Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Porto icon-chevron-right 'Quem quer acolher um gato do Bolhão?'
Notícias / Vida urbana

'Quem quer acolher um gato do Bolhão?'

Mercado da Ribeiro - Fruta
©João Saramago Foi criado um mercado temporário no centro comercial La Vie Porto

São cerca de 15 os gatos que vivem no Mercado do Bolhão e que todos os dias são alimentados e mimados pelas vendedoras.

Com o início das obras marcado para breve, os gatos vão precisar de um novo lar. É aqui que entra o PAN (Partido Pessoas-Animais-Natureza) que está a organizar uma campanha de sensibilização para dar uma casa permanente aos animais que vivem no mercado. 

Quem chamou à atenção para este problema foi Bebiana Cunha, deputada municipal do PAN, durante uma sessão da Assembleia Municipal. Em declarações ao Jornal de Notícias (JN) a deputada sublinhou que para “além de serem gatos bonitos, muitos deles são perfeitamente sociáveis.” 

“Quem quer acolher um gato do Bolhão?” é o mote da campanha pensada por Bebiana Cunha, que conta com a colaboração do grupo informal de activismo Porto pelos Animais. Em breve o grupo vai lançar um álbum de fotografias dos animais na sua página de Facebook

O PAN também vai promover, em parceria com outras associações, a captura e esterilização dos animais. Os gatos que não sejam meigos o suficiente para serem adoptados vão ser introduzidos em colónias.

Já a Câmara Municipal garantiu igualmente ao JN que, quando começarem as obras, vai proceder à captura, à avaliação das condições de saúde e à esterilização para depois promover a adopção dos animais. O PAN considera que estas medidas têm que entrar já em vigor.

 

Publicidade
Publicidade

Comentários

0 comments