A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Flâneur
© Flâneur

As livrarias do Porto que entregam livros em casa

Estão de portas fechadas, mas esta é a melhor altura para ler livros e apoiar as livrarias independentes do Porto. Saiba onde encomendar as suas leituras.

Escrito por
Ana Patrícia Silva
Publicidade

O Porto é um paraíso para os amantes de livros. Nesta altura, em que passamos mais tempo enclausurados, os livros são uma boa companhia. Com um bom livro, é mais fácil escapar à realidade que agora que nos prende entre quatro paredes. O prazer de ler – de desaparecer e de mergulhar num mundo melhor – é uma solidão bem acompanhada. Fique em casa, mas não fique sem livros. Apoie as livrarias independentes do Porto. Siga esta lista para saber onde pode continuar a encomendar as suas leituras.

Recomendado: As melhores livrarias no Porto

Livrarias independentes do Porto:

Flâneur
© DR

Flâneur

É uma livraria generalista e encantada, com uma boa selecção de títulos de poesia, arte, filosofia, romances e literatura de viagens. Agora, como no início da sua feliz história, a Flâneur anda de porta em porta a entregar os livros em embrulhos amorosos, de bicicleta pelo Porto, Matosinhos e Gaia. Mas também enviam por correio para qualquer parte do mundo. Em tempo de confinamento, organizam regularmente feiras do livro online, onde pode encontrar livros com descontos generosos. Tome nota da próxima: dias 3 e 4 de Março, nas redes sociais da livraria.

Encomendas via site, Facebook, Instagram, telemóvel (916961281 / 912110954) ou email (livraria@flaneur.pt).

Mundo Fantasma
© DR

Mundo Fantasma

A Mundo Fantasma é a meca da banda desenhada no Porto. Comics, mangá, sci-fi, zines, mini-séries completas e merchandise, de Fantastic Four a New Mutants, de X-Files a X-Men, aqui encontra raridades, títulos em falta na sua colecção ou livros que nem sabiam que existiam. Basta procurar ou perguntar, e certamente encontrará aqui o que procura. Nesta altura, continuam a trabalhar à porta fechada e a enviar pedidos para todo o lado. As novidades estão sempre a chegar, por isso esteja atento às redes sociais.

Encomendas através do site, email (geral@mundofantasma.com) ou telefone (226 091 460).

Publicidade
Poetria
© DR

Poetria

Já temos saudades de passar pela Poetria, de sorrir com as suas montras e de demorar os dedos pela colecção especializada em poesia e teatro. É uma livraria pequenina, onde os livros se aconchegam e encontram conforto uns nos outros, enquanto nos desafiam a descobri-los. Nesta altura, a porta está fechada, mas a Poetria continua a aceitar pedidos e a dar-nos motivos para sorrir.

Encomendas via site, Facebook ou email (livraria@poetria.pt).

Térmita
Fotografia: Alexander Bogorodskiy

Térmita

A mais recente livraria do Porto está instalada na porta contígua ao Café Candelabro, num espaço que funcionava como armazém de madeiras. É uma livraria para quem tem o bichinho da leitura, onde os livros novos e usados convivem nas mesmas estantes. Pode consultar o catálogo online da Térmita e a garrafeira online do Candelabro para encomendar e casar os livros com os vinhos.

Encomendas via site, telemóvel (912 216 892) ou email (livrariatermita@gmail.com).

Publicidade
Livraria Utopia
© DR

Livraria Utopia

A Livraria Utopia é um espaço de pensamento livre. Nestas estantes cabe o surrealismo, anarquismo, marxismo, economia, ecologia, dadaísmo, crítica social, poesia e filosofia, com livros novos e usados. Aqui, as pequenas editoras independentes têm sempre espaço garantido. O envio de encomendas é feito por correio, à cobrança ou por transferência bancária, para todo o mundo.

Consulte o catálogo e encomende via email (livrariautopia@gmail.com) ou telemóvel (968 352 292).

