A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Se Esta Rua Fosse Mar: iniciativa traz o mar e a segurança rodoviária a Matosinhos

Escrito por
Patrícia Santos
Publicidade

O piso das ruas de Matosinhos vão servir de tela a um projecto de arte urbana com o objectivo de “reduzir e velocidade da circulação automóvel e induzir modos de circulação mais sustentáveis”, de acordo com informações divulgadas pelo município. A iniciativa, que dá pelo nome de Se Esta Rua Fosse Mar e que numa primeira fase vai dar cor a quatro artérias da cidade, será apresentada hoje na zona de restauração da Rua Gago Coutinho. O evento começa às 17.30.

A acção, que pretende trazer o mar até à zona na qual se localizam os restaurantes, desenvolve-se a partir de uma série de desenhos produzidos por alunos da Escola Secundária Augusto Gomes. Os paralelepípedos das ruas Conde S. Salvador, 1º de Dezembro e do Godinho, nos troços compreendidos entre a Avenida Serpa Pinto e a Rua Heróis de França, também serão alvo de intervenção.

A arte urbana, a segurança rodoviária e a mobilidade sustentável na cidade serão conciliadas através de elementos característicos da cultura piscatória e marítima de Matosinhos, numa tentativa de compatibilizar o trânsito automóvel com a principal actividade económica da zona.

Se Esta Rua Fosse Mar, iniciativa que resulta de uma parceria entre a autarquia, a Escola Secundária Augusto Gomes, a Idiot Mag e o Colectivo RUA, procura "beneficiar os modos suaves de circulação, nomeadamente o pedonal e o uso da bicicleta, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida urbana”.

+ Investigadores do Porto criam produto para combater doenças em peixes de aquacultura

+ Cortiça e plantas podem ser a solução para remover poluentes do Porto de Leixões

Últimas notícias

    Publicidade