[title]
O Serralves em Festa regressa no final do mês ao Porto, com 50 horas ininterruptas de programação multidisciplinar, entre 30 de Maio a 1 de Junho. Um dos maiores destaques é o concerto dos Spiritualized.
A banda britânica, liderada por Jason Pierce (também conhecido como J. Spaceman), sobe ao palco na noite de sábado, acompanhada por cerca de dez músicos, num dos momentos mais aguardados do evento. Este é um regresso a Portugal por parte deste conjunto, depois de terem marcado presença no Vodafone Paredes de Coura em 2019.

A edição de 2025 promete reunir mais de 500 artistas de 20 nacionalidades, para um total de 100 actividades distribuídas pelo Parque de Serralves e também pelo centro do Porto e de Vila Nova de Gaia. No ano passado, a iniciativa atraiu cerca de 265 mil pessoas.
Além dos Spiritualized, conte com projectos internacionais como Aunty Rayzor & DJ Tobzy, Use Knife, Waclaw Zempil & Saagara, num total de 50 actuações que vão do experimentalismo à electrónica mais dançável. A música portuguesa estará representada pelos Três Tristes Tigres, que apresentam o novo álbum, Arca, e Fidju Kitxora.
O Serralves em Festa começa com uma programação de rua no centro do Porto e em Gaia, na quinta-feira, e decorre no Parque de Serralves ao longo do fim-de-semana, com actividades para todas as idades. No dia 1 de Junho, celebra o Dia da Criança com oficinas artísticas e ambientais, espectáculos de circo e momentos de leitura. Entre as propostas para as famílias, destacam-se o espectáculo de circo Dolce Salato e o concerto-espectáculo Músicas para dar a volta ao mundo, apresentado por Ana Madureira e Vahan Kerovpyan.
No campo da dança contemporânea, o evento conta com performances de Boris Charmatz, com 20 Dancers for the XX Century, e de João Martinho Moura e Né Barros com EDNI. Os Quarto e os Poncili Creación, de Porto Rico, exploram a identidade cultural, o consumismo e a degradação ambiental com duas paradas na Baixa e em Serralves.
Para os entusiastas das artes circenses, o destaque vai para o espectáculo Esquive e para os Clan Cabane, numa homenagem ao trampolim. A programação contempla ainda teatro de rua com M. Culbuto, uma figura gigante que ocupará o espaço público do centro do Porto antes de se mudar para Serralves.
Parque de Serralves (Porto). 30 Mai-1 Jun (Sex-Dom). Entrada gratuita
🏡 Já comprou a Time Out Lisboa, com as últimas aldeias na cidade?
🏃 O último é um ovo podre: cruze a meta no Facebook, Instagram e Whatsapp