A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Aheneah, a "designer bordadeira", dá workshop de ponto-cruz em grande escala no Porto

Escrito por
Maria Monteiro
Publicidade

Cresceu a ver a mãe e as avós a tricotar e quis aprender a técnica para “fazer parte do clube”. Só mais tarde, durante a licenciatura em Design Gráfico, Ana Martins, mais conhecida como Aheneah, percebeu que entrelaçar fios não era coisa do passado. “Apercebi-me que a unidade do ponto-cruz funcionava como a unidade digital do pixel”, conta a artista.

A descoberta de um “grande leque de oportunidades para levar a técnica a outro nível”, coincidente com um interesse pela arte urbana, fez com que levasse o ponto-cruz para a rua. “Ao tirar a técnica do seu lugar comum, quero torná-la mais apetecível para uma geração tão habituada ao digital”, explica.

Aheneah
©DR

É no sábado 6 que Aheneah mostra o seu trabalho na Circus Network, espaço onde tem vindo a expor no último ano. No workshop Arte Urbana em Ponto-Cruz, os participantes vão aprender as bases sobre a técnica tradicional com cruzes de dois milímetros e os métodos para transpô-la para uma escala de rua, em que a unidade da cruz é 20 vezes maior.

“É preciso saber primeiro as regras para depois as desconstruir”, nota a “designer bordadeira” de 22 anos. Ana quer dar ainda aos formandos uma “injecção de inspiração”. “Tal como esta, há muitas coisas que podem ser reinventadas."

+ Roteiro da arte urbana no Porto

Fique a par do que acontece na sua cidade. Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias no email.

Últimas notícias

    Publicidade