A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Porto vai receber o maior encontro internacional de artes performativas

Escrito por
Margarida Ribeiro
Publicidade

O encontro plenário do IETM - International Network for Performing Arts, uma rede internacional para todos os que fazem parte do mundo das artes performativas, acontece entre 26 e 29 de Abril na Invicta.

A organização escolhe sempre uma cidade europeia diferente para se reunir e este ano regressa a Portugal, após a sua passagem por Lisboa há 20 anos. Esta edição já conta com mais de 600 inscrições de 41 países diferentes e a organização está à espera de cerca de 700 participantes.

O tema deste encontro é Outros Centros e o programa já foi revelado. Ao longo de quatro dias vão ser promovidas 26 sessões de trabalho, 14 actividades sociais e 11 espectáculos que vão ter lugar em espaços como o Centro Português de Fotografia, o Mosteiro de São Bento da Vitória, o Teatro Municipal do Porto, entre outros. Antes das actividades começarem há, no dia 25 de Abril, um pré-encontro em Guimarães. 

Também estão programados vários percursos artísticos pela cidade. O primeiro é pelo centro do Porto e acontece na manhã do dia 27 de Abril, sexta-feira. À tarde, por volta das 14.00, o percurso é por Campanhã. No dia 28, sábado, a visita é às zonas da Batalha e do Bonfim.

A organização deste encontro está a cargo não só do IETM, mas também da Câmara Municipal do Porto, da Direcção-Geral das Artes e do projecto Europa Criativa, apoiado pela Comissão Europeia.

O IETM conta com um orçamento global de 194 mil euros em que 50 mil são da Câmara Municipal. A DGArtes também apoiará com 50 mil euros, o projecto Europa Criativa com 79 mil e os restantes 15 mil euros serão provenientes das inscrições.

Qualquer interessado seja individual ou colectivo pode inscrever-se aqui. Estas actividades envolvem também agentes como a Bússola, Associação de Turismo do Porto e Norte, Teet Beam, entre outros.

O início do IETM acontece paralelamente ao Festival DDD - Dias da Dança, que vai decorrer de 26 de Abril a 13 de Maio no Porto, Matosinhos e Vila Nova de Gaia. 

Últimas notícias

    Publicidade