Galerias de arte que deve conhecer no Porto

Das mais antigas e estabelecidas às mais recentes, estas são algumas galerias de arte no Porto que deve conhecer
ó galeria
©Cláudia Paiva A Ó! Galeria fica na Rua de Miguel Bombarda
Por Editores da Time Out Porto |
Publicidade

Que o Porto é uma cidade cheia de arte já nós sabemos. Ora, o que o leitor pode não saber é onde encontrar essa mesma arte. Entre sem medos numa das várias galerias que existem no Porto, muitas delas concentradas na Rua Miguel Bombarda, dê uma vista de olhos, e, se quiser levar um pedacinho de arte para casa, aproveite. Ter uma secção artística no lar não é tão difícil — ou dispendioso — como possa parecer. Se não acredita, espreite as galerias que destacamos nesta lista.

Recomendado: 16 obras de arte para ver no Porto

Galerias de arte no Porto

Galeria Fernando Santos
©João Saramago
Arte, Galerias

Galeria Fernando Santos

icon-location-pin Cedofeita

Existe há 25 anos e foi a primeira a abrir na Rua Miguel Bombarda, iniciando uma concentração de galerias nessa zona. Trabalha sobretudo com artistas consagrados, mas também há lugar para emergentes.

Galeria Pedro Oliveira
©DR
Arte, Galerias

Galeria Pedro Oliveira

icon-location-pin Porto

Tem uma área generosa e vista excepcional sobre o Douro, mas o mais importante é o seu calendário de exposições, feito de artistas conhecidos e por descobrir.

Publicidade
Galeria Presença
©DR
Arte, Galerias

Galeria Presença

icon-location-pin Cedofeita

É uma das galerias mais antigas da cidade, mas nem por isso deixa de ter sangue novo a circular na sua programação. Tem revelado diversos artistas em início de carreira.

Kubikgallery
©DR
Arte, Galerias

Kubikgallery

icon-location-pin Porto

Apesar de recente, já marcou o seu lugar na cidade. Destaca-se pelo acompanhamento da carreira de uma série de artistas promissores, estando a provar que as apostas têm sido certeiras. 

Publicidade
Arte

Galeria Quadrado Azul

icon-location-pin Cedofeita

É uma das mais antigas galerias do Porto e deve o nome à conhecida obra de Almada Negreiros e Amadeo de Souza Cardoso, K4 O Quadrado Azul. Desde cedo que se distinguiu por dar a conhecer novos artistas, ao mesmo tempo que mantém a exposição regular de outros já consagrados. Álvaro Lapa, Alberto Carneiro, Ângelo de Sousa, Bruno Pacheco, Carlos Velilla, Eduardo Arroyo, Fernando Lanhas, Fernando Távora, Ignasis Rosés, Jorge Queiroz, Leonel Moura,  Miguel Palma, Nadir Afonso ou Artur Barrio são alguns dos artistas que por lá passaram. Em 2006 desceu até Lisboa e abriu uma segunda galeria na Rua Reinaldo Ferreira.

Espaço Mira
©DR
Arte, Galerias

Espaço Mira

icon-location-pin Campanhã

Ocupa um antigo armazém recuperado, situado em Campanhã, uma das zonas mais desfavorecidas e genuínas da cidade. Tem uma programação cuidada, focada em artistas portugueses emergentes ou pouco conhecidos.

Publicidade
Paradise City - Sismógrafo
©Augusto Alves da Silva
Arte, Galerias

Sismógrafo

icon-location-pin Baixa

Fica num primeiro andar, longe dos olhares de circunstância, mas vale a pena subir as escadas. O prémio é uma série de exposições com um cunho mais experimental do que é costume.

Arte, Galerias

Galeria Nuno Centeno

icon-location-pin Bonfim

É gerida por uma equipa jovem e Nuno Centeno, que dá nome ao espaço, foi eleito um dos dez galeristas mais respeitados da Europa. Trabalha com artistas de vários países em afirmação no panorama internacional.

Publicidade
ó galeria
© Cláudia Paiva
Arte, Galerias

Ó! Galeria

icon-location-pin Cedofeita

Loja e galeria essencial no roteiro de ilustração portuense,serve de rampa de lançamento e espaço de maturação para jovens artistas, locais e internacionais. Além das obras originais, tem prints, livros, t-shirts e tote bags, entre outros produtos.

Rui Alberto Galeria
©Rui Alberto Galeria
Arte, Galerias

Rui Alberto Galeria

icon-location-pin Porto

Projectada pelo vencedor do prémio Pritzker 2011, Eduardo Souto Moura, este espaço de 400m2 nasceu em 2015. O conceito desenvolvido pela galeria visa abranger múltiplas artes. Tem várias paredes movíveis, o que permite aos artistas alterar a disposição das salas consoante as obras em si ou intenção da sua expressão artística.

Mostrar mais

Mais arte no Porto

Fundação de Serralves
©Fundação Serralves
Coisas para fazer, Exposições

Os melhores museus no Porto

Nem todas as cidades podem orgulhar-se da quantidade e da qualidade dos seus museus. Aqui existem em abundância para todos os gostos e épocas, da escultura à imprensa, do futebol à pintura... Por isso, visitar os melhores museus no Porto devia ser instituído como uma disciplina obrigatória nas escolas do país ou como programa não-facultativo aos fins-de-semana.

Sarah Afonso - As Meninas
©Casa-Museu Teixeira Lopes
Arte, Obra-prima

10 obras de arte para ver no Porto

Estão por toda a parte, algumas delas mesmo debaixo do seu nariz. Reunimos-lhe as dez obras de arte obrigatórias, da pintura à escultura, passando por murais grafitados e colecções de soldadinhos de chumbo, que o vão levar numa viagem imersiva por dimensões artísticas do outro mundo. 

Barnebys Ecomm Widget

Publicidade