Restaurante O Gaveto

Restaurantes Matosinhos
O Gaveto - Sapateira
1/3
Sapateira, n' O Gaveto
O Gaveto
2/3
gaveto
3/3
O Gaveto

Por muitos e bons restaurantes que nasçam, há outros onde vale sempre a pena voltar. O Gaveto é um deles. Abriu em 1984 pelas mãos do pai de João e José Silva, actuais responsáveis, e continua a ser um porto seguro no que ao marisco diz respeito. "Quando o restaurante abriu, a classe média-alta saía do cinema e vinha cear marisco", revela João Silva.

Hoje em dia o marisco é procurado por toda a gente e, verdade seja dita, qualquer hora é boa para o devorar. Há pratos que são pedidos todo o ano, como as amêijoas à Bulhão Pato, e outros que sabem melhor no Verão, com um fino (ou dois, ou três), como os percebes. Há ainda, claro, muitas lagostas, lavagantes, ostras, santolas e sapateiras, canilhas e camarões da costa.

E é da sapateira que importa falar. Vem da Bretanha, no norte de França, e é servida com tostas. Um prato como este dá para alimentar três pessoas, também graças ao recheio. "Se for fêmea e tiver corais, é servida ao natural. Se for macho, é feito um preparado com broa, cerveja, ovo cozido, pickes, maionese e, claro, a parte comestível da sapateira", explica João.

Se quiser provar o prato mais vendido da casa, atire-se aos famosos filetes de pescada.

Publicado:

Nome do local Restaurante O Gaveto
Contato
Endereço Rua Roberto Ivens, 826
Matosinhos
4450-249
Horário Seg-Dom 10.00-01.00
É o proprietário deste estabelecimento?
Static map showing venue location
LiveReviews|0
1 person listening