A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Cosy Castle Apartment
© Cosy Castle Apartment

Os melhores Airbnb no Castelo e na Mouraria

Não perca os terraços com algumas das melhores vistas da cidade, mesmo no centro histórico. Eis os Airbnb no Castelo e na Mouraria onde queremos ficar.

Escrito por
Ricardo Farinha
Publicidade

O Castelo de São Jorge é um dos principais monumentos de Lisboa, e o bairro do Castelo um dos sítios mais castiços para passar uns dias na capital portuguesa – ou, ali mesmo ao lado, na zona da Mouraria, típica, multicultural, pitoresca e com uma enorme ligação ao fado: dali surgiram a mítica Severa, Fernando Maurício ou Mariza. 

As vielas e becos não mentem: aquelas ruas estão recheadas de história e a melhor maneira de a absorver é ficar por ali, apesar de ser uma zona cada vez mais turística. Existem muitos alojamentos nesta área de Lisboa, nomeadamente em prédios antigos que foram completamente remodelados. E não faltam apartamentos com terraços, pátios ou varandas com vistas extraordinárias sobre a Baixa. Se optar pelo Castelo ou pela Mouraria, aqui tem algumas sugestões de Airbnb para uma boa estadia.

Recomendado: Cinco coisas que não sabe sobre o Castelo de São Jorge

Os melhores Airbnb para uma estadia no Castelo e na Mouraria

  • Hotéis
  • Apartamentos para alugar
  • Castelo de São Jorge

Um Airbnb com jardim e piscina privada (e aquecida) no centro de Lisboa? Mesmo nas traseiras do Castelo de São Jorge? Sim, existe. Foi construído num antigo prédio em ruínas, que tem sido, aliás, o modus operandi de Ana Vieira, professora reformada, e do seu marido que trabalha no sector da construção civil. Adquirem ruínas, reconstroem, remodelam, e depois colocam as casas ao dispor dos hóspedes. A Courtesy Morning Apartments é uma empresa familiar e o sucesso depende mesmo disso. “Todo o atendimento é personalizado”, explica Ana. “Tratamos bem as pessoas, tal como nós gostaríamos de ser tratados. Temos comodidades com fartura, desde pastéis de nata a uma garrafa de vinho do Porto, e preparamos dossiers sobre os principais locais de interesse à volta. Se houver miúdos, deixamos brinquedos.”

Este apartamento luxuoso é para quatro pessoas, sendo que existem duas suítes de casal, e uma cozinha equipada aberta para a sala espaçosa. O jardim pode servir para descansar do reboliço da cidade ou para tomar refeições ao ar livre, num ambiente confortável e relaxante, mesmo no caos do centro histórico. Porém, terá de reservar a casa para uma estadia de, pelo menos, quatro noites.

  • Hotéis
  • Apartamentos para alugar
  • Castelo de São Jorge

Com uma decoração clássica e diferente do habitual, este alojamento fica junto do Castelo de São Jorge e é gerido por Ernest Griszka, um lituano-polaco que se apaixonou por Portugal completamente por acaso. “Quando estudava em Varsóvia conheci um amigo que adorou Portugal e estava a pensar vir estagiar para cá, perguntei se também podia vir.” Ernest fez um estágio numa empresa de turismo em 2015, numa altura em que o Airbnb era algo relativamente recente. Hoje, gere oito casas e divide o seu tempo entre Lisboa e a Polónia, para onde está a expandir o negócio. “Quando encontrei este apartamento, senti mesmo que tinha o ambiente do Castelo. É bastante grande e muito clássico.” Com uma área de 120 metros quadrados, tem capacidade para acolher seis hóspedes em três quartos, sendo que dispõe ainda de duas casas de banho e uma cozinha equipada.

Publicidade
  • Hotéis
  • Apartamentos para alugar
  • Martim Moniz

É na Praça Martim Moniz, no sopé da Mouraria, que fica esta penthouse extraordinária, com um enorme terraço com vista para o Castelo de São Jorge e para a Baixa de Lisboa. Este é um apartamento duplex de luxo, que foi comprado de propósito para servir de alojamento turístico, e que pode albergar até oito pessoas: tem quatro quartos, três casas de banho, uma sala espaçosa e uma cozinha. Abriu em 2017 e tem sempre muita procura, tanto pelo espaço como pela localização. Por isso, não se deixe dormir e reserve com antecedência. 

