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Blusão de prendas, Lidl
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Já viu o novo blusão do Lidl? Foi criado por um designer português

Ricardo Andrez, com atelier no Porto, assina o mais recente objecto de culto com as cores da cadeia de supermercados.

Mauro Gonçalves
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Mauro Gonçalves
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Se há uns anos seria impensável cobiçar uma peça de merchandising de uma cadeia de supermercados e, uma vez na sua posse, usá-la orgulhosamente na rua, hoje é mais ou menos certo que qualquer roupa ou acessório que exiba as cores azul, vermelho e amarelo é um sucesso imediato. Pelo menos, o potencial viral é inegável.

Pois bem, voltou a acontecer. Depois das meias, dos ténis e dos chinelos, o Lidl aproveitou o Dia dos Namorados para atiçar a clientela com mais um item de moda – desta vez, um blusão. Mas não é um blusão qualquer. Além do trio de cores que torna a proveniência inconfundível, vem cheio de bolsos transparentes que o tornam uma espécie de expositor ambulante. Uma genial jogada de marketing que tem dedo da agência de publicidade O Escritório e do designer português Ricardo Andrez.

"Nem hesitei. O Lidl é, em sim, um conceito pop e sempre achei toda a estratégia de marketing muito interessante", diz à Time Out o designer, que se encarregou de desenhar e produzir 100 exemplares do blusão "em tempo recorde". Trabalhar sobre referências pop – em particular sobre fenómenos como o da logomania – não é novidade para Andrez.

Mais do que adaptar o seu estilo ao briefing pedido, o grande desafio foi manipular os materiais, em particular o plástico transparente essencial para dar forma ao conceito idealizado para a peça. "Eles são o grande símbolo pop actual e não há muito este tipo de parcerias em Portugal, por isso fico contente que tenha partido deles. Até porque acho que me enquadro neste registo, além do puffer ser uma peça que tenho vindo a desenvolver", conclui o designer, que se prepara para apresentar a sua próxima colecção na ModaLisboa, a 9 de Março.

A peça não está à venda nas lojas, mas sim à distância de um passatempo que, até 21 de Fevereiro, está a decorrer no Instagram e no TikTok. Os 60 vídeos e fotografias mais originais, com um filtro do casaco criado para o efeito, ganham um casaco real e passam a poder ir às compras sem precisarem de levar saco.

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