A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Porto
© Marco Duarte

Os melhores livros sobre o Porto

Histórias, lendas, curiosidades e até expressões típicas. Saiba quais são os melhores livros sobre o Porto.

Escrito por
Inês Bastos
e
Margarida Ribeiro
Publicidade

São páginas e páginas repletas de curiosidades, de expressões que só se usam por cá e de histórias mirabolantes que o vão fazer ver a Invicta com outros olhos. Nesta lista de livros sobre o Porto, vai encontrar desde lendas a histórias de imperadores ou de assassinatos. Se quiser celebrar o que melhor se faz na cidade, mas em áreas diferentes, como a gastronomia, por exemplo, encomende uma francesinha para devorar em casa. E não se esqueça de pedir também uma garrafa de vinho do Douro para acompanhar ou uma cerveja artesanal feita por cá. 

Recomendado: Oito atracções do Porto para visitar sem sair de casa

Livros sobre o Porto:

Porto, Profissões (quase) desaparecidas
© DR

Porto, Profissões (quase) desaparecidas

Autor: Germano Silva 
Editora: Porto Editora
Número de páginas: 168

Ardinas, polícias sinaleiros, leiteiras e vareiras são alguns dos ofícios que existiam no Porto de outros tempos. Germano Silva investigou o assunto e juntou toda a sua pesquisa neste livro onde faz uma homenagem a estas profissões que desapareceram ou se transformaram e deram origem a novas ocupações. É uma boa forma de ficar a conhecer melhor a história da cidade e como se vivia antigamente.

Porto Sentido
© DR

Porto Sentido

Autor: Pedro Camelo e Valéria Wiendl
Editora: Quidnovi
Número de páginas: 152

Este é um daqueles livros que, além de serem perfeitos para decorar a casa, também são informativos. A dupla Pedro Camelo e Valéria Wiendi juntou-se para mostrar o melhor da arquitectura portuense. Convidaram 51 profissionais de diversas áreas, como a arquitectura, engenharia e arquitectura paisagista, que vivem e trabalham na cidade e que têm histórias para partilhar.

Publicidade
Era Uma Vez o Porto
© DR

Era Uma Vez o Porto

Autor: Raquel Patriarca
Editora: Verso da História 
Número de páginas: 114

O livro conta as histórias da cidade através das palavras da autora, mas também recorre às criações de Carla Cadete, para as ilustrar. Quem o lê, tem a oportunidade de ficar a conhecer a cidade, desde a sua criação, até aos dias de hoje. Além disso, esta leitura também lhe vai permitir desvendar segredos da Invicta e conhecer diferentes personagens históricas – que viveram e transformaram a cidade. 

Lendas do Porto
.

Lendas do Porto

Autor: Joel Cleto
Editora: Verso da História
Número de páginas: 168

Joel Cleto viaja pela história e pelo património do Porto explicando várias lendas. Passamos pela Sé, pela Casa de Ramalde, pela capela do Senhor da Pedra e até pela igreja de Matosinhos. Conhecemos o Zé do Telhado, Camilo Castelo Branco, D. Pedro IV e até o Infante D. Henrique. São desmistificadas algumas das narrativas mais conhecidas e associadas à Invicta, explicadas as origens dos nomes de certas localidades, e dadas as respostas que, entretanto, a História e a Arqueologia encontraram para as questões que levaram os nossos antepassados a justificações lendárias.

Publicidade
Porto Desconhecido & Insólito
© DR

Porto Desconhecido & Insólito

Autor: Germano Silva
Editora: Porto Editora
Número de páginas: 176

Germano Silva é um monstro da história da Invicta, a quem recorremos sempre que temos dúvidas sobre a cidade. Neste Porto Desconhecido & Insólito fala-se sobre as suas curiosidades mais extraordinárias e inexploradas. Sobre um imperador caloteiro ou uma igreja que pouca gente conhece… Pegar neste livro e passear pelo Porto num sábado à tarde com bom tempo é um excelente plano. Fica a sugestão.

Porto – Adegas, Tabernas e Casas de Pasto
© DR

Porto – Adegas, Tabernas e Casas de Pasto

Autor: Helder Pacheco
Editora: Edições Afrontamento
Número de páginas: 368

O mais recente trabalho de Helder Pacheco sobre o Porto parece uma bíblia (pelo tamanho e pela religiosidade com que devíamos assumir as informações que compila). É, de forma muito simples, uma espécie de roteiro pelas melhores adegas, tabernas e casas de pasto da cidade. Não faltam muitos e bons exemplares, e aqui pode conhecer as suas histórias, bem como as pessoas que as ajudaram a construir. Depois, faça uma reserva na que lhe parecer melhor. Bom apetite.

Publicidade
Porto – Nos Recantos do Passado
© DR

Porto – Nos Recantos do Passado

Autor: Germano Silva
Editora: Porto Editora
Número de páginas: 224

Na verdade, todos os livros de Germano Silva sobre o Porto valem a pena. Este é uma compilação de várias crónicas que escreveu para o Jornal de Notícias. Segundo o próprio, o Porto – Nos Recantos do Passado "não é um livro de História. É um livro de histórias portuenses. E por isso foi escrito para os que amam o Porto, é a quem o dedicamos, dentro daquele princípio de que a essência de um povo reside nas suas histórias". Nas suas páginas pode, por exemplo, ficar a saber mais sobre a antiga Rua do Enforcado (agora Rua Formosa), onde um galego foi morto; a origem da palavra Bolhão; ou o surto de peste que deu origem ao nome da Rua das Taipas.

Dicionário de Calão do Porto
© DR

Dicionário de Calão do Porto

Autor: João Carlos Brito
Editora: Lugar da Palavra
Número de páginas: 160

Assim que chegou às bancas, o Dicionário de Calão do Porto gerou muito burburinho. Porquê? Porque é nele que João Carlos Brito explica expressões tão portuenses como “Ferrar o Jeco” ou “Baim’á loja!”. Das mais comuns e corriqueiras, às mais complexas e ancestrais, são mais de quatro mil exemplos do bom português que se pratica a Norte. E somos tão bons a inventar palavras novas.

Mais sobre o Porto:

  • Coisas para fazer

Corremos as ruas da cidade à procura de segredos e curiosidades. O resultado é uma lista de 40 coisas que tem de saber sobre o Porto para impressionar e quebrar o gelo em qualquer situação. Vamos a isto?

  • Coisas para fazer

É a zona mais concorrida do Porto mas ainda guarda muitos segredos – senhora que se preze nunca revela tudo. A equipa Time Out andou a farejar a cidade (e alguns livros) para reunir segredos e curiosidades sobre a Baixa. Do passado e do presente, para saber e visitar.

Publicidade
  • Coisas para fazer

Que o Porto está na moda já todos sabemos. Que a proporção de turistas por habitante aumentou também. Por isso mesmo, divertimo-nos a criar razões para o nariz do Pinóquio crescer. São inofensivas, caro leitor, estas mentiras para contar a turistas.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade