A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

World Press Photo 2018: as melhores fotografias estão expostas no Fórum da Maia

Escrito por
Patrícia Santos
Publicidade

O Fórum da Maia volta a receber uma exposição com as imagens vencedoras do concurso internacional que, nesta 61ª edição, distinguiu 161 fotografias, de um total de mais de 73 mil a concurso, conseguidas através da lente de 42 fotógrafos. As fotografias retratam o que aconteceu no mundo em 2017, desde conflitos bélicos à violência de género, “promovendo uma reflexão sobre o mundo actual e sensibilizando cada um de nós para a existência de desafios comuns para os quais todos podemos e devemos contribuir”, de acordo com informações avançadas no site da Câmara Municipal da Maia.

Entre as imagens, está a do holandês Kadir von Lohvisen, captada no aterro de Olusosun, em Lagos, na Nigéria, que foi distinguida com o primeiro prémio reportagem na categoria Meio Ambiente. A fotografia intitulada Crise Venezuelana, de Ronaldo Schemidt, venceu o World Press Photo 2018 na categoria Notícias. Também deste é a fotografia do ano, que retrata um manifestante em chamas na Venezuela, durante um dos protestos contra Nicolás Maduro, presidente do país.

Por entender “que uma imagem tem mais força e gera mais atenção do que qualquer mensagem escrita, tendo por isso maior poder de impulsionar os cidadãos para a cidadania activa”, a Câmara Municipal da Maia vai abordar a exposição "de uma forma absolutamente inovadora a nível mundial", adianta, "encarando-a na perspectiva da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e mostrando como cada fotografia premiada retratada está relacionada com os 17 Objectivos de Desenvolvimento Sustentável”.

Pode ver a mostra, que conta com o patrocínio da LIPOR e da Maiambiente, até 2 de Dezembro, gratuitamente, de segunda a sábado entre as 09.00 e as 23.00, e aos domingos das 10.00 às 18.00.

+ O 'Mês da Imagem do Porto' é o festival que quer pôr a fotografia e o cinema no mapa da cidade

+ Retrospectiva integral de Teresa Villaverde em Serralves

Últimas notícias

    Publicidade