Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Porto icon-chevron-right Aga Khan doa quadro ao Museu Nacional Soares dos Reis
Notícias / Arte

Aga Khan doa quadro ao Museu Nacional Soares dos Reis

Museu Soares dos Reis
© DR O quadro será entregue ao museu em Maio

O príncipe Aga Khan, 49.º Íman hereditário e líder espiritual dos muçulmanos xiitas ismaelitas, vai doar três pinturas ao Estado Português. Duas vão para o Museu de Arte Antiga, em Lisboa, e a terceira para o Museu Soares dos ReisAs obras são da autoria de Bento Coelho da Silveira (1617-1708), pintor régio de D. Pedro II. 

A Invicta vai receber o quadro Apresentação da Virgem no Templo. Já ao museu da capital vão ser entregues Repouso no regresso do Egipto e Virgem com o menino e a visão da Cruz. "As três doações contribuem para o enriquecimento das colecções expostas nos museus nacionais e reforçam uma política nacional que se afirma diversa para as colecções artísticas e patrimoniais, públicas e/ou privadas", afirma o Ministério da Cultura em comunicado. 

As obras vão ser doadas através do Imamat Ismaili e da Rede Aga Khan para o Desenvolvimento, entidades que estabeleceram em 2015 um acordo com o Estado Português para instalação da sua sede mundial em Lisboa.

+ Os melhores museus no Porto

Fique a par do que acontece na sua cidade. Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias no email.

Publicidade
Publicidade