0 Gostar
Guardar

Roteiro da arte urbana no Porto

Fizemos-lhe um roteiro fora do comum com a melhor arte de rua para ver no Porto

© DRMural da Trindade criado por Mr. Dheo

Com nomes de artistas reconhecidos além-fronteiras, como Mr. Dheo, Hazul, Vhils ou Daniel Eime, aqui tem um guia com a melhor arte urbana no Porto. Da Rua da Madeira, passando pela Rua Miguel Bombarda e acabando em Miragaia, nenhum ponto foi esquecido. Carregue a bateria do telemóvel e seja um turista na sua própria cidade.

Roteiro da arte urbana no Porto

Look at Porto

Look at Porto

Vhils, ou Alexandre Farto se preferir, é um dos artistas portugueses de arte urbana mais conhecidos e a sua popularidade chega aos quatro cantos do planeta. O Look at Porto, o nome deste mural, demorou três dias até estar concluído e pode ser encontrado ali para os lados de Miragaia.

Rua da Atafona, 6-8 (Miragaia)

Quem és Porto?

Quem és Porto?

Idealizado pelo artista ±maismenos±, este trabalho é composto por três mil azulejos e contou com dezenas de participantes, profissionais e amadores. Cada um teve de responder nas peças de cerâmica à pergunta “Quem és Porto?” Esta acção de arte urbana foi desenvolvida pelo projecto Locomotiva. O mural ocupa 135 metros quadrados.

Rua da Madeira

Publicidade
Mira

Mira

O Porto é um lugar ímpar pela sua beleza arquitectónica, pela sua História e pelos seus habitantes. Vai daí, o artista Daniel Eime, conhecido internacionalmente, decidiu retratar o rosto de uma habitante da zona Ribeirinha na fachada de um prédio em Miragaia.

Largo de Artur Arcos, Miragaia

an.fi.tri.ão

an.fi.tri.ão

Localizada na entrada da Ponte Luís I, Frederico Draw criou o an.fi.tri.ão para dar a ideia de ter sempre ali alguém a convidar quem passa a entrar no Porto. O an.fi.tri.ão é um retrato do avô do artista e faz as delícias dos turistas que lhe apontam as objectivas.

Avenida Vímara Peres, junto ao tabuleiro superior da Ponte Luís I

Publicidade
Mural da Trindade

Mural da Trindade

Os desenhos criados pelos artistas portuenses MrDheo e Hazul Luzah, que ocupam o mural junto ao parque de estacionamento da Trindade, não passam despercebidos a quem por ali passa. Com 250 metros quadrados, este mural foi pintado em 2014 no âmbito do projecto Primeira Parede Livre, desenvolvido pela Câmara Municipal do Porto.

Parque de Estacionamento da Trindade, Rua do Alferes Malheiro

Galeria de Grafittis

Localizada na Fábrica Social – Fundação José Rodrigues há uma galeria de grafittis que conta com o contributo de grandes nomes da arte urbana. Aqui podemos encontrar obras de HBSR, Hium, Klit, Mars, Vhils, Youth One, Caos, Oker e Best & Ever

Fábrica Social – Fundação José Rodrigues, Rua da Fábrica Social, 42

 

Publicidade
Mural Colectivo da Restauração

Mural Colectivo da Restauração

O Mural Colectivo da Restauração, que se encontra na rua com o mesmo nome, é constituído por seis criações de seis artistas diferentes, que vão rodando anualmente, através de um concurso que está encarregue do Programa de Arte Urbana do Porto. Vá lá e surpreenda-se.

Rua da Restauração

Bairro de Francos e Bairro do Carvalhido

Bairro de Francos e Bairro do Carvalhido

Contrariando o estigma e a negatividade associadas aos bairros sociais, e numa procura de acrescentar diversidade à cultura da cidade, a autarquia do Porto deixou nas mãos de Mr. Dheo e Hazul a pintura de fachadas de dois prédios. Mr. Dheo pintou este mural, chamado Modern Religion, no Bairro de Francos, e Hazul expressou-se no Bairro do Carvalhido. 

Bairro de Francos

Publicidade
As desabituais caixas de electricidade

As desabituais caixas de electricidade

Se as caixas da EDP são consideradas uma espécie de mobiliário urbano não muito bonito, caracterizado pela ausência de cor e de vivacidade, há quem não pense assim. Artistas como Hazul, Puro Contraste e Sílvia Peralta, entre outros, decidiram dar-lhes uma nova vida.

Rua das Flores

D. Quixote & Sancho Pança

D. Quixote & Sancho Pança

A Rua Miguel Bombarda é uma espécie de galeria de arte ao ar livre. Entre muitas outras obras, aqui poderá encontrar o mural D. Quixote & Sancho Pança da autoria dos artistas urbanos Mesk, Fedor e Mots, com 130 metros quadrados.

Rua Miguel Bombarda/Rua de Diogo Brandão

Publicidade

Mais coisas para ver no Porto

10 obras de arte para ver no Porto

Estão por toda a parte, algumas delas mesmo debaixo do seu nariz. Reunimos-lhe as 10 obras de arte obrigatórias no Porto, da pintura à escultura, passando por murais grafitados e colecções de soldadinhos de chumbo. Aqui as tem, já em jeito de roteiro, que tanto pode fazer aos poucos, como todo de enfiada, isso é consigo – desde que o faça.

Ler mais
Por Editores da Time Out Porto

Os melhores museus no Porto

Nem todas as cidades podem orgulhar-se da quantidade e da qualidade dos seus museus. Aqui existem em abundância para todos os gostos e épocas, da escultura à imprensa, do futebol à pintura... Por isso, visitar os melhores museus no Porto devia ser instituído como uma disciplina obrigatória nas escolas do país ou como programa não-facultativo aos fins-de-semana.

Ler mais
Por Editores da Time Out Porto
Publicidade

As melhores vistas no Porto

A equipa da Time Out aproveitou o céu limpo dos dias de Verão para registar as melhores vistas no Porto, vistas essas de cortar a respiração. Das clássicas e fotogénicas, às secretas e improváveis, venha conhecê-las connosco. 

Ler mais
Por Editores da Time Out Porto

Comentários

0 comments