Casa Ferreira

Restaurantes, Português Cedofeita
4 Gostar
Guardar
Casa Ferreira
1/3
Sopa de couve galega da Casa Ferreira
Casa Ferreira
2/3
Casa Ferreira
Casa Ferreira - Rojões à Portuguesa
3/3
Rojões à Portuguesa

Sempre gostei da Casa Ferreira. Não apenas da comida, muito caseira, muito boa, mas do conjunto em si. Daquele serviço atencioso e rápido, do sítio com paredes de pedra e sempre cheio de locais ao almoço, do balcão de entrada onde se ajustavam as contas e, volta e meia, se bebia um digestivo. A nova Casa Ferreira não tem este encanto. A mudança para a Rua do Breiner trouxe-lhe talvez o dobro do espaço e, ao que parece, pelo menos à hora do almoço, menos gente. As conversas dos outros ouvem-se mais, as mesas do principio da sala ficam ocupadas e lá ao fundo há um vazio - suponho que os grupos da noite dêem conta do recado.

Quanto à comida, garante o actual dono, filho do fundador, está tal e qual na mesma. "É a minha mãe que cozinha. Os pratos são iguais". A ementa é, aliás, a mesmíssima coisa. Está a canjinha e a alheira de bacalhau, estão lá os filetes de bacalhau com salada russa (que delícia!) e o bife à Ferreira, com queijo e fiambre, está a broa no couvert, tudo. Comi a sopa de espinafres do dia, uma açorda de bacalhau deliciosa, muito leve, pedaços de peixe, um ovo em cima para destruir, e um rolo de carne com queijo e fiambre, um pouco puxado ao alho demais. De sobremesa uma tarde de limão merengada sem grande história. Mas nada que nunca tenha acontecido na antiga casa.

Feitas as contas, com 7/8 à cabeça, há que dizer que não se sai encantado como nos tempos antigos, pela falta de alma na casa, mas sai-se igualmente bem alimentado. No final de contas, é isso que importa.

*As críticas da Time Out dizem respeito a uma ou mais visitas feitas pelos críticos da revista, de forma anónima, à data de publicação em papel. Não nos responsabilizamos nem actualizamos informações relativas a alterações de chef, carta ou espaço. Foi assim que aconteceu.

Por Marta Brown

Publicado:

Nome do local Casa Ferreira
Contato
Endereço Rua do Breiner, 248
Porto
4050-124
Horário Seg-Qua 12.00-15.30, Qui 12.00-15.30/ 19.30-22.30, Sex 12.00-15.30/ 19.30-00.00. Sáb 19.30-00.00
Preço Até 15€
É o proprietário deste estabelecimento?

You may be interested in:

LiveReviews|0
1 person listening