A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

As dicas da exuberante Ofelia de Souza valeram ao filme de turismo português o primeiro lugar

O filme promocional, encomendado pelo Turismo do Porto e Norte de Portugal, arrecadou em Valência o título de Melhor Filme de Turismo do Mundo, na categoria Produtos Turísticos.

Escrito por
Mariana Morais Pinheiro
Publicidade

The Majestic Adventures of Ofelia de Souza foi um dos grandes vencedores do World's Tourism Film Awards, evento promovido pelo Comité Internacional de Festivais de Cinema de Turismo que aconteceu, na semana passada, em Valência. O filme promocional português, encomendado pela entidade Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), arrecadou o título de World's Best Tourism Film (Melhor Filme de Turismo do Mundo), na categoria Tourism Products (Produtos Turísticos). Em concurso estavam 34 outros filmes, de vários países, que concorriam também para as categorias Cidades, Regiões, Países, e Serviços Turísticos.

Numa linha que faz lembrar a estética de Wes Anderson, The Majestic Adventures of Ofelia de Souza tem cerca de três minutos de duração e estreou em Outubro de 2021. Tem como protagonista uma epicurista e exuberante organizadora de eventos, de 72 anos, que dá dicas e sugestões do que ver, visitar e comer no Porto e no norte do país.

A Torre dos Clérigos, o Palácio da Bolsa, a ponte D. Luís I, o Pestana Palácio do Freixo, a Casa da Música, a livraria Lello, os jardins de Serralves ou, até, o Santuário do Bom Jesus, em Braga, são alguns dos espaços que aparecem mencionados no filme. Por outro lado, andar de barco no Douro, comer francesinhas sem olhar à dieta, deitar canela no pastel de nata e não beber vinho do Porto como se fosse um shot são alguns dos conselhos que Ofelia de Souza nos deixa.

The Majestic Adventures of Ofelia de Souza
©DRThe Majestic Adventures of Ofelia de Souza

“É o corolário de um trabalho incrível de posicionamento da região, que nos permitiu aumentar a nossa notoriedade e posicionamento. É uma honra vencermos um prémio que nunca tinha sido conquistado por Portugal”, disse, em declarações à Lusa, Luís Pedro Martins, presidente da TPNP, acrescentando que “os prémios conquistados pelo filme Ofélia de Souza comprovam a aposta feita numa comunicação muito disruptiva, criativa, original e de certa forma arriscada, no segmento de Turismo de Negócios, no qual a região tem um potencial muito elevado”.

O filme já conquistou prémios de uma ponta a outra do globo: do Japão a Ourém. Foi também aclamado em cidades como Nova Iorque, Cidade do Cabo, Barcelona, Zagreb e Cannes, assim como na ilha grega de Amorgos.

+ Circo de Natal do Coliseu está de regresso e inspirou-se em Pirandello

Últimas notícias

    Publicidade