Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Porto icon-chevron-right Quatro cursos de fotografia online

Quatro cursos de fotografia online

Nem só com maratonas de cinema no sofá e experiências na cozinha se enfrenta uma quarentena. Também pode passá-la a aprimorar qualidades. Estes quatro cursos de fotografia são a ajuda de que precisa.

Fotografia, Máquina Fotográfica, Câmara
© Noemi Macavei Katocz
Por Patrícia Santos |
Publicidade

Até ordem em contrário, não se pode sair de casa, mas o momento há-de chegar e queremos que esteja preparado para capturar a sua cidade e o mundo da forma que merecem. Com esta ideia em mente, ajustámos as objectivas e fomos à procura dos cursos e dicas de fotografia online que o vão ajudar a tornar-se num especialista nesta área. Reunimos-lhe quatro, de entidades como o Instituto de Fotografia e Canon Portugal.

Recomendado: Leia aqui a edição desta semana da Time In Portugal

 

Quatro cursos de fotografia online

Nikon School

Não precisa de ter uma câmara da marca japonesa para usufruir das dez aulas online que disponibiliza, gratuitamente, até ao final de Abril. Apesar de algumas das sessões, leccionadas por profissionais da área, serem dedicadas a produtos da Nikon, há outras que se debruçam sobre questões básicas desta arte que consiste na captação de luz e sombras. Temas como o funcionamento dos equipamentos, os primeiros passos com uma DSLR, a criação de vídeos e o flash vão ser abordados no decorrer das aulas. Para aceder a elas, basta registar-se no site da Nikon School e, só depois, na página dedicada ao curso.

Preço: Grátis.

Canon Portugal

A representante da Canon em Portugal também quer utilizar o período de isolamento para o ajudar a adquirir uma nova competência ou aperfeiçoar as suas capacidades com uma máquina na mão. Como? Através de transmissões em directo com profissionais experientes, na sua página de Instagram, onde também partilha dicas de fotografia. Conversas com o fotojornalista José Sarmento Matos e truques para fotografar os animais de estimação já foram divulgados e continuam disponíveis. Esteja atento para não perder os próximos.

Preço: Grátis.

Publicidade

Studio 8A

Com as formações, cursos e workshops presenciais cancelados por tempo indeterminado, o Studio 8A, em Lisboa, voltou-se para o online e disponibilizou três oficinas, ideais para todos os que pretendem aventurar-se no mundo da fotografia sem pôr os pés fora de casa. Iniciação à Fotografia, Fotografia com Telemóvel e Conheça a sua Máquina são os cursos que pode escolher.

“Se já possui uma máquina mais completa, e quer tirar partido do seu grau de exigência”, a primeira opção, composta por três aulas de uma hora cada, é a que lhe interessa.

Caso o objectivo seja o de ser capaz de conseguir fotos de aspecto profissional usando apenas o telemóvel, o segundo curso, que se desdobra em duas aulas de uma hora e ensina “a tirar partido das performances cada vez mais sofisticadas dos smartphones”, é o indicado.

Já o terceiro, com três aulas de uma hora, diz-lhe quais as funcionalidades dos equipamentos que deve mesmo conhecer. A par destas formações individuais, o Studio 8A vai disponibilizar um conjunto de tutoriais no seu canal de YouTube.

Preço: 30-50€

Instituto de Fotografia

Câmaras, lentes, exposição, medição, iluminação, equipamento, retoque, resolução e impressão são alguns dos temas que vão ser tratados ao longo dos 12 módulos e 12 trabalhos interactivos que compõem este curso do Instituto de Fotografia. Estruturada para ser concluída em cerca de seis meses – período que pode ser estendido para um ano, caso seja necessário –, a formação vai transmitir-lhe os conhecimentos indispensáveis para a construção de uma carreira como fotógrafo profissional freelancer, garantem. Alguns dos melhores profissionais da área contribuíram com o seu conhecimento para a criação deste curso, com direito a certificado.

Preço: 799€ (pode pagar em 24 prestações semanais ou seis mensais).

Mais para fazer

O Rijksmuseum, em Amesterdão, é um dos museus que pode visita
© DR
Coisas para fazer, Exposições

12 museus internacionais para visitar sem sair do sofá

Graças à Internet, nunca foi tão fácil estar entretido entre quatro paredes. No entanto, para quem não dispensa uma visita ao museu para contemplar as obras de mestres de arte renascentista ou de nomes relevantes da arte contemporânea, fazer scroll infinitamente nas redes sociais ou devorar uma temporada (ou várias) de uma série na Netflix não é suficiente. Felizmente, há vários museus que apresentam visitas guiadas virtuais às suas colecções e exposições para que não lhe falte a sua dose diária de arte. Muitos estão presentes na Google Arts & Culture, projecto em que a Google colabora com mais de 1200 instituições em todo o mundo para levar a arte a todos. Deixe-se ficar no sofá e, sem filas ou bilhetes à mistura, só tem é de aproveitar.

My Parents, David Hockney
©DR
Arte, Pintura

10 obras de arte que nos lembram como é bom estar em casa

Quantos de nós desejam, todos os dias, ter mais tempo para estar em casa? Agora que o temos de sobra devido ao surto de Covid-19, mal podemos esperar para sair à rua de novo. E se nunca foi tão fácil estar entretido dentro de portas, a ausência de rotina pode tornar esta quarentena penosa. Por isso, reunimos dez obras de arte que mostram como o interior pode ser um lugar de conforto e lazer. Nelas, vemos actividades rotineiras como estrelar ovos ou ver o mundo pela janela, passatempos como tocar piano ou trocar cartas ou detalhes preciosos como o raio de sol que preenche uma sala vazia. Aproveite e veja como é bom estar em casa.

Recomendado
    Também poderá gostar
      Publicidade