A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
rivoli
Fotografia de Miguel Nogueira / Câmara Municipal do PortoRivoli

Rivoli faz 91 anos e celebra com música, dança, marionetas e performances

Das 'Mystery Sonatas/ for Rosa' ao live act 'Trypass Corassão', é tudo de entrada livre.

Escrito por
Mariana Morais Pinheiro
Publicidade

O Teatro Rivoli está de parabéns. Para comemorar o seu 91º aniversário, prepararam, entre 18 e 22 de Janeiro, um plano de festas robusto e gratuito, com direito a espectáculos de música, marionetas, performances e muito mais. A inaugurar as festividades, nos dias 20 e 21, às 21.30, o Grande Auditório recebe Mystery Sonatas/ for Rosa, de Anne Teresa de Keersmaeker (coreógrafa) & Amandine Beyer (direcção artística). As duas, com a ajuda do ensemble Gli Incogniti, debruçam-se sobre as Sonatas dos Mistérios, escritas por volta de 1676, e que resultam num “espectáculo onde a música e a geometria se enlaçam através de um símbolo: a rosa”, anuncia a organização, acrescentando que se trata de “uma tradução musical dos 15 mistérios sagrados da vida da Virgem Maria”.

O Teatro de Marionetas do Porto, que este ano celebra 35 Primaveras, aproveita também para comemorar a data apresentando Como um carrossel, “a história de uma menina que vai crescendo numa espécie de viagem ao longo da qual muitas perguntas são lançadas e estimulam a sua relação com o mundo”, explicam. A apresentação, que acontece nos dias 21 às 16.00 e dia 22 às 15.00, e tem por base o texto escrito e encenado por João Paulo Seara Cardoso, em 2006, Como um Carrossel à Volta do Sol, será acompanhado por Língua Gestual Portuguesa e apresentado à comunidade escolar entre os dias 18 e 20 deste mês.

O dia 21 continua cheio. Às 18.00 é lançado no Café Rivoli, o 10.º volume dos Cadernos do Rivoli, que será dedicado à dança; e a partir das 23.30, dá-se início ao Trypass Corassão, o live act da dupla brasileira composta por Tita Maravilha e Cigarra. “Um projecto estético e político de criação híbrida entre música electrónica e performance. Uma proposta híbrida e sensual com músicas do Brasil e do mundo, do funk ao jungle, mastigando a cultura pop e (tradicional) popular, samples históricos, o over dramático e o pós-romântico”.

O encerramento, no domingo, dia 22 às 17.00, fica por conta da Sonoscopia/Máquina Magnética, o quarteto onde a “electrónica digital do duo de Miguel Carvalhais e Pedro Tudela” se encontra com “os instrumentos percussivos customizados de Gustavo Costa e a luz e vídeo em tempo real de Rodrigo Carvalho”. O resultado? “Um espaço luminoso, intenso, e invisivelmente expressivo”.

A entrada nos espectáculos é gratuita, mediante levantamento de bilhete no próprio dia, a partir das 10.00, na bilheteira do Rivoli ou online (máximo de dois por pessoa). A entrada na festa Trypass Corassão e no lançamento dos Cadernos do Rivoli 10 é livre, mas está condicionada à lotação do espaço. Vá com tempo.

+ Leia já a edição digital e gratuita deste mês

Últimas notícias

    Publicidade