Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Porto icon-chevron-right Raiz

Raiz

Restaurantes, Português São Bento
2 /5 estrelas
Raiz
1/4
©José Saramago
Raiz
2/4
©José Saramago
Raiz
3/4
©José Saramago
Raiz
4/4
©José Saramago

A Time Out diz

2 /5 estrelas

Atenção, continuamos a tentar dar-lhe a informação mais actualizada. Mas os tempos são instáveis, por isso confirme se os espaços continuam abertos.

Há um novo tipo de dono de restaurante que prolifera.
 Pode ter formação em direito
 ou em microbiologia, gestão 
ou engenharia, mas do que ele realmente parece gostar é de design. O novo empresário da restauração sabe de cadeiras girinhas, sabe escolher uma fonte de letra moderna para o menu e tem até ideias para o grafismo do site. Muitas vezes é audiência do Querido, Mudei a Casa, conhece o catálogo actualizado da Area e do Ikea e sempre que pode introduz um elemento vintage ou uma nota de improviso home made na sala. Outra coisa que o distingue é o cuidado na escolha da louça: excita-se mais com o tachinho à la Cruiset do que com os rojões que lá vêm dentro (tenros mas desenxabidos). E há ainda o display dos pratos, é importantíssimo montar a comida com estilo: ovinhos sobre alheira (moles, cozidas), presunto sobre espargos (importados, grossos como troncos), sob canónigos, (muitos canónigos, canónigos por todo o lado). Por fim, o novo empresário da restauração só sabe fazer sobremesas em copinhos e comunica isso como algo original: por exemplo, o tiramisù (desconstruído, claro) são uns palitos de la reine secos misturados com pedaços de chocolate, doce de framboesa (!), e por cima o “apontamento” (empregado dixit): um golpe de vinho do Porto (espasmo nas papilas à primeira colherada).

Não tenho nada contra designers ou pseudo-designers. Mas se não percebem de cozinha, brinquem ao Gustavo Santos lá em casa. E poupem-nos. No caso, 22 euros.

*As críticas da Time Out dizem respeito a uma ou mais visitas feitas pelos críticos da revista, de forma anónima, à data de publicação em papel. Não nos responsabilizamos nem actualizamos informações relativas a alterações de chef, carta ou espaço. Foi assim que aconteceu.

Por Alfredo Lacerda

Publicado:

Detalhes

Endereço Largo dos Lóios, 8
Porto
4050-338
Contato
Horário Todos os dias 19.00-23.30
É o proprietário deste estabelecimento?
Também poderá gostar
    Últimas notícias