A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Ideias para a Invicta: também queremos uma escola da vida

Escrito por
Luís Leal Miranda
Publicidade

Como o The Goodlife Center, em Londres, que nos ensina aquilo que nunca aprendemos na escola: coisas práticas que dão um jeitaço no dia-a-dia. Aí está um estabelecimento de ensino que acaba de uma vez por todas com um grande problema dos tempos modernos: ter de fazer conversa de ocasião com um canalizador enquanto ele desentope a sanita; não saber o que fazer em casa quando um carpinteiro está a arranjar uma porta empenada; ou ter vergonha de estar com as mãos nos bolsos enquanto um electricista monta um candeeiro.

O The Goodlife Center ensina cidadãos imprestáveis, que mal sabem atarraxar uma lâmpada, a serem pessoas mais autónomas e menos dependentes das agendas preenchidíssimas dos canalizadores. Nesta escola aprende-se o básico desses serviços, mas também outras tarefas mais complexas: estofagem, jardinagem, carpintaria, costura e outras habilidades que podem vir a ser muito úteis nas primeiras décadas após um apocalipse nuclear.

Um workshop de electricidade para principiantes dura uma tarde e custa perto de 80€, mas convém ter umas aulas de bricolage básica antes – e essa formação mais focada em berbequins, buchas e brocas custa 200€. O melhor é pensar nestas aulas como um investimento com retorno para toda a vida: não só poupa dinheiro como ainda poupa aquela negociação constrangedora de preço no final, “quer com recibo ou sem recibo?”.

+ Ideias para a Invicta: também queremos um túnel de vento

+ Ideias para a Invicta: também queremos que nos paguem para ir de bicicleta para o trabalho

Últimas notícias

    Publicidade