Rei dos Galos de Amarante

Restaurantes, Português Baixa
4 /5 estrelas
Rei dos Galos de Amarante - Sopa
1/2
Sopa de peixe
Rei dos Galos de Amarante
2/2
Rei dos Galos de Amarante

O nome deste restaurante deve-se ao anterior proprietário, que não só era de Amarante como vendia frangos no antigo Mercado do Anjo, ainda antes da construção do Palácio da Justiça. A D. Rosa e o Sr. Rodrigo, actuais proprietários, são amorosos e de uma simpatia e educação imaculada. Estão já algo cansados, mas fiquem todos sossegados que prepararam dignamente a nova geração.

É uma casa de comida e para comer. Esqueçam a decoração, as mesas e os copos, porque aqui o interesse é na matéria-prima de primeira qualidade e no sabor das coisas boas das nossas avós. Pedimos de entrada uma fatia de queijo da Serra, que estava maravilhosa. Cremoso mas sem se esbarrondar, com sal como deve ser e de origem bem identificada.

O Bacalhau à Moda da Casa é uma espécie de Bacalhau à Brás, sequinho, com o ovo no ponto, boa batata frita em tacho de azeite e duas originais rodelas de sumarenta laranja por cima. Opcionalmente podemos pedir duas colheradas de boa maionese caseira feita pela D. Rosa.

As tripas! Bom, as tripas são de Campeonato do Mundo. Cenoura a desfazer-se, molho espesso, pequenos pedaços de carne de vaca, bacon e chouriço de primeira categoria e com um toque de picante – das melhores tripas da cidade. Podem pedir cominhos para polvilhar. Acompanham com um óptimo arroz branco. Vale mesmo a pena à quinta-feira fazer esta visita só para as tripas.

De sobremesa, excelente requeijão de Seia com doce de abóbora e canela e amêndoas do Algarve laminadas. Dispensam qualquer alternativa.

No final temos uma conta a rondar os 10€, com café.

Na parede, um quadro de um grupo de clientes da Faculdade de Psicologia diz assim: “Cessem de Binet e dos Freudianos / As investigações grandes que fizeram / Cale-se de Piaget e dos Wallonianos / A fama dos calhamaços que escreveram / Que eu canto o presunto e o vinho de Amarante / Perante quem os clientes emudeceram / Cesse tudo o que a Psicologia cante / Que o saber do “Rei dos Galos” se alevante / Ass: A Academia do Rei dos Galos”

CóCóRóCóCó!

*As críticas da Time Out dizem respeito a uma ou mais visitas feitas pelos críticos da revista, de forma anónima, à data de publicação em papel. Não nos responsabilizamos nem actualizamos informações relativas a alterações de chef, carta ou espaço. Foi assim que aconteceu.

Por José Luís Rendeiro

Publicado:

Nome do local Rei dos Galos de Amarante
Contato
Endereço Rua das Taipas, 121
Porto
4050-600
Horário Seg-Qui 12.30-15.00; Sex 12.30-15.00/20.30-00.00, Sáb 20.30-00.00
Preço Até 20€
É o proprietário deste estabelecimento?
Static map showing venue location
LiveReviews|0
1 person listening