Notícias

Um ano depois de abrir à cidade, Time Out Market Porto vence Prémio Nacional de Reabilitação Urbana

O projecto da autoria dos arquitectos Eduardo Souto de Moura e Luís Peixoto foi distinguido em duas categorias.

Escrito por
Time Out Market Porto
Time Out Market Porto
DR | Time Out Market Porto
Publicidade

Poucos dias depois de ter assinalado um ano de vida, o Time Out Market Porto, localizado na ala Sul da Estação de São Bento, recebeu um presente. O projecto da autoria dos arquitectos Eduardo Souto de Moura e Luís Peixoto foi distinguido em duas categorias da 13.ª edição do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana, que distingue as intervenções urbanas de maior valia para a sociedade nas suas diversas dimensões. 

Numa cerimónia que decorreu na passada quinta-feira, dia 15 de Maio, na Cidadela de Cascais, o Time Out Market Porto conquistou as categorias de “Melhor intervenção de uso Comercial & Serviços” e de “Melhor intervenção na cidade do Porto”. O trabalho de reabilitação transformou este espaço da ala Sul de São Bento num pólo gastronómico e cultural, preservando os elementos da construção original (e o património histórico) e, em simultâneo, adaptando o interior para acolher vários espaços – actualmente 13 restaurantes, dois bares e uma loja.

Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2025
Marcelo Albuquerque de LimaOs responsáveis do Time Out Market Porto no Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2025

Além de toda a zona da estação, a praça exterior do Time Out Market Porto conta ainda com uma torre de 21,40 metros de altura, inspirada nos antigos depósitos de água ferroviários, que oferece uma vista privilegiada sobre a cidade do Porto. 

“Estamos muito orgulhosos e felizes por receber este prémio, é a valorização do impacto urbanístico que o Time Out Market Porto tem na cidade. A reabilitação de um espaço tão emblemático é a prova de que é possível preservar o património e criar, em simultâneo, um projecto inovador e relevante para a comunidade”, sublinha Inês Santos Almeida, directora do Time Out Market Porto.

O Time Out Market Porto foi inaugurado em Maio de 2024, devolvendo à cidade um edifício, até então, fechado ao público. O projecto de reabilitação marcou o renascimento deste local com cerca de dois mil metros quadrados, onde a melhor gastronomia e cultura da cidade se encontram.

+ Porto vai pôr à prova mais de 130 vinhos de Trás-os-Montes

+ Falar da perda ainda é tabu? Festival do Luto quer quebrar o silêncio e estreia-se no Porto

Últimas notícias
    Publicidade