A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Hoje, a 'Russa' do Bairro do Aleixo vai ao Festival de Cinema de Berlim

Escrito por
Ricardo Gonçalves
Publicidade

A curta-metragem Russa, rodada no Bairro do Aleixo e realizada por João Salaviza e Ricardo Alves Jr, é uma das candidatas ao Urso de Ouro, prémio máximo do 68º Festival Internacional de Cinema de Berlim, um dos mais importantes certames do género no mundo.

Os realizadores estiveram no Porto a convite da Câmara Municipal, em residência artística durante três meses para a produção desta obra de 20 minutos, apresentada em Dezembro no Rivoli no âmbito do programa Cultura em Expansão.

Russa retrata a história da habitante do Bairro do Aleixo cuja alcunha dá o título ao filme. Nele, os protagonistas, todos eles habitantes do bairro, reencenam histórias pessoais, num diálogo entre a memória colectiva daquela zona e a violência do processo de desmembramento em curso de uma comunidade.

O filme, construído num processo colaborativo entre um grupo de moradores e a dupla de realizadores, será exibido hoje em Berlim, com a presença da estrela principal. Além de Russa, concorrem à secção de curtas-metragens mais 21 filmes de 18 países.

Recorde-se que João Salaviza já venceu este prémio em 2012, com a curta Rafa.

A par de Russa, participam na Berlinale mais cinco produções portuguesas. O festival arrancou a 15 e estende-se até 25 de Fevereiro.

Últimas notícias

    Publicidade