Salta Folhinhas
© DR

Salta Folhinhas

É um dos poucos espaços da cidade exclusivamente dedicados às crianças, mas aqui não entram jogos nem vídeos. Só livros, com ou sem palavras, que são tão bonitos que também apaixonam os adultos. Nesta livraria especializada em literatura infantil e juvenil, os livros são mágicos, as crianças conversam, ouvem contos, aprendem e brincam. Nesta altura, as actividades estão suspensas, mas, mais do que nunca, os livros são uma boa companhia. E chegam até às nossas casas, com portes de envio gratuitos para Portugal continental.

Encomendas através deste formulário, via Facebook, telefone (22 609 2214 / 91 784 1005) ou email (info@saltafolhinhas.pt).

Alfarrabistas do Porto:

  • Compras
  • Livrarias
  • Galerias

A Moreira da Costa é um dos alfarrabistas mais antigos e valiosos da cidade, com várias primeiras edições de autores portugueses, a obra de trás para a frente de Camilo Castelo Branco, vários livros de direito, filosofia e teologia, e dois mil títulos de literatura francesa, em francês, dos séculos XVIII e XIV. Para encomendar, basta consultar o catálogo no site da livraria e fazer o seu pedido pelo telefone 222 007 524 ou através do email geral@livrariamoreiradacosta.com.

Chaminé da Mota
© Marco Duarte

Chaminé da Mota

Com quatro pisos cheios de livros, jornais e revistas raros, a Livraria Chaminé da Mota é um ponto de paragem obrigatório na cidade. Pode encomendar pelo telefone 222 005 380 ou o email livrariachaminedamota@gmailOs pedidos são enviados via CTT em correio registado e, nos casos em que se justifique, entregam ao domicílio no Porto.

Publicidade
Livraria Lumière
© DR

Livraria Lumière

Por aqui encontra livros de história, literatura portuguesa, filosofia, etnografia, genealogia, teatro e muito mais. Consulte o catálogo e encomende por email ou telefone (967 204 481). Recentemente criaram outro catálogo com livros mais acessíveis, colecções, romances e livros infantis.



In-Libris
© Margarida Araújo

In-Libris

Na In-Libris fazem-se livros à mão e vendem-se livros antigos das mais diversas áreas. Da gastronomia à ciência, passando pelo desporto e filosofia. Encomende pelo site, por email ou telemóvel (919 991 597). Em compras superiores a 25€, os portes são grátis.

Publicidade
Varadero
© DR

Varadero

Durante o confinamento, a livraria continua aberta a encomendas via email e telefone e com venda "ao postigo". Pode encomendar directamente no site, onde encontra milhares de livros sobre as mais diversas temáticas, pelo número 919 975 308 ou para o email paula@livraria-varadero.com.

Não sabe o que ler?

  • Coisas para fazer

Agora que a propagação da Covid-19 exige que as pessoas evitem sair à rua e a grande maioria dos eventos estão cancelados, há que pensar em programas dentro de portas. Se gosta de temas que envolvam o meio ambiente, aproveite esta lista, onde damos a conhecer seis livros sobre sustentabilidade que podem ser encomendados online. De resto, saiba que já há livrarias da cidade a oferecer os portes de envio para promover a leitura por estes dias.   Recomendado: Sete séries a não perder este mês

  • Coisas para fazer

“Ser poeta não é uma ambição minha. É a minha maneira de estar só”, escreveu, um dia, Fernando Pessoa, nome maior da literatura e cultura portuguesa. O que Pessoa não imaginava era a quantidade de pessoas que iriam sentir-se menos sós ao ler um verso ou poema seu. Num país onde a poesia está tão enraizada, ela continua a brotar por todo o lado, cada vez mais em verso livre, mas sempre elevada na sua simplicidade. Para assinalar este Dia Mundial da Poesia, reunimos oito livros de autores emergentes e consagrados, portugueses e brasileiros, para acrescentar à sua lista. Boas leituras. Recomendado: As melhores livrarias no Porto

Publicidade
  • Coisas para fazer

São páginas e páginas repletas de curiosidades, de expressões que só se usam por cá e de histórias mirabolantes que o vão fazer ver a Invicta com outros olhos. Nesta lista vai encontrar desde lendas, a histórias de imperadores ou de assassinatos. Saiba quais são os melhores livros sobre o Porto.

Recomendado
    Também poderá gostar
      Publicidade