  • Hotéis
  • Apartamentos para alugar
  • Castelo de São Jorge

A 50 metros da entrada do Castelo de São Jorge fica este apartamento com muita pinta. Fruto de um investimento estrangeiro, tem capacidade para acolher seis hóspedes em três quartos, além de ter uma sala bastante ampla, uma cozinha e um terraço óptimo para refeições ao ar livre. O conforto é o de um hotel de cinco estrelas, com a vantagem de poder usufruir dele com toda a privacidade. Começou a receber pessoas em 2017 e desde então que é muito procurado — principalmente por famílias.

Publicidade
  • Hotéis
  • Apartamentos para alugar
  • Castelo de São Jorge

É um apartamento pequeno, mas não lhe falta bom gosto. Transformou-se num Airbnb em 2018 para todos os que não procuram uma estadia de luxo, mas ainda assim desejam ficar numa casa agradável e no centro histórico de Lisboa. Acolhe até quatro hóspedes, mas é ideal para dois, porque só tem um quarto (ainda que disponha de um sofá-cama). Se viajar com crianças, tenha em atenção que não é a zona mais simples para circular com carrinho de bebé e que o estacionamento é um quebra-cabeças. 

  • Hotéis
  • Apartamentos para alugar
  • Castelo de São Jorge

Este apartamento destaca-se pelo design sofisticado, com uma decoração de interiores elegante e minimalista. Perfeito para um casal, visto que tem apenas um quarto, pode receber mais duas pessoas no sofá-cama instalado na sala. Fica no animado bairro do Castelo, mas numa rua bastante pacata e tranquila.

Publicidade
  • Hotéis
  • Apartamentos para alugar
  • Castelo de São Jorge

Com uma decoração original, este adorável pequeno apartamento de águas furtadas serve perfeitamente para uma estadia a dois. Fica em pleno bairro do Castelo de São Jorge, tem uma cozinha equipada e inclui equipamentos para bebés caso seja necessário – o único senão, se trouxer a criança a reboque, é que o facto de ficar no centro histórico faz com que a casa não seja acessível de carro. Decisões, decisões...

  • Hotéis
  • Apartamentos para alugar
  • Castelo de São Jorge

Todo o prédio do número 160 da Rua Costa do Castelo, que tem cerca de 400 anos, pertence aos mesmos donos, que o remodelaram por completo para o transformarem em vários Airbnb. O mais impressionante é este apartamento com três suítes, com uma decoração cuidada, que pode acolher até nove pessoas, e que tem uma vista fantástica sobre Lisboa, a quem pode dizer "Olá" mal salte da cama. Trata-se de um duplex com um pátio amplo, para refeições ao ar livre em família ou numa viagem de amigos, sendo que a zona exterior fica li-te-ral-men-te encostada à muralha do Castelo de São Jorge.

Publicidade
  • Hotéis
  • Apartamentos para alugar
  • Castelo de São Jorge

O entusiasmo que puseram no nome - de cortar a respiração! Impressionante! – é o mesmo que se sente ao entrar neste apartamento de 120 metros quadrados. O que mais se destaca é o mobiliário original e diferenciador, como as estantes de livros na sala, a ilha da cozinha ou as mesas de cabeceira. A gestora do alojamento garante que é muito escolhido pela forma como está decorado, além de não ser comum haver Airbnbs tão espaçosos nesta zona da cidade. Com três quartos, pode receber oito pessoas. Tem uma cozinha completamente equipada, sala, três casas de banho e uma varanda com vista para a Baixa de Lisboa e o Tejo.

  • Hotéis
  • Apartamentos para alugar
  • Castelo de São Jorge

Acolhedor, confortável e romântico. Assim é este Cosy Castle Apartment, que tem um quarto de casal, uma sala e uma cozinha equipada. Se não estiver numa onda de namoro, pode acolher mais duas pessoas no sofá-cama. Um dos principais destaques é a varanda com vista para o Tejo, onde se pode desfrutar do pequeno-almoço ou de um jantar a dois ao final do dia. “A localização é chave. Ali no castelo, as pessoas gostam muito de ter muita coisa para fazer durante o dia, mas à noite é muito calmo. Gostam de ouvir os pavões residentes do castelo [risos]. É bastante romântico até. É muito procurado por casais, vários em lua de mel. Saem de casa e é só escolherem os restaurantes ou as casas de fado”, explica a gestora deste Airbnb, Susana Ezequiel, que gere este e outros apartamentos em Lisboa com o marido e a sogra.

Outras escapadinhas

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade