Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Porto icon-chevron-right Roteiro da arte urbana no Porto
'Mira' de Daniel Eime
Fotografia de Marco Duarte 'Mira' de Daniel Eime

Roteiro da arte urbana no Porto

Não é preciso fechar-se num museu para ver arte. Apresentamos-lhe um roteiro da arte urbana incontornável do Porto.

Por Ricardo Gonçalves e Maria Monteiro
Publicidade

Houve um tempo em que a arte urbana era perseguida e eliminada impiedosamente, como se de uma praga se tratasse. Mas, se a efemeridade é uma das suas maiores características, a sua presença deve ser impulsionada e protegida – afinal, é ela que torna as cidades mais vivas, coloridas e dinâmicas. No Porto, este tipo de arte vem ganhando terreno nos últimos anos graças a alguma iniciativa municipal, mas sobretudo à resistência e determinação de artistas que trabalham continuamente para embelezar os quatro cantos da cidade. Seja em paredes de edifícios devolutos ou disponibilizadas para o efeito, há obras imperdíveis de nomes consagrados como Mr.Dheo, Hazul, Vhils ou Daniel Eime. Preparámos-lhe um guia da melhor arte urbana do Porto para que desfrute de um passeio diferente. Não se esqueça do telemóvel, pois há muitas paredes fotogénicas à sua espera.

Recomendado: As novas intervenções de arte urbana no Porto

Roteiro da arte urbana no Porto

Mural Dom Quixote e Sancho Pança
Mural Dom Quixote e Sancho Pança
Time out

Dom Quixote & Sancho Pança

Surgiu no final de 2013 e foi o primeiro mural legal não comissionado do Porto, numa altura em que a arte urbana começava a ganhar terreno na cidade. A iniciativa foi coordenada pela Circus Network, galeria, agência criativa e espaço de coworking dedicado à ilustração e arte urbana, e juntou Mesk, Fedor e Mots numa lateral de prédio com 130 metros quadrados. Os três artistas imortalizaram as clássicas personagens de Cervantes em tons de castanho e com um toque contemporâneo – basta olhar Rocinante, o cavalo de Dom Quixote, que mais parece saído de um filme de ficção científica.

Rua Miguel Bombarda/Rua de Diogo Brandão

Mr.Dheo na Trindade
Mr.Dheo na Trindade
© Marco Duarte

Mural da Trindade

Quem passa junto ao parque de estacionamento da Trindade fica com a cabeça colada às costas graças ao imponente mural de Hazul Luzah e Mr. Dheo. Inaugurado em 2014 no âmbito do programa municipal Primeira Parede Livre, foi a primeira de várias intervenções artísticas encomendadas pela Câmara do Porto e marcou uma viragem na política camarária, que não distinguia tags de arte urbana. A parede de 250 m2 tem, de um lado, uma das figuras sem rosto e de traço redondo de Hazul e, do outro, o traço hiper-realista de Mr. Dheo, que desenhou o seu pai com o Porto na mão.

Rua do Alferes Malheiro/Parque de Estacionamento da Trindade

Publicidade
'Mira' de Daniel Eime
'Mira' de Daniel Eime
Fotografia de Marco Duarte

Mira

Este é um exemplo bem ilustrativo dos stencils de grande escala e pormenor que caracterizam o registo de Daniel Eime, artista das Caldas da Rainha que vive e trabalha no Porto. A pintura que realizou em Miragaia mostra o rosto expressivo de uma idosa, enquadrado como habitual numa composição abstracta tingida de azul. Não se trata de uma figura em particular, mas de um retrato da população envelhecida desta zona ribeirinha.

Largo de Artur Arcos (Miragaia)

Mural de Vhils em Miragaia
Mural de Vhils em Miragaia
Cláudio Simões

Look at Porto

Também em Miragaia está a primeira obra pública de Vhils no Porto, mais precisamente numa fachada histórica do século XIV. Em 2016, a Look At Porto convidou o artista a intervir no edifício então reabilitado para ser uma sala de cinema. O resultado é uma figura que combina elementos humanos e naturais e cujo olhar paira sobre o centro histórico da cidade. A parede está numa rua que abre para um largo e é visível da marginal. 

Rua de Ancira 6-8

Publicidade
Mural - Quem és Porto?
Mural - Quem és Porto?
Cláudio Simões

Quem és Porto?

Idealizado pelo artista ±MaisMenos±, este trabalho é composto por três mil azulejos e contou com dezenas de participantes, profissionais e amadores. Cada um teve de responder nas peças de cerâmica à pergunta “Quem és Porto?” Esta acção de arte urbana foi desenvolvida pelo projecto Locomotiva. O mural ocupa 135 metros quadrados.

Rua da Madeira (junto à Estação de São Bento)

Mural de Frederico Draw - O An.fi.tri.ão
Mural de Frederico Draw - O An.fi.tri.ão
© DR

an.fi.tri.ão

A hospitalidade faz parte da essência do Porto e está bem representada neste trabalho de Frederico Draw. O artista visual, que trabalha a figura humana com mestria, resolveu retratar o avô a estender a mão quase em jeito de boas-vindas a quem entra na cidade pela Ponte Luís I. Apesar da grande carga pessoal, esta é uma das obras que mais sucesso faz entre portuenses e estrangeiros, que não resistem a apontar-lhe as objectivas.

Avenida Vímara Peres (junto ao tabuleiro superior da Ponte Luís I)

Publicidade
Bordalo II no Cais de Gaia
Bordalo II no Cais de Gaia
© Marco Duarte

Half Rabbit

Os animais de grandes dimensões criados por Bordalo II a partir de toneladas de desperdícios estão por todo o mundo. Em 2017, a propósito do festival Gaia Todo Um Mundo, o artista lisboeta deixou a sua marca na fachada de um prédio no cais de Gaia. Como habitual, recolheu lixo das redondezas e esculpiu um coelho, metade colorido e metade acinzentado para mostrar as cores originais dos materiais e alertar para questões como a sustentabilidade, o consumismo e a poluição.

Rua Guilherme Gomes Fernandes, 42 (Cais de Gaia)

Mural de Mr. Dheo - Bairro dos Francos
Mural de Mr. Dheo - Bairro dos Francos
© DR

Bairro de Francos e Bairro do Carvalhido

Contrariando o estigma e a negatividade associadas aos bairros sociais, e numa procura de acrescentar diversidade à cultura da cidade, a autarquia do Porto deixou nas mãos de Mr. Dheo e Hazul a pintura de fachadas de dois prédios. Mr. Dheo pintou este mural, chamado Modern Religion, no Bairro de Francos, e Hazul expressou-se no Bairro do Carvalhido. 

Bairros de Francos e Carvalhido

Publicidade
Mural de Kilos Graffiti
Mural de Kilos Graffiti
© Marco Duarte

Mural de Kilos Graffiti

Foi um dos primeiros trabalhos de Kilos Graffiti na rua, mas já foi realizado numa altura em que o apoio municipal à arte urbana se ia desvanecendo. A primeira figura a aparecer, em 2017, foi a de Snoop Dogg, por sorte deixada intacta depois de uma limpeza quase total do graffiti que decorava aquela parede. Em 2019, o artista voltou ao local para acrescentar as imagens de Tupac Shakur, 50 Cent, Eminem, Kanye West e Ice Cube, e assim eternizar a influência da cultura do hip-hop na sua vida e obra.

Rua da Restauração

Uma das muitas caixas de electricidade que adornam a Rua das Flores
Uma das muitas caixas de electricidade que adornam a Rua das Flores
Cláudio Simões

As desabituais caixas de electricidade

Se é verdade que as caixas da EDP são consideradas uma espécie de mobiliário urbano não muito bonito, caracterizado pela ausência de cor e de vivacidade, há quem não pense assim. Artistas como Hazul, Puro Contraste e Sílvia Peralta, entre outros, decidiram dar-lhes uma nova vida no âmbito do projecto Street Art Porto – Caixas EDP, do Programa de Arte Urbano do Porto. 

Rua das Flores, Rua de Cedofeita,
Rua Miguel Bombarda e Travessa do Carregal

Mais coisas para ver no Porto

Viola
©Casa Museu Teixeira Lopes

10 obras de arte para ver no Porto

Arte Obra-prima

Estão por toda a parte, algumas delas mesmo debaixo do seu nariz. Reunimos-lhe as 10 obras de arte obrigatórias no Porto, da pintura à escultura, passando por murais grafitados e colecções de soldadinhos de chumbo. Aqui as tem, já em jeito de roteiro, que tanto pode fazer aos poucos, como todo de enfiada, isso é consigo – desde que o faça.

Fundação de Serralves
©Fundação Serralves

Os melhores museus no Porto

Coisas para fazer Exposições

Nem todas as cidades podem orgulhar-se da quantidade e da qualidade dos seus museus. Aqui existem em abundância para todos os gostos e épocas, da escultura à imprensa, do futebol à pintura... Por isso, visitar os melhores museus no Porto devia ser instituído como uma disciplina obrigatória nas escolas do país ou como programa não-facultativo aos fins-de-semana.

Publicidade
Teleférico Gaia
Fotografia de Marco Duarte

As melhores vistas no Porto

Atracções Torres e miradouros

A equipa da Time Out aproveitou o céu limpo dos dias de Verão para registar as melhores vistas no Porto, vistas essas de cortar a respiração. Das clássicas e fotogénicas, às secretas e improváveis, venha conhecê-las connosco. 

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade