
Seis videojogos para combater o stress
Anda preocupado com a vida e com o futuro? Pegue no comando e experimente um destes jogos anti-stress. Não se vai arrepender.
A vida não está fácil. A ansiedade é generalizada e palpável, as depressões cada vez mais comuns. O mundo mudou de repente e ainda estamos a aprender a lidar com esta nova anormalidade.
Mas uma coisa é certa – depois de um dia complicado na firma ou na escola, há poucas coisas melhores do que sentar o rabo no sofá, meter um comando nas mãos e jogar um joguinho. Alguns ajudam mesmo a diminuir os níveis de stress, quer pela suas propriedades relaxantes, quer por serem um lugar onde podemos largar a nossa raiva sem preocupações. Estes jogos têm-nos ajudado a lidar com 2020.
Recomendado: Os melhores jogos de realidade virtual
Três jogos para relaxar:
Animal Crossing: New Horizons

É o jogo oficioso da pandemia. Percebe-se porquê. Num período de incerteza, e em que passamos mais tempo fechados em casa, o título da Nintendo transporta-nos para uma ilha paradisíaca onde está (quase) sempre sol, cada um faz o que quer e palavras como “stress” e “ansiedade” não vêm no dicionário.
Disponível para Switch
Stardew Valley

Quem é que nunca pensou em virar as costas ao rebuliço citadino e ir viver para o campo? É isso mesmo que fazemos em Stardew Valley, uma encantadora simulação agrícola e comunitária, que pode e deve ser consumida em pequenas e relaxantes doses diárias, ao longo de meses a fio.
Disponível para Android, iOS, Mac, PC, PlayStation 4, Switch e Xbox One
The Legend of Zelda: Breath of the Wild

É o melhor videojogo da década passada. Uma grande aventura exploratória, num vasto mundo aberto e onde a nossa liberdade é absoluta. Há uma história e objectivos que convém completar, mas tudo pode ser feito ao ritmo de cada um, ou até ignorado. E é sempre divertido.
Disponível para Switch e Wii U
Três jogos para partir maxilares:
EA Sports UFC 4

A maior parte dos jogos de pancada têm um ritmo frenético. São rápidos e intensos. Este, não. No simulador de artes marciais mistas da Electronic Arts, a maior parte do tempo é passada em busca de uma aberta, a desgastar os rivais, que podem ser tombados com um murro bem dado. É o que se quer.
Disponível para PlayStation 4 e Xbox One
Street Fighter V

Não é apenas mais um jogo de porrada, é “o” jogo de porrada. A série da Capcom é uma referência do género desde os 80s, e a mais recente entrega consegue ser ao mesmo tempo acessível e complexa. Os assinantes do serviço PlayStation Now podem jogar este clássico sem gastar mais um tostão.
Disponível para PC e PlayStation 4
Streets of Rage 4

Mais um clássico actualizado para os nossos dias. Aqui, andamos pelas ruas de uma metrópole onde os bandidos são mais que as mães e os nossos punhos são a única lei. Os punhos e os pés, vá. Os gráficos são cartunescos, a banda sonora é uma delícia e os combates são fluídos e físicos. Maravilha.
Disponível para PC, PlayStation 4, Switch e Xbox One