A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

As melhores feiras medievais a menos de uma hora do Porto

Escrito por
Bárbara Baltarejo
Publicidade

Com a chegada dos dias quentes, multiplicam-se as feiras medievais. Por todo o lado há recriações históricas, comida com fartura, música tradicional e muita animação. Para que não se desoriente com tanta oferta, aqui tem uma selecção das melhores feiras medievais no norte do país.

Barcelos Cidade Medieval: até 17 de Junho

Barcelos vai vestir-se a rigor até domingo 17. Além da decoração espalhada pelo centro da cidade, há explicações históricas e visitas guiadas à terra condal. Entre as actividades para estes dias destaca-se o acampamento militar no Largo Dr. José Novais, as Justas (torneios medievais) e a recriação do cerco ao Castelo de Faria. Pode também admirar artesãos a trabalhar e provar as iguarias dos mercadores e taberneiros.

Feira Afonsina: 21 a 24 de Junho

Não é difícil perceber onde fica a Feira Afonsina. Inspirada na época de D. Afonso Henriques, Guimarães vive, entre 21 e 24 de Junho, quatro dias de festa medieval. O cenário é o centro histórico da cidade berço, distinguido como Património Cultural da Humanidade pela UNESCO. A recriação dos usos e costumes, o artesanato característico da época e a gastronomia são bons motivos para lá dar um salto. 

Feira Medieval e Viking: 5 a 8 de Julho

Vila Nova de Famalicão recebe uma feira medieval organizada pela Escola Profissional CIOR em parceria com a Câmara Municipal. Este evento distingue-se pelas exposições de artefactos de tortura e morte, e pela recriação de aldeamentos típicos da idade medieval, onde vai encontrar leprosos, elementos do povo, templários e, claro, membros da realeza. Mas há mais. Conte ainda com mercados, jogos medievais e exposições de animais de diferentes portes. 

Recriação Os Piratas: 6 a 8 de Julho

Nesta feira em Matosinhos, boa para entreter os miúdos, os protagonistas são os piratas e os corsários. Há actividades de caça ao tesouro e muitas recriações históricas, como lutas e julgamentos de piratas, e leilões de escravos. Para os adultos, há um bom mercado para encher a despensa, muita música e oportunidades para dançar. Tudo isto junto ao Forte Nossa Senhora das Neves, em Leça da Palmeira.

Viagem Medieval em Terra de Santa Maria: 1 a 12 de Agosto

Esta é a feira medieval mais famosa do norte do país. E a sua fama também já deu proveito, uma vez que a Viagem Medieval em Terra de Santa Maria já ganhou 11 prémios, quatro deles internacionais. A entrada é paga, mas vale cada cêntimo (até 8€). Com a cidade sem trânsito automóvel, toda a gente se veste a rigor para participar nas actividades que acontecem um pouco por todo o lado. Entre elas, destacamos as batalhas em descampados, os jogos infantis de guerreiros, os Banhos de S. Jorge, ideais para curar maleitas, ou a feira franca, onde pode comprar artesanato alusivo à época medieval. 

+ Os melhores arraiais e festas populares no Porto e arredores

+ As melhores praias no Porto e arredores

Últimas notícias

    Publicidade