A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Amarante vai ter um novo museu projectado por Siza Vieira

Escrito por
Margarida Ribeiro
Publicidade

O novo museu vai surgir da reconstrução das ruínas do Solar dos Magalhães. O projecto será da responsabilidade do arquitecto Siza Vieira.

O Solar dos Magalhães é um dos monumentos mais importantes de Amarante e foi destruído por um incêndio durante as Invasões Francesas, em 1809, um dos momentos mais marcantes na história do concelho. Agora será transformado na Casa da Memória, um museu municipal dedicado à história, evolução e cultura amarantinas.

Siza Vieira foi o arquitecto escolhido, uma vez que já há 20 anos tinha idealizado a transformação do mesmo edifício do século XVIII para a sede da Fundação Afonso Henriques, projecto que acabou por não avançar.

As principais temáticas do museu, que prevê uma área de exposição de mais de mil metros quadrados, serão as Invasões Francesas, a vida de São Gonçalo em Amarante, os mosteiros da antiga vila e as personalidades da cultura naturais do concelho, como Teixeira de Pascoaes e Amadeo de Souza-Cardoso. Além das ruínas será também recuperada a área envolvente.

Neste momento decorrem trabalhos de pesquisa arqueológica no local, de modo a perceber se existe património enterrado.

Em declarações à Lusa, José Luís Gaspar, presidente da Câmara Municipal de Amarante, disse que o concurso público da empreitada deve ser lançado ainda este ano, para ficar concluída ainda neste mandato.

Segundo o autarca existem outros projectos de reabilitação em curso, como a remodelação do mercado municipal e da Alameda Teixeira de Pascoaes por Souto Moura, e uma intervenção paisagística nas margens do rio Tâmega, com uma extensão de 18 quilómetros, por Sidónio Pardal. 

+ Ruínas ao lado da estação de São Bento vão dar lugar a apartamentos turísticos

+ Antiga Fábrica de Cerâmica e Fundição das Devesas vai ser transformada em museu

Últimas notícias

    Publicidade