Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Porto icon-chevron-right Galerias de arte que deve conhecer no Porto
Arte, Galeria, Ó Galeria
©Cláudia Paiva A Ó Galeria fica na Rua Miguel Bombarda

Galerias de arte que deve conhecer no Porto

Das mais antigas e estabelecidas às mais recentes, estas são algumas das galerias de arte no Porto que deve conhecer.

Por Editores da Time Out Porto
Publicidade

Que o Porto é uma cidade cheia de arte já nós sabemos. O que o leitor talvez não saiba é onde encontrar essa mesma arte. Entre sem medos numa das várias galerias que existem no Porto, muitas delas concentradas na Rua Miguel Bombarda, outras na zona do Bonfim, que resultam numa dinâmica artística sem par, e dê uma vista de olhos ao que os artistas da cidade (e não só) andam a fazer. Se quiser levar um pedacinho de arte para casa, aproveite. Ter uma secção artística no lar não é tão difícil, ou dispendioso, como possa parecer. Se não acredita, espreite as galerias que aqui destacamos.

Recomendado: 16 obras de arte para ver no Porto

Galerias de arte que deve conhecer no Porto:

Galeria Fernando Santos
Galeria Fernando Santos
© João Saramago

1. Galeria Fernando Santos

Arte Galerias Cedofeita

Existe há mais de duas décadas e foi a primeira a abrir na Rua Miguel Bombarda, iniciando uma concentração de galerias nessa zona. Trabalha sobretudo com artistas consagrados, mas também há lugar para emergentes.

Galeria Pedro Oliveira
Galeria Pedro Oliveira
©DR

2. Galeria Pedro Oliveira

Arte Galerias Porto

Tem uma área generosa e vista excepcional sobre o Douro, mas o mais importante é o seu calendário de exposições, feito de artistas conhecidos e por descobrir.

Publicidade
Galeria Presença
Galeria Presença
©DR

3. Galeria Presença

Arte Galerias Cedofeita

É uma das galerias mais antigas da cidade, mas nem por isso deixa de ter sangue novo a circular na sua programação. Tem revelado diversos artistas em início de carreira.

Kubikgallery
Kubikgallery
©DR

4. Kubikgallery

Arte Galerias Porto

Apesar de recente, já marcou o seu lugar na cidade. Destaca-se pelo acompanhamento da carreira de uma série de artistas promissores, estando a provar que as apostas têm sido certeiras. 

Publicidade
Cruzes Canhoto
Cruzes Canhoto
@João Saramago

5. Cruzes Canhoto

Arte Arte popular Cedofeita

Uma galeria onde se procura explorar de forma apaixonada as cores e formas mais fora da norma. Com origem nos lugares mais profundos e remotos da natureza humana.

Espaço SP620
Espaço SP620
© João Saramago

6. Espaço SP620

Arte Fotografia Bonfim

O Espaço SP620, na Rua Santos Pousada, dedica-se exclusivamente à fotografia, tendo como mote um ciclo designado Salut au Monde!, o título de um poema célebre de Walt Whitman.

Publicidade
Squid Ink Works
Squid Ink Works
© Marco Duarte

7. Squid Ink Works

Arte Baixa

Ana Trabulo e Andrew Winn são os responsáveis por este espaço na Rua do Loureiro, no qual a criatividade anda à solta e é conjugada de várias formas, a começar pelos trabalhos dos dois fundadores. A primeira tem pinturas à venda, assim como cadernos, sacos de pano, postais e outros produtos que aí virão. Já Andrew Winn é especializado na linogravura, concebendo edições limitadas com vários tipos de desenhos. Mas há muitos mais criadores. Kasia Harciarek, Pati Naka, Vital Lordelo e João Paulo Figueiredo são alguns dos nomes numa lista que irá sendo aumentada com o passar do tempo.

8. Galeria Quadrado Azul

Arte Cedofeita

É uma das mais antigas galerias do Porto e deve o nome à conhecida obra de Almada Negreiros e Amadeo de Souza Cardoso, K4 O Quadrado Azul. Desde cedo que se distinguiu por dar a conhecer novos artistas, ao mesmo tempo que mantém a exposição regular de outros já consagrados. Álvaro Lapa, Alberto Carneiro, Ângelo de Sousa, Bruno Pacheco, Carlos Velilla, Eduardo Arroyo, Fernando Lanhas, Fernando Távora, Ignasis Rosés, Jorge Queiroz, Leonel Moura, Miguel Palma, Nadir Afonso ou Artur Barrio são alguns dos artistas que por lá passaram. Em 2006 desceu até Lisboa e abriu uma segunda galeria na Rua Reinaldo Ferreira.

Publicidade
Galeria Serpente
Galeria Serpente
© DR

9. Galeria Serpente

Arte Porto

“Um espaço aberto à discussão onde podem ser abordadas todas as questões que se prendem com a criação.” É assim que se apresenta a Galeria Serpente, de portas abertas desde 1998, que promove activamente o “confronto de ideias” dentro da arte contemporânea. Apesar do destaque dado às exposições de fotografia e às instalações, aqui também cabe escultura, pintura e desenho. Danilo Pavone, Joana Roberto e José Pastor são alguns dos artistas que já deram um ar de sua graça neste espaço.

Espaço Mira
Espaço Mira
©DR

10. Espaço Mira

Arte Galerias Campanhã

Ocupa um antigo armazém recuperado, situado em Campanhã. Tem uma programação cuidada, focada em artistas portugueses emergentes ou pouco conhecidos.

Publicidade
Paradise City - Sismógrafo
Paradise City - Sismógrafo
©Augusto Alves da Silva

11. Sismógrafo

Arte Galerias Bonfim

Fica num primeiro andar, longe dos olhares de circunstância, mas vale a pena subir as escadas. O prémio é uma série de exposições com um cunho mais experimental do que é costume.

12. Galeria Nuno Centeno

Arte Galerias Bonfim

É gerida por uma equipa jovem e Nuno Centeno, que dá nome ao espaço, foi eleito um dos dez galeristas mais respeitados da Europa. Trabalha com artistas de vários países em afirmação no panorama internacional.

Publicidade
Galeria Ocupa
Galeria Ocupa
© DR

13. Galeria Ocupa

Arte Bonfim

Era um talho, mas agora é uma galeria onde se servem outras carnes. A Galeria Ocupa, projecto de Alexandre Teixeira e Filipa Fernandes, artistas e estudantes de Gestão de Património e Artes Visuais na Escola Superior de Educação (ESE), respectivamente, foge ao formato de cubo branco mais tradicional e apropria-se do espaço e dos instrumentos ali deixados para expor criadores emergentes e consagrados. 

Arte, Galeria, Ó Galeria
Arte, Galeria, Ó Galeria
©Cláudia Paiva

14. Ó! Galeria

Arte Galerias Cedofeita

Loja e galeria essencial no roteiro de ilustração portuense, serve de rampa de lançamento e espaço de maturação para jovens artistas, locais e internacionais. Além das obras originais, tem prints, livros, t-shirts e tote bags, entre outros produtos.

Publicidade
Ver exposições, comprar tapetes e descobrir objectos criativos
Ver exposições, comprar tapetes e descobrir objectos criativos
© João Saramago

15. Senhora Presidenta

Arte Bonfim

Aqui poderá ver exposições de desenho, pintura, escultura, fotografia, ilustração, multimédia e tudo o que caiba nestas entrelinhas. As inaugurações são mensais e ocasionalmente a curadoria será entregue a Júlio Dolbeth e Rui Vitorino Santos, os fundadores da famosa galeria Dama Aflita, entretanto encerrada. Também pode comprar tapetes GUR e descobrir objectos criativos na loja. 

Ap'Arte Galeria
Ap'Arte Galeria
© DR

16. Ap’Arte Galeria

Arte Cedofeita

Inaugurou em Março de 2010. Cinco amigos decidiram apostar “na promoção de jovens emergentes, a par da apresentação de artistas consagrados, cujo trabalho representa uma referência plástica no panorama artístico contemporâneo”, explicam. Neste espaço, com um acervo composto por mais de 50 artistas, entre eles Júlio Resende e Filipa Sottomayor, encontra diversas linguagens da arte contemporânea, como a fotografia, a escultura e a pintura.

Publicidade
Lehmann + Silva
Lehmann + Silva
©João Morgado

17. Lehmann + Silva

Arte Galerias Bonfim

Fundada em 2017 por Mário Ferreira da Silva e Frederick Lehmann, a galeria situa-se no Bonfim e trabalha a divulgação de artistas portugueses contemporâneos no panorama artístico internacional e a representação e exposição de artistas internacionais em Portugal e no estrangeiro. A Lehmann + Silva colabora com artistas emergentes e consagrados e divide-se em dois pisos: o espaço de exposições e o espaço de projecto, em que curadores nacionais e internacionais são convidados a desenvolver projectos de pesquisa e curadoria.

Mostrar mais

Mais arte no Porto:

'Maman' de Louise Bourgeois
Fotografia de Filipe Braga / Serralves

Exposições a não perder no Porto

Arte

A cena artística e cultural apresenta-se tão vibrante e diversa como sempre a conhecemos, apesar dos cuidados redobrados para se adaptar às circunstâncias actuais. Em tempos particularmente desafiantes, os museus e galerias do Porto apostam numa programação forte e multidisciplinar que promete atrair todo o tipo de públicos. De figuras emblemáticas da arquitectura e fotografia, a nomes relevantes da pintura portuguesa, passando por artistas contemporâneos cuja prática artística tem uma forte componente de investigação, é só escolher. Não há desculpa para não se aculturar – até porque pode entrar em boa parte destas exposições sem gastar um cêntimo.

Recomendado: Os melhores museus no Porto

'Mira' de Daniel Eime
Fotografia de Marco Duarte

Roteiro da arte urbana no Porto

Arte Arte urbana

Houve um tempo em que a arte urbana era perseguida e eliminada impiedosamente, como se de uma praga se tratasse. Mas, se a efemeridade é uma das suas maiores características, a sua presença deve ser impulsionada e protegida – afinal, é ela que torna as cidades mais vivas, coloridas e dinâmicas. No Porto, este tipo de arte vem ganhando terreno nos últimos anos graças a alguma iniciativa municipal, mas sobretudo à resistência e determinação de artistas que trabalham continuamente para embelezar os quatro cantos da cidade. Seja em paredes de edifícios devolutos ou disponibilizadas para o efeito, há obras imperdíveis de nomes consagrados como Mr.Dheo, Hazul, Vhils ou Daniel Eime. Preparámos-lhe um guia da melhor arte urbana do Porto para que desfrute de um passeio diferente. Não se esqueça do telemóvel, pois há muitas paredes fotogénicas à sua espera.

Recomendado: As novas intervenções de arte urbana no Porto

Publicidade
Porto
© Woody Van der Straeten / Unsplash

As melhores coisas para fazer no Porto esta semana

Coisas para fazer

Está a precisar de sair de casa durante umas horas e espairecer? Então preste atenção a esta lista, com as melhores coisas para fazer no Porto esta semana. Quer seja antes ou depois do trabalho, durante a semana ou nos dias de descanso, há concertos, exposições e performances em vários locais da cidade. Escolha a programação ao seu gosto e não se esqueça da máscara. Para aproveitar bem o dia, experimente um destes sítios para comer cozido à portuguesa no Porto. Ou, se a cozinha tradicional portuguesa não for a sua praia, aposte num dos melhores restaurantes do mundo da cidade.

Recomendado: Coisas para fazer com os miúdos no Porto

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade