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© Duarte DragoISTO

As marcas portuguesas que apostam no essencial: t-shirts

Conheça algumas das marcas que nutrem um carinho especial pelo básico mais popular da história da moda, a t-shirt.

Escrito por
Renata Lima Lobo
e
Francisca Dias Real
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As t-shirts têm origem nas peças interiores que se usavam por baixo de camisas e camisolas para aquecer o corpinho. Mas a t-shirt propriamente dita (a clássica branca de algodão) começou por ser usada por militares americanos a partir do início do século XX. Foi popularizada pelo cinema na década de 1950, normalmente acompanhada pelos igualmente populares jeans, e ainda hoje é um básico indispensável de qualquer guarda-roupa. Isto tudo dava um livro, mas também dá uma bela lista de criativas marcas portuguesas que apostam no essencial. Muitas erguendo a bandeira da sustentabilidade.

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Marcas portuguesas de t-shirts:

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Uma t-shirt e uma camisa: a ISTO começou assim. Agora tem mais uma série de peças disponíveis, mas continuam a ser totalmente transparentes com o consumidor. A política de preços está clara para quem compra e a produção é local. A ISTO destaca-se pelos seus básicos – a t-shirt é a prata da casa – e pelo facto de tudo ser feito com algodão 100% orgânico. Este ano estrearam-se nas peças para mulher, lançando a primeira colecção feminina, criada com a ajuda de Stephanie Pérez-Ankarvall, com experiência da Everlane e da Arket. Da linha de mulher fazem parte uma camisa de linho e uma gama de t-shirts com três modelos diferentes: crew, v-neck e striped.

Susana Santos estudou marketing e comunicação de moda em Paris, para depois passar por um estágio nos escritórios parisienses da Vogue USA, pela área da Alta Costura da Jean-Paul Gaultier e pela comunicação da Nina Ricci. Quando voltou para Portugal, com a bagagem toda acerca do funcionamento de um negócio de moda, lançou-se no seu. Uma marca com t-shirts e sweatshirts simples, decoradas com expressões francesas, todas unissexo, do XS ao L e em 100% algodão.

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O indicativo português dá cartas no minimalismo, com prints associados ao oceano. As colecções fazem uso do logótipo da marca, e quase sempre em tons como o azul marinho, pretos, brancos e cinzas, em t-shirts, sweats, calças e casacos – básicos necessários. No Verão, as cores são sempre mais fortes.

São básicos e são sustentáveis – quer melhor? A marca de Ana Ferreira e Ana Costa foca toda a sua atenção nos básicos para mulher com qualidade, desde a escolha do design à das matérias-primas, tudo para que não caia na teia da fast-fashion. A Baseville está atenta a tudo aquilo que muitas vezes esquecemos na hora de comprar uma peça de roupa: os recursos gastos, como a água e a energia, ou até as etiquetas de composição e lavagem das peças, onde constam a quantidade de fibras vegetais, animais ou sintéticas. As peças, maioritariamente em algodão orgânico, são produzidas em Portugal, e durante o processo são assegurados os direitos dos trabalhadores, um comércio justo e com igualdade de oportunidades. Há tops, t-shirts e camisolas para adicionar às gavetas lá de casa. 

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Depois de uma viagem a Bali, Joana Dias mudou de vida. A designer de moda, que já trabalhou para marcas como a Eureka e a Uterqüe, decidiu começar um projecto próprio. Deu então à luz a loja Rust and May, na garagem dos seus pais. Na fase inicial, conjugava a venda de objectos de decoração para a casa, vindos directamente de Bali, com uma colecção própria de roupa. Entretanto, reequacionou o projecto – agora o foco vai exclusivamente para o vestuário. A colecção é desenhada por Joana e 100% fabricada em Portugal, a partir de materiais naturais como o algodão e o linho. O ponto forte são as t-shirts e as sweatshirts unissexo com palavras, statements e desenhos estilizados, que podem ser complementadas com outras peças, como saias e vestidos.

A IMAGO é uma marca portuguesa fundada em Lisboa em 2017 com uma missão: criar um conceito único, mas sempre de olho nas tendência da moda. A equipa criativa criou um novo molde para t-shirts, novos padrões e novos pantones e assim nasceu a IMAGO, uma marca comprometida com um estilo de vida descontraído, viajante, a lembrar mergulhos no mar, os fins de tarde no campo e as saídas à noite vindas da praia. As peças são unissexo e vão das t-shirts às sweats e aos bonés com expressões. A nova colecção tem uma produção 100% orgânica e sustentável no que toca às peças de roupa.

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Ainda a Covid-19 não era conhecida e já estava a ser preparada a Ivory Lisbon, uma marca solidária cujo objectivo é criar colecções de roupa e acessórios e associá-las a causas sociais e ambientais. Cada peça está ligada a uma cor específica correspondente a uma determinada causa – podem ser os oceanos, o desperdício alimentar, a protecção dos animais ou até a saúde mental. A compra equivale assim a um contributo de 10% do seu valor para a causa associada à cor da peça em questão. A Ivory prima pelos acessórios comos os totes e os bonés, tem sweats também, mas são as t-shirts a prata da casa. Básicas, coloridas e feitas com algodão orgânico.

Diogo Branco e Francisco Marcko, amigos de longa data, juntaram-se em 2019 para criar a Merlyn, uma marca que quer ser leve, confortável e inclusiva, com peças para todos gostos. Foca-se apenas nos chapéus e nas t-shirts, que são a jóia da coroa. Não são muitas, mas todas elas acabam por servir o propósito de ter aquela t-shirt básica com um toque especial, sejam elas lisas ou com efeito gasto. Estão à venda no site.

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É uma marca portuguesa nascida durante a quarentena e dedicada à luta por um mundo melhor. Lançou-se com uma colecção de t-shirts e sweatshirts, disponíveis em várias cores, optando pela utilização de produtos de origem sustentável, como o algodão orgânico e os corantes botânicos. Na escolha dos fornecedores há a preocupação em procurar as melhores práticas em termos de sustentabilidade e condições de trabalho e a produção é feita em pequenas quantidades, para minimizar o desperdício. Ou seja, só é aumentada se a procura o justificar. Durante a quarentena, a Hey Darling começou com o pé direito, graças a uma campanha que permitia a quem encomendasse um produto enviar outro grátis a um amigo.

Sediada em Lisboa, a Whype nasceu para pôr no mercado produtos com qualidade e que representem um estilo urbano descontraído, sem grandes preocupações na hora de vestir. A marca tem apenas t-shirts e todas elas com um padrão catita, feitas numa fábrica no Norte do país, com a sustentabilidade em vista.

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Imprimir na roupa as desculpas esfarrapadas do dia-a-dia. Em poucas palavras, é assim que se explica e que nasce a nova marca 100% portuguesa Desculpa Babe, criada por Maria, que é cabeleireira, e Susana, que é bartender no Purex. Por agora, a marca ainda é só uma t-shirt, um isqueiro e uma tote bag. Na Desculpa Babe as peças “são feitas com 99% de desculpas e 1% de algodão”, as t-shirts são unissexo e estão disponíveis em branco, com bordado vermelho, e preto, com bordado branco, nos tamanhos S, M, L e XL – e bem sabemos que ninguém dispensa uma t-shirt básica com o statement necessário ao look. Por enquanto, a maioria das peças tem uma única frase estampável, o próprio nome da marca, mas futuramente Maria e Susana querem ter mais frases adaptadas a situações do quotidiano e um serviço de personalização para que as pessoas possam criar a sua t-shirt. Para já, pode contar com uma colaboração com a actriz Inês Aires Pereira e comprar a t-shirt "éipico!"

Um básico nunca é demais e Mónica Nascimento, criadora da Crush Lush, tratou de lhe dar um upgrade. A marca tem t-shirts unissexo e tote bags simples com pequenos bordados e frases motivacionais – e há lá altura melhor do que esta para isso? A última a ser lançada tem o mote da quarentena: “Your comfort zone will kill you”, com um sofá amarelo à vista. Também há mensagens de resistência como "Be a Voice, not an echo.", num total de quatro modelos unissexo, todos em algodão, e um saco de pano XL, bom para as compras. É tudo produzido em Felgueiras.

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Criada pelos designers Rita Sousa e Henrique Garcia, é uma marca online simples e divertida, que tem por missão fazer as pessoas sorrir. E a felicidade pode chegar a sua casa na forma de posters, cadernos, sacos de arrumação, tatuagens temporárias ou t-shirts. A marca está sediada em Espanha, mas seja qual for o país da Península Ibérica, o envio gratuito das encomendas está assegurado a partir dos 9,75€. Na loja online da CatitaIllustrations, encontra uma panóplia de artigos distribuídos pelas colecções Aloha, Animais, Art Lovers, Little and Brave, Terracota e Playground e também há opções para dias especiais. Como o Dia do Pai, Dia da Mãe, Dia dos Namorados, Dia das Bruxas ou o Dia Internacional da Mulher. Em qualquer uma delas também pode encontrar futuras prendas para o Natal.

Mais compras em português:

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Por cá, ainda poucos conhecem o universo da cosmética nacional, mas, tal como em muitos outros sectores, não brincamos em serviço. Leite de burra, colostro bovino, mel das abelhas, flores naturais ou sementes de uva são apenas alguns dos sinónimos da riqueza dos produtos cosméticos que nos saem das mãos.

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