Saiba quais são os melhores livros sobre o Porto

Histórias, lendas, curiosidades e até expressões típicas. Saiba quais são os melhores livros sobre o Porto
Porto
© Marco Duarte
Por Inês Bastos |
Publicidade

São páginas e páginas repletas de curiosidades, de expressões que só se usam por cá e de histórias mirabolantes que o vão fazer ver a Invicta com outros olhos. Nesta lista vai encontrar desde lendas, a histórias de imperadores ou de assassinatos. Saiba quais são os melhores livros sobre o Porto.

Hoje é Dia Mundial do Livro: saiba quais são os melhores livros sobre o Porto

Lendas do Porto
DR

Lendas do Porto

Autor: Joel Cleto
Editora: Verso da História
Número de páginas: 168

Joel Cleto viaja pela história e pelo património do Porto explicando várias lendas. Passamos pela Sé, pela Casa de Ramalde, pela capela do Senhor da Pedra e até pela igreja de Matosinhos. Conhecemos o Zé do Telhado, Camilo Castelo Branco, D. Pedro IV e até o Infante D. Henrique. São desmistificadas algumas das narrativas mais conhecidas e associadas à Invicta, explicadas as origens dos nomes de certas localidades, e dadas as respostas que, entretanto, a História e a Arqueologia encontraram para as questões que levaram os nossos antepassados a justificações lendárias.

Porto Desconhecido & Insólito
DR

Porto Desconhecido & Insólito

Autor: Germano Silva
Editora: Porto Editora
Número de páginas: 176

Germano Silva é um monstro da história da Invicta, a quem recorremos sempre que temos dúvidas sobre a cidade. Neste Porto Desconhecido & Insólito fala-se sobre as suas curiosidades mais extraordinárias e inexploradas. Sobre um imperador caloteiro ou uma igreja que pouca gente conhece… Pegar neste livro e passear pelo Porto num sábado à tarde com bom tempo é um excelente plano. Fica a sugestão.

Publicidade
Helder Pacheco
DR

Porto – Adegas, Tabernas e Casas de Pasto

Autor: Helder Pacheco
Editora: Edições Afrontamento
Número de páginas: 368

O mais recente trabalho de Helder Pacheco sobre o Porto parece uma bíblia (pelo tamanho e pela religiosidade com que devíamos assumir as informações que compila). É, de forma muito simples, uma espécie de roteiro pelas melhores adegas, tabernas e casas de pasto da cidade. Não faltam muitos e bons exemplares, e aqui pode conhecer as suas histórias bem como as pessoas que as ajudaram a construir. Depois, faça uma reserva na que lhe parecer melhor e bom apetite.

Germano Silva
DR

Porto – Nos Recantos do Passado

Autor: Germano Silva
Editora: Porto Editora
Número de páginas: 224

Na verdade, todos os livros de Germano Silva sobre o Porto valem a pena. Este é uma compilação de várias crónicas que escreveu para o Jornal de Notícias. Segundo o próprio, o Porto – Nos Recantos do Passado "não é um livro de História. É um livro de histórias portuenses. E por isso foi escrito para os que amam o Porto, é a quem o dedicamos, dentro daquele princípio de que a essência de um povo reside nas suas histórias". Nas suas páginas pode, por exemplo, ficar a saber mais sobre a antiga Rua do Enforcado (agora Rua Formosa), onde um galego foi morto; a origem da palavra Bolhão; ou o surto de peste que deu origem ao nome da Rua das Taipas.

Publicidade
Dicionário de Calão do Porto
DR

Dicionário de Calão do Porto

Autor: João Carlos Brito
Editora: Lugar da Palavra
Número de páginas: 160

Assim que chegou às bancas, o Dicionário de Calão do Porto gerou muito burburinho. Porquê? Porque é nele que João Carlos Brito explica expressões tão portuenses como “Ferrar o Jeco” ou “Baim’á loja!”. Das mais comuns e corriqueiras, às mais complexas e ancestrais, são mais de quatro mil exemplos do bom português que se pratica a Norte. E somos tão bons a inventar palavras novas.

Mais sobre o Porto

Coisas para fazer

40 coisas que tem de saber sobre o Porto

Corremos as ruas da cidade à procura de segredos e curiosidades. O resultado é uma lista de 40 coisas que tem de saber sobre o Porto para impressionar e quebrar o gelo em qualquer situação. Vamos a isto?

Ribeira - Vista de Barco
©João Saramago
Coisas para fazer

15 segredos que tem de saber sobre a Baixa

É a zona mais concorrida do Porto mas ainda guarda muitos segredos – senhora que se preze nunca revela tudo. A equipa Time Out andou a farejar a cidade (e alguns livros) para reunir segredos e curiosidades sobre a Baixa. Do passado e do presente, para saber e visitar.

Publicidade
cruzeiro
© Cláudia Paiva
Coisas para fazer

As melhores mentiras para contar a turistas

Que o Porto está na moda já todos sabemos. Que a proporção de turistas por habitante aumentou também. Por isso mesmo, divertimo-nos a criar razões para o nariz do Pinóquio crescer. São inofensivas, caro leitor, estas mentiras para contar a turistas.

Publicidade