Notícias

Festas do Mar 2025: como chegar, que ruas evitar e que concertos ver

Com entrada livre, as grandes festas de Cascais arrancam já esta quinta-feira, 28 de Agosto, e prolongam-se até 7 de Setembro. Conheça toda a programação e os detalhes deste ano.

Ricardo Farinha
Escrito por
Ricardo Farinha
Festas do Mar
DR
Publicidade

As muito esperadas Festas do Mar estão de volta a Cascais a partir desta quinta-feira, 28 de Agosto, e até 7 de Setembro. A entrada é livre e a Baía vai encher-se novamente de milhares de pessoas para assistirem aos concertos de diferentes géneros, sempre em português. Além da música, entre o Jardim Visconde da Luz e a Cidadela de Cascais, haverá também bancas de artesanato e food trucks. Eis tudo o que precisa de saber para mais uma edição.

Quais são os principais concertos das Festas do Mar?

Ao contrário das edições anteriores, desta vez o palco principal (o Palco Cascais) acolhe três concertos por noite: às 19.00, às 20.00 e às 22.00. Grandes nomes da música portuguesa, de diferentes gerações e géneros musicais, encabeçam cada serão. No último dia, ao espectáculo especial da Orquestra Sinfónica de Cascais dedicado ao “melhor da música portuguesa” segue-se o já tradicional fogo-de-artifício.

28 de Agosto

Latte (19.00)

HMB (20.00)

Pedro Abrunhosa (22.00)

29 de Agosto

Duque Província (19.00)

Carolina de Deus (20.00)

Rui Veloso (22.00)

30 de Agosto

Filipe Gonçalves (19.00)

Capitão Fausto (20.00)

António Zambujo e Miguel Araújo com o espectáculo “Os Coliseus vão à Baía” (22.00)

Miguel Araújo e António Zambujo
Fotografia: Arlindo CamachoMiguel Araújo e António Zambujo

31 de Agosto

Sofia Hoffman (19.00)

Vizinhos (20.00)

Bárbara Bandeira (22.00)

4 de Setembro

Bianca Barros (19.00)

João Só (20.00)

Richie Campbell (22.00)

5 de Setembro

Diamantina e Tiago Correia (Fado à Janela) (18.30)

Isabelinha (19.00)

Ricardo Ribeiro (20.00)

Carminho (22.00)

6 de Setembro

Charli Elle (19.00)

Santos & Pecadores (20.00)

D.A.M.A (22.00)

7 de Setembro

Rui Remix (19.00)

Ténis Bar (20.00)

Orquestra Sinfónica de Cascais com “o melhor da música portuguesa” (22.00)

E o que acontece no Palco Super Bock?

Como sempre, as Festas do Mar apostam nos jovens talentos locais da música e este ano não é excepção. A programação dedicada a artistas emergentes acontece no Palco Super Bock, na Cidadela de Cascais, com a muralha como pano de fundo. As actuações começam sempre pelas 18.00 (uma hora antes de a música começar a tocar no palco principal) e este ano passam por lá LEFT. (28 de Agosto), Simão Correia (29 de Agosto), MANILA (30 de Agosto), Carlota Ulrich (31 de Agosto), Benedita Sarsfield (4 de Setembro), Marta Per (5 de Setembro), HERA (6 de Setembro) e a dupla de Diogo Oliveira e Mafalda Costa (7 de Setembro), que venceu o concurso Talenta-te.

Também há programação para os miúdos?

Pois claro que há – este ano, a programação infantil salta do palco principal na Baía para o Jardim Visconde da Luz, com espectáculos com diferentes personagens de animação de sexta-feira a sábado, sempre às 17.00. São eles os Ursinhos Carinhosos (29 de Agosto), Masha e o Urso (30 de Agosto), Miraculous e Ladybug (31 de Agosto), Bluey (5 de Setembro), Coelho Simão (6 de Setembro) e My Little Poney (7 de Setembro).

Bluey en Festival en Campo de FYJA Polanco 2024
Foto: Cortesía Bluey Canal Oficial Español

Como chegar às Festas do Mar?

Tendo em conta a enorme afluência, os transportes públicos são a principal recomendação da organização. Se vier de Lisboa, de Oeiras ou da Linha, o ideal será utilizar o comboio e sair na estação de Cascais. Os horários estão disponíveis no site da CP. Nos dias de concertos, haverá comboios a partir de Cascais em direcção a Lisboa à 01.30. Em alternativa, várias carreiras da Carris Metropolitana passam por Cascais — consulte os horários online

Pode ainda apanhar os autocarros da MobiCascais, com horários disponíveis no site oficial, que são gratuitos para quem tem o cartão Viver Cascais (disponível para residentes, estudantes e trabalhadores de Cascais) e serão reforçados nestes dias. Se apanhar um transporte público mas ficar longe da Baía, com o mesmo cartão pode utilizar gratuitamente uma trotinete ou uma bicicleta da rede partilhada para fazer o trajecto necessário.

