As melhores livrarias no Porto

Livros para crianças, raridades, publicações especializadas, ou livrarias que só vendem exemplares escritos por mulheres. Estas são as melhores livrarias no Porto
©DR A Confraria Vermelha Livraria de Mulheres só vende livros escritos por mulheres
Publicidade

"Sempre imaginei que o paraíso fosse uma espécie de livraria". A frase é de Jorge Luís Borges, poeta e escritor argentino, autor de obras como A Biblioteca de Babel ou O Jardim de Veredas que se Bifurcam. Como queremos a sua felicidade, fizemos-lhe uma lista com as melhores livrarias no Porto para que se sinta como se estivesse no Éden.

Dia Mundial do Livro: estas são as melhores livrarias no Porto

escadaria da livraria lello
© Edgar Jiménez
Compras, Livrarias

Livraria Lello

icon-location-pin Galerias

Uma das livrarias mais emblemáticas do país (e do mundo) está mesmo no centro do Porto e faz parte do seu património histórico. Nasceu em 1906 no número 144 da Rua das Carmelitas e ali ficou até hoje, com a arquitectura neogótica que a caracteriza, a madeira talhada, as colunas douradas e os tectos ornamentados que formam um cartão-de-visita único. Mas este edifício histórico não é só para admirar, chegam a sair 300 mil livros por ano das altas estantes distribuídas pelos dois pisos. A entrada custa 4€, que pode ser descontada na compra de um livro.

Livraria Poetria
©DR
Compras, Livrarias

Livraria Poetria

icon-location-pin Baixa

A Livraria Poetria nasceu em 2003 com uma paixão muito clara e assumida: livros de poesia e de teatro. Em 14 anos já esteve para fechar as portas várias vezes mas tem-se mantido graças à sua especialização. É adorável e merece muito uma visita sua.

Publicidade
Livraria Moreira da Costa
©Marco Duarte
Compras, Livrarias

Livraria Moreira da Costa

icon-location-pin Galerias

A Moreira da Costa é um dos alfarrabistas mais antigos e valiosos da cidade, com várias primeiras edições de autores portugueses, a obra de trás para a frente de Camilo Castelo Branco, vários livros de Direito, Filosofia e Teologia, e dois mil títulos de literatura francesa dos séculos XVIII e XIV. Ao todo, são 50 mil livros – e é toda uma experiência descer à cave (fechada ao público), uma espécie de forte feito de livros até ao tecto, onde reina o silêncio absoluto. 

Confraria Vermelha Livraria de Mulheres
©DR
Compras, Livrarias

Confraria Vermelha Livraria de Mulheres

icon-location-pin Baixa

Esta é, segundo os proprietários, a primeira livraria do país especializada em livros escritos por mulheres. Virginia Woolf dizia que todas as mulheres deviam "ter dinheiro e um quarto próprio para escrever as suas novelas". Ora, Aida levou isso à letra e abriu um espaço onde todas as mulheres podem escrever, desfrutar de poesia, música e até tertúlias. Mas os homens também são bem-vindos.

Publicidade
Livraria Papa-Livros
©DR
Compras, Livrarias

Livraria Papa-Livros

icon-location-pin Cedofeita

A Papa-Livros é um dois-em-um: primeiro apercebe-se da grande parede cheia de livros infantis e só depois se apercebe que pode também beber um chá e comer um dos melhores bolos de chocolate da cidade (a receita é da avó da proprietária). Tudo enquanto folheia um livro. Há lá coisa melhor?

A livraria Candelabro fica em Cedofeita
©DR
Compras

Livraria Candelabro

icon-location-pin Baixa

Fundada em 1952, a Candelabro é especializada em livros antigos e em segunda mão. E tem de tudo um pouco. Desde livros de agricultura, astronomia, espeleologia, a ciência que estuda as cavernas e as grutas, até livros de teatro e de ourivesaria. A edição setecentista da obra equestre Luz da Liberal e Nobre Arte da Cavalaria leva o troféu da obra mais antiga – é considerada uma das mais raras e custa 10.000€.

Publicidade
Alambique
DR
Bares, Cafés/bares

Alambique

icon-location-pin Santa Catarina

No número 214 da Rua Formosa, no Porto, há um muitos-em-um delicioso: livraria, cafetaria e galeria de arte. Aqui é fácil ler um livro enquanto se devora um brownie de chocolate caseiro. Só tem de esticar o braço e escolher. Ok, provavelmente escolher o livro será a parte mais difícil. Os bolos são caseiros, o chocolate quente é dos bons e há cerveja artesanal para rematar.

O interior da Livraria Académica
©DR
Compras

Livraria Académica

icon-location-pin Baixa

Em 2012 esta livraria na Rua dos Mártires da Liberdade fez um século de vida. Os seus pontos fortes são raridades e primeiras edições de livros, bem como literatura portuguesa e brasileira sobre música ou arte. Vale bem uma visita, por isso, passe por lá.

Publicidade
A Salta Folhinhas é uma livraria infantil
©DR
Compras, Livrarias

Salta Folhinhas

icon-location-pin Campo Alegre

Criada em 2004, no Campo Alegre, esta é uma das poucas livrarias portuenses dedicada exclusivamente ao público infantil. Além de venderem livros, também organizam workshops de desenho, aulas de música e muitas outras actividades.

Livraria Chaminé da Mota
© Marco Duarte
Compras, Livrarias

Livraria Chaminé da Mota

icon-location-pin Flores

A Livraria Chaminé da Mota foi fundada em 1981. Tem quatro pisos cheios de livros, jornais e revistas raras, mais vulgares e de coleccionador. Se gosta de livros, este é um ponto de paragem obrigatório na cidade.

Publicidade
A Flanêur é uma livraria especializada
©DR
Compras, Livrarias

Flâneur

icon-location-pin Pinheiro Manso

Especializada em poesia, arte, romances e filosofia, esta livraria tem, além de cinco mil livros, uma agenda bem recheada. É uma questão de andar atento para apanhar apresentações de livros com os próprios autores presentes, debates e até entregas ao domicílio em bicicleta.

Livraria Ascari
©DR
Compras, Livrarias

Ascari

icon-location-pin Bonfim

Esta é uma livraria especializada em automóveis e motociclos, que vende livros para todos os gostos, desde exemplares dedicados às marcas até às biografias. Se gosta de acelerar, já sabe onde deve estacionar.

Publicidade
O Alfarrabista João Soares fica na Rua das Flores
©DR
Compras

Alfarrabista João Soares

icon-location-pin Flores

Fundada em Dezembro de 1997, na Livraria Alfarrabista João Soares compram-se, vendem-se e trocam-se livros novos e antigos. As suas instalações na Rua das Flores são a morada de mais de 7 mil livros, por isso, se anda à procura de uma publicação específica, o mais provável é encontra-la por lá.

Leia mais sobre livros

Porto
© Marco Duarte
Coisas para fazer

Hoje é Dia Mundial do Livro: saiba quais são os melhores livros sobre o Porto

São páginas e páginas repletas de curiosidades, de expressões que só se usam por cá e de histórias mirabolantes que o vão fazer ver a Invicta com outros olhos. Nesta lista vai encontrar desde lendas, a histórias de imperadores ou de assassinatos. Hoje é Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, por isso, saiba quais são os melhores livros sobre o Porto.

Publicidade
Livraria Moreira da Costa
©Marco Duarte
Compras

S.O.S Lojas Históricas – Alfarrabistas do Porto

O tempo não volta para trás, mas o Porto anda numa corrida contra ele, às vezes sem sucesso. O Alfarrabista João Soares, há 20 anos no número 38 da Rua das Flores, tem até ao final do ano para abandonar as instalações. Há cerca de um mês soube que o prédio estava para venda e recebeu uma notificação dos proprietários para sair em 15 dias. João, dado o grande volume de livros – tem cerca de 7 mil publicações – conseguiu adiar a partida.

Publicidade
Esta página foi migrada de forma automatizada para o nosso novo visual. Informe-nos caso algo aparente estar errado através do endereço feedback@timeout.com