A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Estação de Campanhã
© Marco Duarte

Linha de alta velocidade vai ligar o Porto a Lisboa em 1h15

A viagem da nova ligação Porto-Lisboa vai passar a durar cerca de 1 hora e 15 minutos. Porto e Vigo ficarão também ligados através de uma linha de alta velocidade.

Escrito por
Ana Patrícia Silva
Publicidade

O Programa Nacional de Investimentos 2030 (PNI 2030), que será apresentado esta quinta-feira pelos ministros das Infraestruturas, Ambiente e Agricultura, inclui um projecto de ferrovia de alta velocidade para ligar o Porto a Lisboa em 75 minutos, segundo notícia avançada pelo jornal Público

O PNI contempla como principal projecto uma nova linha Lisboa-Porto com um custo estimado de 4500 milhões de euros, financiado por fundos comunitários. A linha, que vai seguir um traçado previamente delineado pela Rede Ferroviária de Alta Velocidade, será executada em duas fases.

Numa primeira fase, a ligação será construída em bitola ibérica, o que vai permitir que os comboios de passageiros actualmente em circulação utilizem a ferrovia, mas torna impossível circular a mais do que 250 km/h. Só numa segunda fase é que poderão ser atingidas as velocidades de 300 quilómetros por hora, que permitirão encurtar a viagem num tempo próximo de 1 hora e 15 minutos.

O projecto vai cruzar a linha do Norte em alguns pontos e obrigar à abertura de túneis e à construção de viadutos à chegada a Lisboa, via Arruda dos Vinhos. Primeiro será construído o troço entre Gaia e Soure e só depois será feita a ligação a Leiria-Marinha Grande, seguindo-se Lisboa. O projecto deverá tornar inevitáveis as construções de novas pontes – uma sobre o Douro, outra sobre o Tejo.

Segundo notícia avançada pelo Porto Canal, as cidades de Porto e Vigo vão ficar também ligadas através de uma nova ligação ferroviária de alta velocidade. A primeira fase do projecto contempla o troço Norte, entre Braga e Valença, e será também conhecido esta quinta-feira. A viagem, que actualmente demora 2 horas e 22 minutos, passará a ser feita em apenas uma hora. 

Leia aqui a edição online e gratuita da Time Out Portugal

Últimas notícias

    Publicidade