E se quiser levar o carro?

Embora não sejam dias fáceis para quem circula de carro por Cascais, a vila dispõe de uma série de parques de estacionamento e de centenas de lugares à superfície. O maior parque de estacionamento é o da Marina de Cascais, com 866 lugares – fica a poucos minutos a pé do palco principal. Em alternativa, pode deixar o carro em Carcavelos, São João do Estoril ou no Centro de Congressos e de Cultura do Estoril, onde será mais fácil encontrar lugares vagos, e a partir desses locais apanhar um transporte público.

A autarquia criou um mapa com a indicação de todos os sítios onde pode deixar o carro em Cascais durante as Festas do Mar.

festas do mar estacionamento
Câmara Municipal de Cascais

O trânsito vai estar cortado em algum lado?

Se levar o carro para Cascais, tenha também atenção aos cortes de trânsito. Entre a meia-noite de 27 de Agosto e as 17.00 de 8 de Setembro, o troço entre a Rotunda Filipe Nobre de Figueiredo (no Jardim Visconde da Luz) e a Rotunda João Paulo II (do Centro Cultural de Cascais) estará totalmente cortado. 

Em dias de concerto, apenas será permitida a passagem no sentido Rotunda Filipe Nobre de Figueiredo em direcção ao Centro Cultural de Cascais pela Rua Marques Leal Pancada e Rua Luís Xavier Palmeirim, até às 18.00, a veículos prioritários, moradores, cargas e descargas, Hotel Baía e outros que sejam considerados necessários. Além disso, o trânsito estará completamente cortado na Avenida D. Carlos I até à Rua Tenente Valadim, para colocação de viaturas de street food. Pelo mesmo motivo, haverá constrangimentos à linha MobiCascais M27, que podem ser conhecidos online.

Existe ainda uma série de locais em que o estacionamento foi reservado para efeitos de montagem e desmontagem por parte da produção. É o caso da Avenida Papa Francisco (sentido ascendente após a Rua Luís Xavier Palmeirim e sentido descendente até à entrada da Cidadela, até 08 de Setembro); do Largo Mestre Henrique Anjos (com alteração de circulação na rua em frente à PSP, que passará a ter dois sentidos, até 9 de Setembro); da Avenida D. Carlos I (após a entrada da Cidadela, até 8 de Setembro); e da Rua do Poço Novo e o Beco do Teatro (até 7 de Setembro). 

A que é que dá direito o cartão Viver Cascais?

Os residentes, trabalhadores e estudantes de Cascais com cartão Viver Cascais voltam a poder ver os concertos de uma zona privilegiada, mesmo junto ao palco. Só não se podem esquecer de levantar as suas pulseiras (duas por titular, no máximo), a partir das 16.00, no quiosque preparado para o efeito: os lugares são limitados. 

Então e para comer e beber, não há nada?

Há, pois: todos os dias de concerto, entre o meio-dia e a 01.00, pode contar com dezenas de bancas de comida e artesanato entre o Jardim Visconde da Luz e a Cidadela de Cascais.

Ainda há mais?

Há a Procissão de Nossa Senhora dos Navegantes, tradição desde 1942 que está na origem daquilo que viriam a ser as Festas do Mar. A procissão começou a ser feita no ano em que as obras na Igreja dos Navegantes ficaram concluídas. Embora tenham existido alguns interregnos ao longo dos tempos, desde 1992 que acontece de forma contínua.

  Procissão de Nossa Senhora dos Navegantes
DR

Os andores com as imagens de devoção vão por terra e pelo mar, desde a Igreja de Nossa Senhora da Assunção até ao cais da Praia da Ribeira, onde são colocados nos barcos de pesca, para seguirem até à zona da Guia. É lá que se cumpre um dos rituais mais marcantes e simbólicos, com a oração de homenagem aos pescadores falecidos. Invocam-se preces, lançam-se flores ao mar e os barcos buzinam.

Este ano, acontece a 7 de Setembro pelas 15.00. 

Festas do Mar, Cascais. Qui-Dom, 28 Ago-7 Set. Grátis

Últimas notícias de Cascais 

Sabia que vai nascer em Cascais uma piscina de ondas de “tecnologia avançada” e um centro de surf de alto rendimento? Se a sua "praia" é mais comer e beber, olha que os hambúrgueres da Street Smash Burger chegaram à Rua Amarela e que o Panorama Beach Club está de cara lavada e mais descontraído.

Últimas notícias
    Publicidade