A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
O Spiritus foi desenvolvido pela Irmandade dos Clérigos, juntamente com o ateliê OCUBO
Rui Jorge

Videomapping está de volta aos Clérigos – e há um evento grátis para o celebrar

‘Spiritus’, espectáculo imersivo que combina luz, som, arquitectura e poesia, está de volta. A 15 de Março há um evento gratuito para marcar o início da terceira edição.

Escrito por
Ana Catarina Peixoto
Publicidade

Se não conseguiu ver o espectáculo que consagrou, em 2023, a Igreja dos Clérigos como o local "mais notável do mundo", tem agora uma nova oportunidade. O Spiritus, espectáculo imersivo de videomapping, está de volta ao mais emblemático monumento do Porto para a sua terceira edição. Para assinalar o regresso desta iniciativa multimédia e do ciclo "Clérigos immersive: Spiritus of Classical Music", há um evento gratuito, ao ar livre, no dia 15 de Março, às 21.00. E não será só com vídeo: há dança e música ao vivo. 

O espectáculo vai ser acompanhado por uma exibição de dança aérea vertical de Chloé Apfel, ao longo dos mais de 75 metros de altura da Torre dos Clérigos. Cá em baixo, será a soprano Fabiana Pereira Magalhães e o violinista Rogério Monteiro, juntamente com as interpretações dos organistas Rui Soares e Fernando Cruz, a conduzir toda a experiência com melodias como Vocalise (Wojciech Kilar), Chevaliers De Sangreal (Hans Zimmer) ou Beethoven's 5 Secrets (OneRepublic – The Piano Guys).

O Spiritus foi desenvolvido pela Irmandade dos Clérigos, juntamente com o ateliê OCUBO, e inspirado no poema Afinal, a Melhor Maneira de Viajar é Sentir, do heterónimo Álvaro de Campos. Trata-se de um espectáculo totalmente imersivo, que combina luz, som, arquitectura e poesia e transporta os visitantes para uma viagem multisensorial. Tudo isto dentro da Igreja dos Clérigos. 

“O sucesso que o espectáculo imersivo Spiritus tem tido desde a sua primeira edição, com mais de 150 mil pessoas a visitar a Igreja dos Clérigos, revela que estamos a trabalhar no caminho certo”, sublinha, em comunicado, o director executivo da Irmandade dos Clérigos, António Tavares.

No dia 16 de Março, às 18.00, começa oficialmente a terceira edição do Spiritus. Já no dia 25 de Abril, às 21.00, estreia o primeiro concerto do "Clérigos Immersive Concert – Spiritus of Classical Music". Os bilhetes podem ser comprados na página da Portugal Agenda e na página do Spiritus

Igreja dos Clérigos, Rua de São Filipe de Nery. Seg-Sáb 18.00, 18.45, 19.30, 20.15, 21.00 e 21.45, Dom 18.00, 18.45 e 19.30. 10€

+ Brava! No Dia da Mulher, o Porto dança ao ritmo de uma nova festa feminista

+ Cultura em Expansão está de volta. Há mais de 70 espectáculos e oficinas gratuitas

Últimas notícias

    Publicidade