A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

‘Pelo Planeta, Mãos à Àgua’ é o mote do Aqua Porto que regressa ao Parque da Cidade

Escrito por
Bárbara Baltarejo
Publicidade

Gostava de aprender mais sobre a importância da água? Então reserve na agenda os dias 28, 29 e 30 de Setembro, e dirija-se até ao Parque da Cidade que recebe o festival Aqua Porto. Actividades, workshops, palestras e exposições para miúdos e graúdos são algumas das coisas que vai poder fazer por lá.

Esta é a quinta edição da iniciativa, organizada pela Águas do Porto, que este ano obedece ao tema Pelo Planeta, Mãos à Água. "As actividades visam a mudança de comportamentos diários, contribuindo para que se perceba que o Planeta vive uma situação limite como resultado das alterações climáticas”, explica a organização.

Não sabe o que fazer por lá? Nós damos uma ajuda. A educação ambiental é um dos conceitos-chave do evento. A Água e o Clima: Amigos Inseparáveis!, a cargo da Águas do Porto, é um ateliê que procura dar a conhecer os efeitos das alterações climáticas no circuito de água. Também pode aprender a usar a água de uma forma eficiente, evitando o desperdício, na oficina Como Podemos Poupar Água? Além de aprender o que precisa de fazer, também vai descobrir quanto pode poupar.

No que à arte diz respeito, conte com uma oficina de limpeza de azulejos tradicionais, promovida pela Direcção Municipal de Cultura e Ciência; ou com um workshop onde pode dar asas à imaginação e criar novas peças através da reutilização de materiais. A oficina Reu2Arte é promovida pela LIPOR e quer implementar o conceito de economia circular.

Se gosta de música, também há sugestões para si. Participe no ateliê As Vibrações da Água e o Som!, a cargo da Águas do Douro e Paiva. Aqui, a água serve de instrumento musical. Também pode viajar pelo espectro sonoro com a oficina Do Lixo Se Faz Música 2.0, promovida pela Casa da Música.

Brincadeiras à parte, neste festival também há espaço para conversas sérias. Água em Discurso Directo, por exemplo, tem como tema o desenvolvimento sustentável. Acontece às 18.00 de sexta-feira 28. Há também espaço para se apaixonar pelos animais que estão à espera de uma família no Canil Municipal e até para ver uma exposição da LIPOR sobre as alterações climáticas. 

Ao todo são três dias com mais de 80 experiências gratuitas. Consulte o programa completo e aproveite. 

+ Coisas para fazer no Porto em Setembro

+ 10 coisas para fazer ao domingo no Porto

Últimas notícias

    Publicidade