A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Mais de uma centena de filmes para ver no Porto/Post/Doc este mês

O festival acontece entre 16 e 26 de Novembro e arranca com 'Hallelujah: Leonard Cohen, A Journey, A Song’, de Daniel Geller e Dayna Goldfine, sobre a célebre canção do cantor e compositor canadiano.

Escrito por
Eurico de Barros
Publicidade

Durante dez dias, de 16 a 26 de Novembro, o Porto/Post/Doc mostrará mais de 100 filmes. Vai abrir com Hallelujah: Leonard Cohen, A Journey, A Song, de Daniel Geller e Dayna Goldfine, sobre a célebre canção do cantor e compositor canadiano, que também compete na secção Transmission. O encerramento faz-se com Toda a Beleza e a Carnificina, de Laura Poitras, que ganhou o Festival de Veneza.

Na Competição Internacional, destaque para títulos como The Natural History of Destruction, de Sergei Loznitsa, ou Elfriede Jelinek – Language Unleashed, de Claudia Müller. Na citada Transmission, vão ver-se fitas ainda como A Viagem do Rei, de João Pedro Moreira, sobre Rui Reininho; Sonic Fantasy, de Marcos Cabotá, que retrata Bruce Swedien, o grande engenheiro de som que, entre muitos outros álbuns, trabalhou em Thriller, de Michael Jackson; ou Na Sombra, de Joana X, que documenta a gravação do último álbum dos Clã, Véspera.

Haverá ainda as habituais secções, como a Cinema Falado, com fitas produzidas em países lusófonos, Sessões Especiais, Cinefiesta, de filmes espanhóis recentes, ou a Cinema Novo, composta por curtas-metragens de estudantes portugueses ou instituições portuguesas. Neste nono Porto/Post/Doc estarão em foco as filmografias de Márta Mészáros, Miklos Jancsó e Sierra Pettengill, sem esquecer o programa Europa 61.

O ciclo de conversas Fórum do Real é dedicado ao tema central do festival, Neurodiversidade. Incluirá um programa de filmes e quatro conversas com vários convidados, caso do realizador Jorge Pelicano, o humorista Hugo van der Ding ou o maestro Martim Sousa Tavares. 

+ Leia grátis a edição mensal da Time Out Portugal

Últimas notícias

    Publicidade