Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Porto icon-chevron-right As melhores esplanadas no Porto

Atenção, continuamos a tentar dar-lhe a informação mais actualizada. Mas os tempos são instáveis, por isso confirme sempre antes de sair de casa.

Aduela
A esplanada do Aduela é uma das mais concorridas da movida portuense

As melhores esplanadas no Porto

Assim que a temperatura sobe, as melhores esplanadas do Porto enchem-se de gente acalorada

Por Editores da Time Out Porto
Publicidade

Quando o sol começa a fazer sentir-se, não há nada melhor do que beber um copo enquanto se faz uma espécie de fotossíntese, até porque é importante não esquecer a vitamina D. Foi a pensar nessa necessidade vital que reunimos as melhores esplanadas no Porto: as que têm uma vista incrível, as que ficam a caminho de casa e até aquelas que juntam o melhor de dois mundos, a praia e os petiscos. Entre nesta lista, ligue aos amigos e combine o próximo encontro. O melhor da vida é isto, não diga que não.

Recomendado: Os melhores bares de cerveja no Porto

As melhores esplanadas no Porto

Base Porto
Base Porto
© João Saramago

1. Base

Bares Cafés/bares Clérigos

O Base já é mais conhecido do que o tremoço. Mas, por incrível que pareça, não tem assim tanto tempo de vida quanto isso. Sempre que se prevê um fim de tarde de céu limpo e altamente fotogénico, poucos são os que resistem a sentar-se na esplanada em madeira, cheia de sofás e mesas altas, e a pedir uma bebida enquanto dão dois dedos de conversa.

2. Letraria - Craft Beer Garden

Bares Cervejaria artesanal Santa Catarina

A, B, C, D, E, F. É aqui que termina, por enquanto, o abecedário de cervejas da Letra, a marca de cerveja artesanal minhota que abriu um bar de cerveja no Porto. Mas há muitas outras para provar na Letraria - Craft Beer Garden Porto: no total são 50, de pressão ou em garrafa. E também se servem outras marcas portuguesas, como a Musa e a Sovina, e estrangeiras, como a Mikkeller. Há dois espaços no interior para se sentar a beber uns copos, mas é no enorme jardim das traseiras que todos querem ficar. 

Publicidade

3. Árvore Restaurante

Restaurantes Português Baixa

Quando lhe apetecer almoçar numa esplanada sossegada sem ter de se levantar constantemente para cumprimentar alguém, marque uma mesa no Árvore Restaurante, na cooperativa homónima, nas Virtudes. A esplanada solarenga, onde se ouve música electrónica alternativa, tem uma vista magnífica para o Jardim das Virtudes. 

Terraplana
Terraplana
© Marco Duarte

4. Terraplana

Bares Cafés/bares Bonfim

Rob Ibinson, Mickey McConnell e Marina Potok, dois americanos e um britânico, são amigos de longa data que, um dia, visitaram o Porto e se apaixonaram pela cidade. Até aqui, nada de estranho. A questão é que o trio resolveu ficar por cá e abrir o Terraplana. E eis que, em menos de nada, se tornou paragem obrigatória na zona de Belas Artes. Com certeza graças à esplanada espaçosa nas traseiras, com lugares protegidos do sol, para ler ou estudar, e outros mais expostos para se bronzear. 

Publicidade
Presto Pizza
Presto Pizza
© João Saramago

5. Presto Pizza

Restaurantes Italiano Cedofeita

Um bom apreciador de pizza dificilmente esquece a massa fina, crocante e estaladiça das pizzas artesanais da Presto Pizza. No último restaurante, aberto em Cedofeita, há uma esplanada altamente recomendável para dias de sol e almoços demorados. As mesas grandes para grupos, o jardim para as crianças correrem, e o balcão exterior que facilita o serviço, fazem com que o espaço seja concorrido. 

6. Aduela

Bares Cafés/bares Baixa

Bem no centro da cidade está a esplanada do Aduela. Mesmo ao lado de uma oliveira (que dá o nome à rua). É uma das mais concorridas da Baixa e há razões para isso. O sol dá nas horas mais desejadas, entre as 13.00 e as 18.00, é ideal para um almoço leve e uma tarde em boa companhia. No que aos snacks diz respeito, o Aduela tem tábuas de queijos e até tostas abertas. Pela sua localização, é uma das esplanadas preferidas dos portuenses (e dos turistas) para um copo ao final do dia que, muitas vezes, se prolonga pela noite dentro.

Publicidade
La Copa
La Copa
©João Samarago

7. La Copa

Restaurantes Geladarias Santa Catarina

A La Copa tem mais de duas dezenas de gelados de sabores artesanais e dá sempre prioridade à fruta da época. Mas se já entrou na La Copa, comprou um gelado e foi à sua vida, saiba que está a perder um belo terraço interior, que até tem nome próprio. Chama-se Terrazza La Copa. Está decorado com várias flores, uma oliveira, uma trepadeira, uma fonte de água e bicicletas vintage.

Restaurantes, Reitoria, Steakhouse, Cachaço de Porco Preto
Restaurantes, Reitoria, Steakhouse, Cachaço de Porco Preto
© João Saramago

8. Reitoria

4 /5 estrelas
Restaurantes Steakhouse Baixa

Abrir um restaurante 2 em 1 é arriscado? Sim. A não ser que a aposta seja nos produtos de alta qualidade. É o que acontece no Reitoria, que fica numa ruela perto da Praça dos Leões. No andar de baixo servem-se as melhores focaccias da cidade, num espaço descontraído, com mesas altas e um pequeno espaço exterior com pinta italiana. O andar superior tem uma steakhouse com alguns dos melhores pedaços de carne da cidade, muitos deles cozinhados no forno-grelha Josper.

Publicidade
The Happy Nest
The Happy Nest
© João Saramago

9. The Happy Nest

Restaurantes Cafés Bonfim

Em pleno Bonfim trata-se de um verdadeiro refúgio no meio da cidade. Com duas salas e um amoroso jardim nas traseiras, o The Happy Nest é um spot onde pode estar durante todo o dia. E sem passar fome, porque há bebidas de café, bolos, tostas e bowls.

Quintal Bioshop
Quintal Bioshop
©Claudia Paiva

10. Quintal Bioshop

Compras Mercearias Cedofeita

Produtos de qualidade e amigos do ambiente. É isto que encontra no Quintal Bioshop, uma mercearia biológica na Rua do Rosário. Tem ainda uma zona de cafetaria e uma esplanada ajardinada engraçada, com felinos simpáticos. 

Publicidade
Miss Pavlova
Miss Pavlova
© João Saramago

11. Miss Pavlova

Restaurantes Salas de chá Galerias

Depois de ter passado dois anos a adoçar feiras e mercados, Ana Maio abriu o espaço físico da Miss Pavlova numa das lojas com mais pinta da cidade, a Almada 13. O terraço interior chegou mais tarde, mas valeu bem a espera. Tem mantas para os dias mais frios e, nos dias solarengos, esqueça a dieta, coma uma fatia de pavlova e apanhe uns belos raios de sol.

12. Casinha Boutique Café

Restaurantes Cafés Baixa

Podíamos começar a falar do pequeno jardim nas traseiras, óptimo para os dias quentes de Verão, ou então da carta que está recheada de coisas boas e caseiras. Na Casinha Boutique Café os bolos são feitos no dia e há brunches a toda a hora.

Publicidade
PortoBello Rooftop Restaurant & Bar
PortoBello Rooftop Restaurant & Bar
© João Saramago

13. PortoBello Rooftop Restaurant & Bar

Bares Bares de hotéis Santa Catarina

O Premium Porto Downtown é um hotel de quatro estrelas na Batalha. E o PortoBello Rooftop, que fica no oitavo piso, é o restaurante e bar com uma das melhores vistas sobre a cidade. A panorâmica é altamente instagramável.

O Porto dos Gatos
O Porto dos Gatos
©Marco Duarte

14. O Porto dos Gatos

Restaurantes Vegetariano Bonfim

Se gosta de acariciar gatos e de passar a tarde numa boa esplanada, este é o sítio ideal para si. As refeições, do pequeno-almoço ao jantar, são confeccionadas unicamente com ingredientes de origem vegetal. 

Publicidade
nova decoração 2017
nova decoração 2017
© João Saramago

15. Casa Aberta, Open Bar Food House

Restaurantes Português Foz

A versão 2.0 da Casa Aberta, agora Casa Aberta, Open Bar Food House junta a Diogo Baldaque, dono, a sócia Luísa Gouveia, também chef de cozinha. Há petiscos, tábuas, carnes na brasa e uma esplanada nas traseiras cheia de pinta.

Booking.com

16. Selina Porto

Hotéis Albergues Cedofeita

Quem passa pela entrada deste hostel não se imagina o que há além do corredor de pedra. Nós desvendamos: vai encontrar um grande jardim, com uma food truck instalada, perfeito para os dias quentes.

Publicidade

17. Espaço Porto Cruz

Bares Bares de hotéis Vila Nova de Gaia

Além da vista invejável sobre a cidade, esta esplanada conta ainda com uma carta de petiscos (servida entre as 15.00 e as 19.00) com assinatura do chef Miguel Castro e Silva, responsável pelo restaurante DeCastro Gaia, também no mesmo edifício. No bar não faltam opções de cocktails, todos criados pela mão de Paulo Ramos, da Cocktail Academy.

Spirito Cupcakes & Coffee
Spirito Cupcakes & Coffee
© João Saramago

18. Spirito Cupcakes & Coffee

Restaurantes Geladarias Galerias

Os mais gulosos já devem conhecer a Spirito de outras andanças. A marca nasceu em Braga e, só depois de ter deixado o Porto a babar-se por gelados artesanais, é que veio para cá. Além dos vários sabores de gelado (que incluem sempre vários tipos de chocolate e frutas), há ainda cupcakes para valentes, dos vistosos e calóricos, perfeitos para devorar na esplanada enquanto admira a agitação da cidade.

Publicidade
Bird of Passage
Bird of Passage
© João Saramago

19. Bird of Passage

Restaurantes Cafés Baixa

Café de especialidade de várias origens, bolos caseiros e saladas e tostas para o almoço são algumas das sugestões deste espaço perto da Batalha. Aproveite os dias bons para se refastelar na esplanada das traseiras.    

Apuro - Vegan Bar
Apuro - Vegan Bar
© João Saramago

20. Apuro - Vegan Bar

Restaurantes Porto

A esplanada é grande, confortável e aceita animais de estimação (como, aliás, todo o espaço que se intitula pet-friendly). Trata-se do primeiro bar vegan da cidade e serve hambúrgueres, cachorros, wraps e outros petiscos, muitas vezes acompanhados de música ao vivo.

Publicidade
Vagas Bar
Vagas Bar
© João Saramago

21. Vagas Bar

Bares Cafés/bares Porto

Depois de ter sido destruído pelo mar, o Vagas Bar reergueu-se com uma nova estrutura, mas com a mesma vista sobre o mar da Praia de Matosinhos. Com chill out house a tocar nas colunas e o mar como vizinho, sempre que o tempo deixar, esta esplanada é um bom poiso, antes ou depois de um mergulho.

Praia de Gondarém
Praia de Gondarém
© João Saramago

22. Praia de Gondarém

Bares Cafés/bares Foz

Escolher entre estar na praia ou estar na esplanada já não é um problema. Assim como atirar-se a um belo prato de sushi num bar à beira-mar. O bar da Praia de Gondarém serve-lhe sushi, e ponchas de morango ou de tangerina para empurrar. 

Publicidade
L'Kodac
L'Kodac
© João Saramago

23. L'Kodac

Bares Cafés/bares Leça da Palmeira

O L'kodac, na Praia do Aterro, em Leça da Palmeira, é um dos melhores spots da cidade para ver o mar e descansar um pouco, depois de uma jornada de trabalho. Dê uma caminhada e sente-se, depois, no bar/restaurante mesmo em cima da areia. Não faltam cocktails, nem finos, que podem acompanhar uns peixinhos da horta ou umas chips de batata doce.

Praia da Luz - Sandes de Rosbife
Praia da Luz - Sandes de Rosbife
©João Saramago

24. Praia da Luz

Bares Cafés/bares Porto

Se enquanto faz a fotossíntese lhe der a fome, peça uma das sanduíches que existem na carta. Ideal para beber um copo ao final da tarde, aproveite os vários sofás à disposição, sempre com vista privilegiada para o mar.

Publicidade
Chez Maurice
Chez Maurice
DR

25. Chez Maurice

Bares Vila Nova de Gaia

Estar no Chez Maurice é o mesmo que ter um pé na praia. Literalmente. O estrado da esplanada termina mesmo por cima da areia e a vista, essa, termina onde o mar quiser. O pôr-do-sol pode ser a sua melhor companhia, já que se vê de frente, tal e qual como se quer. Seja numa mesa ou numa espreguiçadeira, os ingredientes para um fim de tarde perfeito estão reunidos.

Ar d'Mar
Ar d'Mar
©DR

26. Ar d'Mar

Bares Vila Nova de Gaia

O Ar d'Mar fica em Vila Nova de Gaia e não se podia exigir melhor localização. A esplanada deste bar, que além de servir bebidas também serve refeições, fica mesmo no areal da praia. 

Publicidade
The Bird
The Bird
Fotografia: João Saramago

27. The Bird

Restaurantes Salas de chá Foz

Há sítios com muita pinta no Porto e nem todos são na Baixa. Veja-se o The Bird, uma casa de chá na Foz. Há gaiolas penduradas no tecto, mesas redondas com toalhas de vários padrões, e uma esplanada apetitosa o suficiente para não querer sair de lá. Há menus de almoço, um bolo de chocolate que é o ex-líbris da casa, chás para todos os gostos, e um brunch que pode ser devorado a qualquer hora.

Armazém
Armazém
© João Saramago

28. Armazém

Coisas para fazer Centros culturais Miragaia

O sítio é mesmo um armazém, mas o conceito vai mais além. O antigo espaço da empresa de vinhos Real Companhia Velha transformou-se em 1500 metros quadrados multiculturais e polivalentes. Há exposições, lojas, workshops e um bar. Sem esquecer a esplanada, claro, que está logo à entrada. Estique as pernas na companhia de um cocktail e de umas tapas.

Publicidade
Restaurante, Casa D'Oro, Cozinha Italiana
Restaurante, Casa D'Oro, Cozinha Italiana
© João Saramago

29. Casa D'Oro

Restaurantes Italiano Porto

Juntar na mesma equação uma das mais bonitas vistas da cidade com algumas das melhores pizzas da zona só podia resultar em sucesso. É o que acontece na Casa D’Oro, na Marginal, onde Maria Paola Porru, italiana de gema, abriu um restaurante e uma pizzaria. Tudo com uma vista incrível e envidraçada para o rio Douro, ideal para fins de tarde românticos.

Bar Ponte Pênsil
Bar Ponte Pênsil
© João Saramago

30. Bar da Ponte Pênsil

Bares Cafés/bares Baixa

Quando o pôr-do-sol pinta a paisagem com outros tons, a esplanada parece pequena para os que a procuram. Muitos brindam com o Freskito, o cocktail da casa. Leva rum, lima, limão, Coca Cola e gelo. Se quiser ficar pela noite dentro, praticamente em cima do rio, não se preocupe com o frio. Aqui há mantas para as noites menos quentes.

Publicidade
Bares, Esplanada, Guindalense
Bares, Esplanada, Guindalense
© Cláudia Paiva

31. Guindalense

Bares Baixa

É aquele postal do Porto que nunca vai passar de prazo. Bem encaixada no coração da Sé, entre a Ponte D. Luís, as escadas dos Guindais e a Muralha Fernandina, a mítica esplanada do Guindalense Futebol Clube (sítio de peregrinação para muitos portuenses no São João) é o sítio ideal para começar a planear os fins-de-semana, de perna estendida a olhar a cidade e a meter inveja no Instagram. 

Adega Rio Douro
Adega Rio Douro
© João Saramago

32. Adega Rio Douro

Restaurantes Português Porto

Fica muito perto da marginal e da esplanada consegue ver-se o rio. No entanto, nem todos a conhecem como Adega Rio Douro. Para muitos é a Tasca da Piedade. Porquê? Porque é a dona Piedade Rodrigues quem segura as rédeas da casa há 40 anos. As tardes de fado são um dos chamarizes da casa, bem como os panados, rissóis e outros petiscos. 

Publicidade
Miradouro Ignez
Miradouro Ignez
© Marco Duarte

33. Miradouro Ignez

Bares Porto

O Miradouro Ignez entrou rapidamente na rotina de muitos portuenses. A vista, do rio ao casario, é a grande culpada, como se pode perceber pelas fotografias. A esplanada aberta para a cidade, e boa para a fotossíntese, convida a domingos mais contemplativos, seja para curar ressacas ou aproveitar as últimas horas antes da semana de trabalho.

34. Fuga Restaurante & Bar

Restaurantes Português Foz

Este restaurante instalou-se no Passeio Alegre no último Verão e serve comida portuguesa, feita com produtos portugueses e em em louça portuguesa. A vista para o rio, com os barcos de pesca em segundo plano, é uma das mais-valias.

Para continuar a recarregar as baterias

Terrace Lounge 360º
© Marco Duarte

Os melhores rooftop bars no Porto

Bares

Há poucas coisas melhores do que beber um copo ao fim do dia... Se puder juntar a companhia de um amigo, dois dedos de conversa, uma boa bebida e ainda ter algumas das melhores vistas da cidade, ainda melhor. É para isso mesmo que os melhores rooftop bars no Porto existem e nós dizemos-lhe quais são.

BB Gourmet 1858
© João Saramago

Os melhores restaurantes para jantar ao ar livre

Restaurantes

Com o bom tempo, chega também a vontade inexplicável de jantar al fresco. A maioria dos restaurantes para jantar ao ar livre tem uma vista de cortar a respiração, mas a verdade é que não é preciso ir para a beira-rio para comer bem e aproveitar as noites quentes. Ora atente.

Publicidade
BOP
© João Saramago

Os melhores cafés no Porto

Bares Cafés/bares

Beber um café é um hábito antigo que hoje em dia pode ser feito com muito mais estilo nos novos espaços da cidade. Falamos de coffee houses e de cafés onde sabe bem comer ou ouvir discos. Mas não só. O simples acto de beber um café ficou ainda mais arrojado com o aparecimento dos lattes e dos cafés artesanais. 

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade