As melhores praias no Porto e arredores

Para surfar, mergulhar de cabeça ou molhar os pés, estas são as melhores praias no Porto e arredores

© João SaramagoPraia de Quião

Está calor e quer ir dar um mergulho para refrescar? Nós dizemos-lhe onde estão as melhores praias no Porto e arredores. E como gostamos muito de si, dizemos-lhe ainda qual a distância desde o centro da cidade até lá, bem como algumas curiosidades pelo meio. Tudo para que tenha um belo dia passado na praia, estendido de perna ao sol.

As melhores praias no Porto e arredores

Praia do Senhor da Pedra

Praia do Senhor da Pedra

Foi eleita em 2015 uma das praias mais bonitas da Europa pelo European Best Destination, muito por culpa da capela do Senhor da Pedra, o maior ex-líbris da praia (em 1686 foi erguida sobre os rochedos e, segundo reza a lenda, antes de se converter ao Cristianismo era um altar pagão). Fica em Vila Nova de Gaia, do outro lado do Douro, e é uma das melhores desta lista para ir com os miúdos. Os motivos? O parque infantil logo à entrada, o enorme areal propício a jogatanas e o bar com refeições ligeiras e gelados são antídotos para qualquer birra.

Distância: 15 km

Praia de São Pedro da Maceda

Praia de São Pedro da Maceda

Há dias em que só apetece pegar no carro e andar sem pressas. É num desses dias que deve ir à Praia de São Pedro da Maceda, em Ovar, Aveiro. Não é difícil lá chegar, uma vez que há várias placas a sinalizar o caminho, mas o percurso merece toda a calma do mundo, já que se faz por uma avenida que atravessa a mata de pinhal do Perímetro Florestal das Dunas de Ovar. A praia é conhecida pelas ondas, boas para a prática de surf e windsurf, e pela frequência de banhistas nudistas. 

Distância: 35 km

Publicidade
Praia de São Jacinto

Praia de São Jacinto

Localizada em plena Reserva Natural das Dunas de São Jacinto, em Aveiro, isso já antecipa um verdadeiro postal, com o areal a perder de vista e as dunas a marcarem presença. Mas até o caminho do Porto à Praia de São Jacinto, principalmente quando o carro começa a acompanhar a ria de Aveiro, vale muito a pena. Leve um bom livro, uma marmita bem composta e preocupe-se apenas em descansar. E em ter bateria no telemóvel: praia deserta e um passadiço de madeira e dunas – há lá melhor forma de crashar as redes sociais com likes? Também achamos que não.

Distância: 66 km

Praia de Valadares

Para quem gosta de praia, Gaia é um paraíso. E a praia de Valadares é mais um bom motivo para pegar na toalha e nos chinelos e fazer-se ao caminho. Mas se prefere ficar na esplanada a ler um livro ou a ver o mar enquanto os miúdos enchem os baldes com areia, sente-se numa das espreguiçadeiras da Esplanada do Alex e fique de olho neles.

Distância: 10 km

Publicidade
Praia da Memória

Praia da Memória

É a melhor praia desta lista para levar os miúdos e aquela onde há mais probabilidade de os seus filhos fazerem amigos. Mas apenas de manhã. À tarde é uma praia sossegada, sem correrias ou pistolas de água. Tem vigilância, barracas para alugar, um bar mesmo em cima da areia e um lado histórico que também é importante saber: o Obelisco da Praia da Memória ou Obelisco da Memória, o símbolo desta praia, foi construído para lembrar o Desembarque do Mindelo, a 8 de Julho de 1832, quando as tropas liberais desembarcaram a norte. A primeira pedra foi lançada a 1 de Dezembro de 1840, mas o obelisco só ficou concluído 24 anos depois.

Distância: 18 km

Praia de Ofir

Praia de Ofir

Fica, mais ou menos, a uma hora do Porto e é bastante concorrida, apesar do areal ter vindo a diminuir ao longo dos anos. Há bares de praia para beber uns copos entre mergulhos, barracas para alugar e, como em qualquer praia do Norte, algum vento. Nada que um pára-vento não resolva. Se preferir uma zona mais calma, caminhe para a esquerda se estiver de frente para o mar, passe o corredor de rochas – tire umas fotos para o Instagram pelo caminho – e estenda a toalha na zona envolvida pelo pinhal de Ofir.

Distância: 52 km

Publicidade
Praia do Quião

Praia do Quião

Conhecida por ser uma praia com muito iodo – faz bem à saúde e ajuda a conservar o moreno – a Praia do Quião, na Póvoa do Varzim, também tem outras coisas boas. Exemplos? A vigilância apertada, a zona de jogos para os mais pequenos, ligeiramente afastada do areal para dar sossego a quem precisa dele, e o bar/restaurante da Praia do Mestre, mesmo ali ao lado. A esplanada é muito concorrida e as francesinhas também.

Distância: 41 km

Praia da Madalena

Com um extenso areal que convida a momentos de descanso ou passeios à beira-mar, a praia da Madalena é uma das mais procuradas de Gaia. Se andar sempre com sapatilhas na mala do carro, calce-as e percorra o passadiço de madeira. No final sente-se no Daikiri Bar e relaxe enquanto petisca e bebe um cocktail com vista para o mar. Se for dia de sunset party, não a perca. Fica a dica.

Distância: 12 km

Publicidade
Praia de Mindelo

Praia de Mindelo

É o ponto de encontro de muitos portuenses na altura do Verão. Fica em Vila do Conde, a meia hora do Porto e, ao contrário do que é habitual nas praias do Norte, é resguardada de nortadas. Também é boa para os miúdos: o areal tem dois quilómetros e, por isso, é propício para jogos de raquetes, vólei ou futebol. Como está inserida na Reserva Ornitológica do Mindelo é bom que tenha sempre o telemóvel por perto. Se não tiver com o que se entreter, dê um salto à Biblioteca Municipal José Régio, que no Verão migra para a praia de Mindelo, e requisite jornais, revistas e livros. 

Distância: 26 km

Praia do Homem do Leme

Praia do Homem do Leme

Ir à Foz é um programa obrigatório para quem visita o Porto. E estender a toalha na Praia do Homem do Leme, também. Como todas as praias desta zona, está artilhada com bandeira azul e com rochas que já fazem parte do cenário. Para os mais pequenos há um parque infantil em formato de barco, mesmo em frente à praia; e para os maiores, dois bares com tudo o que apetece no Verão: tremoços, finos, mojitos e por aí fora. 

Distância: 7 km

Publicidade
Mostrar mais

Mais coisas para fazer debaixo do sol

As melhores esplanadas no Porto

Quando o sol começa a fazer sentir-se, não há nada melhor do que tomar um copo enquanto se faz uma espécie de fotossíntese. Foi a pensar nessa necessidade vital que reunimos as melhores esplanadas no Porto: as que têm uma vista incrível, as que ficam a caminho de casa e até aquelas que juntam o melhor de dois mundos, a praia e os petiscos.

Ler mais
Por Editores da Time Out Porto

Os melhores parques e jardins no Porto

O Porto está particularmente bem servido neste departamento. Sim, não nos poupamos de elogios à cidade. Do Parque de Serralves ao Jardim das Virtudes, é difícil cansarmo-nos dos espaços verdes espalhados um pouco por todo o lado. Cada um tem a sua história, a sua identidade, e o seu melhor ângulo para a fotografia nas redes sociais. Por isso, é fácil perceber porque é que estes são os melhores parques e jardins no Porto...

Ler mais
Por Editores da Time Out Porto
Publicidade

Os melhores restaurantes para jantar ao ar livre

Com o bom tempo, chega também a vontade inexplicável de jantar al fresco. A maioria dos restaurantes para jantar ao ar livre tem uma vista de cortar a respiração, mas a verdade é que não é preciso ir para a beira-rio para comer bem e aproveitar as noites quentes. Ora atente.

Ler mais
Por Inês Bastos

Comentários

0 comments