Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Porto icon-chevron-right As livrarias do Porto que entregam livros em casa
Flâneur
© Flâneur

As livrarias do Porto que entregam livros em casa

Estão de portas fechadas, mas esta é a melhor altura para ler livros e apoiar as livrarias independentes do Porto. Saiba onde encomendar as suas leituras.

Por Ana Patrícia Silva
Publicidade

O Porto é um paraíso para os amantes de livros. Nesta altura, em que passamos mais tempo enclausurados, os livros são uma boa companhia. Com um bom livro, é mais fácil escapar à realidade que agora que nos prende entre quatro paredes. O prazer de ler – de desaparecer e de mergulhar num mundo melhor – é uma solidão bem acompanhada. Fique em casa, mas não fique sem livros. Apoie as livrarias independentes do Porto. Siga esta lista para saber onde pode continuar a encomendar as suas leituras.

Recomendado: As melhores livrarias no Porto

 

Livrarias independentes do Porto:

Flanêur
Flanêur
© DR

Flâneur

A Flâneur é uma livraria generalista e encantada, para quem ama livros, chá e bolos. Agora, como no início da sua feliz história, a Flâneur anda de porta em porta a entregar os livros de bicicleta, em embrulhos amorosos. Os pedidos de encomendas podem ser feitos através do site, Facebook, Instagram, por telefone (916961281 / 912110954) ou pelo email livraria@flaneur.pt.

Mundo Fantasma
Mundo Fantasma
© DR

Mundo Fantasma

A Mundo Fantasma é a meca da banda desenhada. Comics, sci-fi, mini-séries completas, zines, mangá, Fantastic Four, New Mutants, Spider-Man, X-Files, X-Men e muito mais, basta perguntar e certamente encontrará aqui o que pretende. Nesta altura, continuam a trabalhar à porta fechada e a tratar de todas as encomendas. Pode fazer o seu pedido online, por email ou por telefone (226 091 460). 

Publicidade
Poetria
Poetria
© DR

Poetria

Já temos saudades de passar pela Poetria, de sorrir com as suas montras e de demorar os dedos pelos livros de poesia e teatro. Enquanto a livraria não reabre as portas, continua a dar-nos motivos para sorrir através dos livros. Pode encomendar através das redes sociais ou do email livraria@poetria.pt.

Livraria Térmita
Livraria Térmita
Fotografia de Alexander Bogorodskiy

Térmita

A Térmita está instalada num espaço que funcionava como armazém de madeiras, contíguo ao Café Candelabro. É uma livraria generalista, onde os livros novos e usados habitam as mesmas estantes. Pode consultar o catálogo da Térmita e a garrafeira do Candelabro para encomendar online e casar os livros com os vinhos.

Publicidade
Livraria Utopia
Livraria Utopia
© DR

Livraria Utopia

A Livraria Utopia é um espaço de pensamento livre. Nestas estantes cabem anarquismo, surrealismo, marxismo, economia alternativa, ecologia, dadaísmo, crítica social, poesia e filosofia, com livros novos e usados, onde as pequenas editoras independentes têm espaço garantido. Pode fazer o seu pedido ou reserva pelo email livrariautopia@gmail.com ou por telemóvel (968 352 292), sem custos de envio para Portugal. 

Salta Folhinhas
Salta Folhinhas
© DR

Salta Folhinhas

Nesta livraria especializada em literatura infantil e juvenil, os livros são mágicos, as pessoas conversam, ouvem contos e vêem exposições. Nesta altura, temos apenas os livros. E algumas histórias a ser contadas online. Pode encomendar através do email info@saltafolhinhas.pt.

Alfarrabistas do Porto:

Livraria Moreira da Costa
Livraria Moreira da Costa
Fotografia de Marco Duarte

Livraria Moreira da Costa

Compras Livrarias Galerias

A Moreira da Costa é um dos alfarrabistas mais antigos e valiosos da cidade, com várias primeiras edições de autores portugueses, a obra de trás para a frente de Camilo Castelo Branco, vários livros de direito, filosofia e teologia, e dois mil títulos de literatura francesa, em francês, dos séculos XVIII e XIV. Para encomendar, basta consultar o catálogo no site da livraria e fazer o seu pedido pelo telefone 222 007 524 ou através do email geral@livrariamoreiradacosta.com.

Livraria Chaminé da Mota
Livraria Chaminé da Mota
© Marco Duarte

Chaminé da Mota

Com quatro pisos cheios de livros, jornais e revistas raros, a Livraria Chaminé da Mota é um ponto de paragem obrigatório na cidade. Pode encomendar pelo telefone 222 005 380 ou o email livrariachaminedamota@gmailOs pedidos são enviados via CTT em correio registado e, nos casos em que se justifique, entregam ao domicílio no Porto.

Publicidade
Livraria Lumière
Livraria Lumière
© DR

Livraria Lumière

Por aqui encontra livros de história, literatura portuguesa, filosofia, etnografia, genealogia, teatro e muito mais. Consulte o catálogo e encomende por email ou telefone (967 204 481). Recentemente criaram outro catálogo com livros mais acessíveis, colecções, romances e livros infantis.



In-Libris
In-Libris
© Margarida Araújo

In-Libris

Na In-Libris fazem-se livros à mão e vendem-se livros antigos das mais diversas áreas. Da gastronomia à ciência, passando pelo desporto e filosofia. Encomende pelo site, por email ou telemóvel (919 991 597). Em compras superiores a 25€, os portes são grátis.

Publicidade
Varadero
Varadero
© DR

Varadero

Durante o confinamento, a livraria continua aberta a encomendas via email e telefone e com venda "ao postigo". Pode encomendar directamente no site, onde encontra milhares de livros sobre as mais diversas temáticas, pelo número 919 975 308 ou para o email paula@livraria-varadero.com.

Não sabe o que ler?

Plasticus Maritimus
© DR

Seis livros para ler sobre sustentabilidade

Coisas para fazer

Agora que a propagação da Covid-19 exige que as pessoas evitem sair à rua e a grande maioria dos eventos estão cancelados, há que pensar em programas dentro de portas. Se gosta de temas que envolvam o meio ambiente, aproveite esta lista, onde damos a conhecer seis livros sobre sustentabilidade que podem ser encomendados online. De resto, saiba que já há livrarias da cidade a oferecer os portes de envio para promover a leitura por estes dias.   Recomendado: Sete séries a não perder este mês

8 livros para celebrar o Dia Mundial da Poesia
©DR

8 livros para celebrar o Dia Mundial da Poesia

Coisas para fazer

“Ser poeta não é uma ambição minha. É a minha maneira de estar só”, escreveu, um dia, Fernando Pessoa, nome maior da literatura e cultura portuguesa. O que Pessoa não imaginava era a quantidade de pessoas que iriam sentir-se menos sós ao ler um verso ou poema seu. Num país onde a poesia está tão enraizada, ela continua a brotar por todo o lado, cada vez mais em verso livre, mas sempre elevada na sua simplicidade. Para assinalar este Dia Mundial da Poesia, reunimos oito livros de autores emergentes e consagrados, portugueses e brasileiros, para acrescentar à sua lista. Boas leituras. Recomendado: As melhores livrarias no Porto

Publicidade
Porto
© Marco Duarte

Saiba quais são os melhores livros sobre o Porto

Coisas para fazer

São páginas e páginas repletas de curiosidades, de expressões que só se usam por cá e de histórias mirabolantes que o vão fazer ver a Invicta com outros olhos. Nesta lista vai encontrar desde lendas, a histórias de imperadores ou de assassinatos. Saiba quais são os melhores livros sobre o Porto.

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade