo, querem tornar o mundo num local melhor, por isso, abriram uma mercearia com uma selecção de produtos que ajudam a reduzir o nosso impacto no meio ambiente.

Aqui vendem maioritariamente "produtos portugueses, sazonais e sustentáveis, quer de um ponto de vista da produção, quer de um ponto de vista das restantes etapas da cadeia de abastecimento, até chegar à nossa mesa". Além disso, disponibilizam várias alternativas vegetarianas e produtos de origem 100% vegetal, para evitar "a crueldade animal e o seu impacto ambiental".

Mercearia 100 Saco
© DR / Mercearia 100 Saco

Há vários produtos locais e disponíveis a granel, ou seja, sem a utilização de embalagem plástica – os clientes podem trazer as suas próprias embalagens e levar apenas a quantidade que precisam, evitando assim o desperdício. "Estamos a trabalhar para aumentar cada vez mais esta fatia de produtos, já que ainda não nos é possível fazê-lo na totalidade da oferta", explicam. "Trabalhamos também para encontrar os produtos mais saudáveis, por isso temos uma forte aposta em produtos biológicos, locais e frescos."

Entre as opções a granel, há frutos secos, fruta desidratada, fruta fresca, legumes, leguminosas, algas, cereais, granolas doces e salgadas, bolachas, especiarias de todo o mundo, chás, infusões e um talho vegano. Quem se esquecer de trazer sacos ou embalagens, pode servir-se dos sacos de papel ou comprar um saco de pano com o logótipo da mercearia.

Mercearia 100 Saco
© DR / Mercearia 100 Saco

Av. Dr. Antunes Guimarães, 85. Horário: Seg-Sex 10.00-19.00, Sáb 10.00-17.00, Dom 10.00-14.00. Contactos: telemóvel (91 257 4990), email (mercearia@100saco.pt). Site, Facebook, Instagram.

Descubra a edição desta semana, digital e gratuita, da Time Out Portugal

Participe no Time Out Index e conte-nos o que sente pela sua cidade

Últimas notícias

    Publicidade