A Time Out na sua caixa de entrada

Bloco Sardinha Imperial
Bloco Sardinha Imperial

Tudo o que pode fazer no Carnaval em Cascais

Não perca os desfiles, os concursos de máscaras e os bailes para celebrar uma das épocas mais divertidas do ano.

Escrito por
Ricardo Farinha
Publicidade

Esta vida são dois dias. E o Carnaval, já dizia o outro, são três. Numa das épocas mais divertidas do ano, não vão faltar cortejos, concursos de máscaras e bailes populares por todo o lado. Cascais não é excepção – e, do centro aos arredores, estão programadas inúmeras actividades, tanto para miúdos como para graúdos. Não há bela sem senão: a farra vai implicar alguns cortes de trânsito no concelho nos próximos dias: fique a par de tudo no site da autarquia logo depois de ler o nosso roteiro de Carnaval em Cascais. Vão ser dias épicos e cheios de folia. Posto isto, só sobra uma questão: já sabe de que se vai mascarar?

+ As melhores coisas para fazer em Cascais em Fevereiro

Tudo o que pode fazer no Carnaval em Cascais

  • Miúdos
  • Crianças

No dia 12 de Fevereiro, os miúdos poderão celebrar o espírito do Carnaval e expressar a sua criatividade através da arte da pastelaria com o workshop Um Doce de Doce que decorrerá no Cascais Food Lab. O curso, liderado pela pasteleira Graziela Peroza, vai ensinar os chefs em potência a fazer a massa amanteigada de baunilha, a pincelar o glacê e a decorar as suas bolachas carnavalescas.  

  • Atracções
  • Parques e jardins
  • Cascais

O centro de Cascais promete ser um dos pontos de folia neste Carnaval. A 10 de fevereiro, pelas 15.00, vários grupos unem-se no cimo da Avenida D. Carlos para desfilarem até ao Jardim Visconde da Luz, passando pela Rotunda Francisco Sá Carneiro e pelo Mercado da Vila. No dia 13, acontece o cortejo do bloco Sardinha Imperial pelas ruas da vila. A concentração está marcada para as 14.00, na Praça 5 de Outubro.

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Mercados e feiras

Pela terceira vez, o Mercado da Vila transforma-se num espaço de animação no Carnaval com a programação da Vila Folia, preparada em conjunto com o restaurante brasileiro Dona Ana Baiana, que fica ali mesmo. Entre 11 e 13 de Fevereiro, haverá concertos de pagode, forró e uma roda de samba; insufláveis para os miúdos; actividades de animação infantil; e pequenos desfiles com os blocos de Carnaval Sardinha Imperial e Cuiqueiros. Além disso, durante o dia 12 haverá uma edição especial dos mercados Artistas no Bairro e Happy Life, que contará com a presença de marcas locais de artesanato e moda, entre outras.

  • Coisas para fazer

Carcavelos também tem direito às suas celebrações. A festa arranca a 10 de Fevereiro, a partir das 21.00, na Sociedade Recreativa e Musical de Carcavelos. No dia seguinte, pelas 15.30, o mesmo local acolhe um concurso de máscaras infantis. Já a 12 de Fevereiro, é a vez de um dia dedicado à zumba, com muita dança e animação à mistura a pensar no público mais velho. O programa fica concluído no dia 13 com o entrudo chocalheiro, numa tarde que também contará com música do Grupo de Sopros.

Publicidade
  • Restaurantes
  • Cascais

A floresta amazónica da Casa da Guia, mais conhecida como Palaphita, promete celebrar em grande o Carnaval — ou não existisse uma ligação tão umbilical ao Brasil. O espaço conta com uma programação especial para o mês de Fevereiro, que arrancou no dia 3 e tem o seu apogeu a 10, com a apresentação do bloco de Carnaval Bué Tolo, que também inclui um concurso de máscaras. O dia 11 será dedicado aos miúdos, com um concurso de disfarces infantis e pinturas faciais para todos. Segue-se, por fim, no dia 17, a actuação da banda Samba Fixe.

  • Coisas para fazer
  • Cascais

A zona da Malveira da Serra e de Janes é uma das que terá mais programação dedicada ao Carnaval. O grupo Os Tarrubuças, o mais antigo do género no concelho, vai desfilar a 11 e a 14 de Fevereiro.  Estão previstos cerca de 700 foliões e uma dúzia de carros alegóricos do Movimento Cultural, Associativo e Recreativo de Cascais, que todos os anos se juntam para manter viva a tradição. Além disso, durante esses dias haverá diversos bailes e festas na Sociedade de Instrução e Recreio de Janes e Malveira e na Sociedade Familiar e Recreativa da Malveira Serra.

Publicidade
  • Hotéis
  • Cascais

Que tal um brunch de Carnaval à brasileira? O Hotel Cascais Miragem e o seu restaurante Oásis Terrasse prepararam um menu especial para 11 de Fevereiro, a partir das 12.30 e até às 15.00, onde não vai faltar feijoada à brasileira e caipirinhas, bem como DJ sets que prometem tornar toda a experiência num pequeno sambódromo. Pode fazer uma reserva online.

  • Atracções

A Amoreira é outra das zonas do concelho que gosta de brincar ao Carnaval. No dia 10, a partir das 15.00, haverá um desfile do Grupo de Instrução Popular da Amoreira. Logo a seguir, acontece o concurso e baile de máscaras infantil. A partir da meia-noite, também no Grupo de Instrução Popular da Amoreira, organiza-se um concurso de matrafonas. A 12 de Fevereiro, há concurso de máscaras para adultos no mesmo local.

Publicidade
  • Coisas para fazer

Alvide terá, a 10 de Fevereiro, um baile de Carnaval na Sociedade Musical Sportiva Alvidense, a partir das 22.00. O conjunto Nova Imagem estará responsável pela festa, e também toca no dia seguinte, a partir das 15.00, no mesmo local. Nesse mesmo dia, 11 de Fevereiro, pelas 11.30, acontece o desfile de Carnaval pelas ruas de Alvide.

  • Atracções
  • Quintas

A Quinta do Pisão, o maior parque natural do concelho, também entra no espírito. A 10 de Fevereiro, acontece o desfile de máscaras em que os miúdos poderão conviver com os burros locais. No dia 11, há pinturas faciais e um desafio de passar pelo Trilho do Cuquedo, história com origem num livro de Clara Cunha e Paulo Galindro. As inscrições têm de ser feitas através do email atividadesnatureza@cascaisambiente.pt, através do qual também pode obter mais informações.

Publicidade
Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade