A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Don Letts
D.R.

MIMO Festival estreia-se na Invicta com concertos de Don Letts e Chico César

Com uma programação extensa e gratuita, o MIMO Festival vai invadir o centro histórico do Porto durante três dias.

Escrito por
Sara Sanz Pinto
Publicidade

O MIMO FESTIVAL está de volta a Portugal, após uma pausa forçada pela pandemia, e estreia-se no Porto entre os dias 23 e 25 de Setembro. Com entrada gratuita, o evento vai ocupar 11 palcos distribuídos pelo centro histórico da Invicta com mais de 20 concertos, 11 DJ sets, workshops e oficinas, algumas delas pensadas para os mais novos.

No Largo Amor de Perdição, onde estará montado o palco principal, irão actuar nomes como os brasileiros Emicida, Chico César ou, a sempre animada, Orquestra Voadora, mas também o lendário realizador, músico e DJ inglês Don Letts, a cantora e compositora franco-nigeriana Asa (Asha), o multi-instrumentista congolês Ray Lema, o pianista Pedro Burmester com o quarteto de Cordas de Matosinhos, o músico-produtor Branko, e a dupla Maria João & Mário Laginha

Por seu turno, nas igrejas do Carmo, dos Carmelitas Descalços, de São José das Taipas, de Nossa Senhora da Vitória e de São Bento da Vitória, haverá música clássica e instrumental com as actuações da pianista ucraniana Valentina Lisitsa, que se auto intitula “a rainha do Rachmaninoff”, mas também de Nishat Khan, um tocador de sitar indiano, de Plínio Fernandes, apontado como uma das maiores revelações do violão clássico contemporâneo, ou da soprano brasileira Chiara Santoro, que apresentará um recital de celebração dos 200 anos da Independência do Brasil.

Encerrando a exposição “Mulheres que fazem barulho - Cenas do Rock Português I”, promovida pela Casa Comum, da Reitoria da Universidade do Porto, na agenda haverá um concerto que promete reviver os capítulos dourados da história do rock português escritos no feminino. Em palco estará Ana Deus, Lena d’Água, Anabela Duarte, Sandra Baptista, Mitó Mendes, Carolina Brandão e Marta Abreu.

Outra das novidades de 2022, é a criação de um lugar dedicado à cultura Sound System. Montado no Jardim das Virtudes, o espaço receberá grandes nomes ligados à cena sound system, com destaque para Channel One, um dos reggae sound systems mais conhecidos do Reino Unido. E provando que esta cultura se espalhou pelo mundo, do Brasil virá o Ministereo Público Sound System, criado em Salvador, em 2005. O colectivo já dividiu palco com artistas como Manu Chao, Martin Campbell, Natiruts, Max Romeo e Alpha Blondy.

Além da programação musical, conte com diversas actividades de arte, performance e tecnologia dedicadas à Amazónia, através do olhar de artistas multidisciplinares nascidos na região, bem como a mítica Chuva de Poesia, que este ano acontece na Livraria Lello, com milhares de versos de poemas impressos em pedaços de papel coloridos a serem lançados, numa homenagem a grandes nomes da poesia portuguesa. Haverá ainda masterclasses, exibição de filmes e palestras a pensar em toda a família.

Durante três dias, o festival, que nasceu na cidade brasileira de Olinda em 2004, passará ainda por outros locais do centro histórico do Porto, classificado como Património Mundial pela UNESCO, como por exemplo o Jardim da Cordoaria, onde poderá comprar comida e bebida, a Reitoria da Universidade do Porto, o Jardim das Virtudes ou Palácio de Cristal. O MIMO conta já com edições em várias cidades brasileiras, como Recife, João Pessoa, Ouro Preto, Tiradentes ou Paraty. A chegada ao Rio de Janeiro e a São Paulo só aconteceu nas últimas edições e teve a primeira edição internacional em 2016, em Amarante.

Últimas notícias

    Publicidade