A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Mosteiro de Rendufe vai ser transformado em hotel

Escrito por
Ana Patrícia Silva
Publicidade

O Mosteiro de Santo André de Rendufe, em Amares, vai ser transformado numa unidade hoteleira. A Câmara de Amares vai conceder o mosteiro à exploração através do programa Revive, que abre o património ao investimento privado para desenvolver projectos turísticos.

O Mosteiro de Rendufe foi uma das principais casas dos monges beneditinos em Portugal, entre os séculos XII e XIV. Começou a ser construído em data anterior a 1090, no tempo do Conde D. Henrique. Fica isolado entre vinhas e sobre elas ergue-se um aqueduto que fornecia água ao mosteiro. De estilo dominantemente barroco, encontra-se classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1943.

Em tempos mais recentes, o mosteiro tem sido palco de concertos como o do guitarrista Filho da Mãe, que gravou o álbum Mergulho no coro-alto da Igreja, ou uma homenagem a António Variações, que nasceu a poucos quilómetros deste mosteiro.

Em comunicado, o presidente da Câmara de Amares, Manuel Moreira, diz que o protocolo que foi assinado vai permitir reconhecer o "grande valor patrimonial do Mosteiro de Santo André de Rendufe, como uma das marcas indeléveis da sua importância histórica (monástica), que estes edifícios tinham em Portugal", e que a sua reabilitação "comporta grandes encargos financeiros que o Estado dificilmente poderá sozinho assumir”.

© DRCN
© DRCN
© DRCN
© DRCN
© DRCN

+ Leia aqui a edição desta semana da Time In Portugal

Fique a par do que acontece na sua cidade. Subscreva a newsletter e receba as notícias no email.

Últimas notícias

    Publicidade