A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Já viu um multibanco que lhe mede as pulsações?

Escrito por
Mariana Morais Pinheiro
Publicidade

Imagine que se dirige ao multibanco, mas em vez de levantar dinheiro ou de pedir um extracto da sua conta bancária, mede a tensão arterial, consulta o seu peso e os níveis de oxigénio no sangue. O projecto Health Kiosk, ou “quiosque da saúde”, foi desenvolvido por três investigadores do Instituto de Telecomunicações do Porto e tem como objectivo permitir aos utilizadores a recolha e a monitorização de dados e sinais vitais.

Rui Prior, Miguel Coimbra e Pedro Brandão, os mentores, adiantam que esta tecnologia, quando ligada em rede, vai possibilitar a criação de uma base de dados com o histórico do paciente que, posteriormente, poderá ser analisada pelos profissionais de saúde. Desta forma, acreditam que este “quiosque da saúde” poderá ser utilizado em locais remotos, potencializando a telemedicina.

O projecto, que conta com a colaboração da Faculdade de Psicologia e Escola de Enfermagem do Porto, ainda está em fase de testes mas já foi experimentado pela Câmara Municipal de Paredes e pela Unidade Local de Saúde de Matosinhos. Em 2017 recebeu, inclusivamente, o galardão de melhor artigo de tecnologia médica no “3rd International Special Session on Smart Medical Devices”.

Os investigadores acreditam que este dispositivo poderá “permitir exames em larga escala na população, com custos associados muito baixos”, bem como providenciar cuidados de saúde básicos em locais afastados ou de difícil acesso. Acreditam ainda que “no futuro, este software estará para os cuidados de saúde como o multibanco está, actualmente, para os bancos”.

Últimas notícias

    Publicidade