A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Obras na Casa-Museu Teixeira Lopes terminam em Julho

Escrito por
Ana Patrícia Silva
Publicidade

A Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia está a reabilitar a cobertura da Casa-Museu Teixeira Lopes. A intervenção deverá estar concluída no início de Julho.

Num investimento a rondar os 178 mil euros, a Câmara está a levar a cabo uma profunda intervenção de reabilitação da cobertura da Casa-Museu Teixeira Lopes/Galerias Diogo de Macedo, um importante núcleo museológico concebido a partir da residência e ateliê do mestre e escultor Teixeira Lopes. 

Apesar dos esforços em colmatar, por meios próprios, pontuais patologias existentes na cobertura destes edifícios, "surgiu a necessidade de uma intervenção integral e una para a reabilitação profunda da cobertura", refere o comunicado da Câmara. O procedimento inclui o levantamento e substituição de telhas, levantamento e aplicação de rufos, levantamento de elementos de drenagem de águas pluviais e respectiva substituição, e o reforço da impermeabilização.

Amadeo de Souza-Cardoso, Almada Negreiros, Mário Eloy e Sarah Afonso são alguns dos nomes que integram a colecção de modernismo português da Casa-Museu Teixeira Lopes, que o escultor doou, juntamente com o seu espólio, à Câmara de Gaia. A este juntou-se a colecção do escultor e colecionador Diogo Macedo. A reunião destas obras permite ter uma visão relativamente abrangente das artes visuais nacionais dos séculos XIX e XX.

Leia aqui a edição desta semana da Time In Portugal

+ Antiga Fábrica das Devesas vai ser um museu dedicado ao ambiente

Fique a par do que acontece na sua cidade. Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias no email.

Últimas notícias

    Publicidade